segunda-feira, 7 de março de 2011

O Melhor Rock Progressivo Português

Clique no vídeo abaixo e leia por favor, ao som da música.



O meu marido mostrou-me um artigo muito interessante e que me deixou completamente desarmada. Pensei que estivesse a exagerar, ou pior: a gozar comigo!

O artigo trata de um artista português, que em 1978, lança um disco chamado 10000 Anos Depois Entre Vénus e Marte, e com isto, foi um marco no Rock Progressivo Mundial, sendo considerado por uma revista americana (Billboard), como um dos 100 melhores álbuns de rock progressivo de sempre. Diz-se até que este álbum, influenciou o The Wall, dos Pink Floyd. Também a Rolling Stone, o considerou um dos melhores trabalhos de sempre do rock progressivo.
Esta obra teve pouquíssimo reconhecimento em Portugal, e o artista foi desencorajado pela sua editora, por considerar o trabalho pouco comercial. Isto levou ao fim precoce deste estilo, pelo artista e em Portugal.



Agora, se eu adicionar o nome José Cid, que sentido vai fazer neste contexto? Nenhum! Eu, que não gostava nada de José Cid, que só o associava à música do macaco e da banana... O meu marido concorda que isto está muito ao estilo de Peter Gabriel dos Génesis da época, e que muita da sonoridade é mesmo parecida com a dos Pink Floyd.
Ouvi o LP completo pela internet. As faixas são muito variadas, e ao estilo sci-fi. Se o quiser ouvir no vinil original, terá que procurar um bocado, e desembolsar mais de 500€ pelo disco.

O álbum trata da viagem de regresso á Terra de um casal, depois da destruição do Planeta. Ao som de sintentizadores, ouve-se a defesa de causas em favor do ambiente e contra a guerra.

Desencorajámos (eu ainda não tinha nascido) um artista muito á frente no seu tempo, que se viu obrigado a escrever cantiguinhas que o povo gostava, em vez de seguir a sua veia artística.
Fiquei fascinada com este álbum e ainda não me cansei de o ouvir.


2 comentários

  1. Já tinha lido sobre isto. Na altura até se tentou gravar um albúm direccionado para o mercado internacional ou algo do género (já não me lembro bem). Mas por cá, o país não estava preparado...

    Beijos

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig