quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ecobolas. Já experimentou este tipo de produtos?

Estou a falar daquelas ecobolas para a máquina de lavar roupa.
Prometem eliminar a sujidade e odores da roupa sem recorrer a detergente algum (nem amaciador) e têm uma duração de 1000 utilizações...


Não sei porquê, eu que sou uma optimista e pró ecologia, fico completamente céptica com este tipo de produtos.

Pelo preço de 19€(!), podem adquirir-se na Groupon, duas ecobolas para a máquina da roupa e mais um ecobag para a máquina de lavar loiça. O ecobag consiste numa bolsa de nylon com três esferas de cerâmica no interior.

Estes produtos dizem alterar as propriedades iónicas da água gerando iões negativos e radiação infravermelha (!) para retirar sujidade e gorduras.
Toda esta promessa de limpeza e desinfecção sem produtos químicos e sem gastar mais dinheiro em detergentes.

Já experimentou algum destes produtos? Funcionam da maneira que prometem ou afinal não?

Gosto de ser amiga do ambiente, mas será que estes produtos deixam mesmo a roupa e/ou a loiça (bem) lavada? Hum...


25 comentários

  1. Olá Carla,
    Eu já ouvi falar da ecobola mas só para a máquina da roupa. Fou num dia que fui ao shopping e estive a falar com a vendedora e ela disse-me que durava cerca de 3 a 4 anos e que só teriamos de usar amaciador porque a maioria das pessoas gosta de sentir o cheirinho na roupa e a ecobola não deixa odor nenhum. Confesso que não me convenceu e fiquei de pesquisar na net para ver o que as pessoas diziam sobre isso mas confesso que até agora não o fiz.
    Vou aguardar os comentários ao teu post mas vai ser dificil convencer-me. Estou como S.Tomé ver para crer.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
  2. Nunca usei e tenho essas mesmas dúvidas!

    ResponderEliminar
  3. Já pesquisei e falei com quem usou/usa :)
    "Dizseque" lava a nossa roupa, ou seja, que temos de lavar mas não tem nodoas!Não deixa cheiro nenhum na roupa e a roupa das criaanças esquece, é como se não tivesses lavado!

    Bj

    ResponderEliminar
  4. Pois, tb já ouvi dizer que se a roupa estiver suja suja continua, que serve mesmo só para aquelas situações em que é mais para passar por água.
    Mas para quem estiver interessado, tb já as vi á venda na Worten.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Há um estudo da Deco sobre este assunto. O título é "Ecoballs e Ecogenie Ball: lavagem pouco eficaz."

    Vejam neste link:

    http://www.deco.proteste.pt/roupa/ecoballs-e-ecogenie-ball-lavagem-pouco-eficaz-s593331.htm

    Diz que é o mesmo que lavar sem nada... principalmente nas roupas com nódoas.

    Eu nunca experimentei, mas depois de ler essa notícia nunca mais pensei em comprar.

    ResponderEliminar
  6. Olá Carla,

    Essas bolas são as chamadas "cantigas ao dinheiro", conheces essa expressão?
    É exactamente a mesma coisa que lavar a roupa na máquina sem colocar nada lá dentro... Resultado: roupa a cheirar a cão molhado e com nódoas!

    Beijos,

    Pipinha

    ps- Gosto imenso do teu blog! :)

    ResponderEliminar
  7. Olá, descobri o seu blog há pouco tempo e adoro!Recentemente ofereceram-me uma dessas bolas, disseram-me que bastava juntar uma tampinha de amaciador..não gostei do resultado porque a roupa ficava com um cheiro esquisito, além de que ao fim de 3 lavagens a bola abriu-se dentro do tambor da máquina e espalhou-se tudo e o trabalho que deu a tirar tudo??....bjs
    Sandra

    ResponderEliminar
  8. Olá! Não venho aqui dizer nada de útil, posi basicamente o que eu sei sobre estas bolas é o que já foi dito. Se queres, de facto, uma alternativa ecológica, opta pelas nozes saponárias, que essas, sim, fazem diferença na lavagem (Em comparação com a lavagem só com água). Quanto A`s bolas acrescento que, em teoria, as bolinhas de cerâmica até modificariam a estrutura das moléculas e bla bla bla, mas seriam precisas imensas dessas bolinhas e as que uma Eco-bola têm não são nem de perto nem de longe suficientes para provocar uma reacção na nossa roupa. Agora, há uma lição a tirar... é que muitas vezes lavamosa nossa roupa com demasiado detergente : na verdade, se calhar, na maior parte das lavagens, basta pôr apenas metade do detergente que estamos habituados a por :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Carla

    Também não acrescento nada de útil ao que já foi dito. Já tinha pesquizado sobre o assunto e dei com esse link da proteste, alternativa posta de lado.
    E roupa lavada que não cheira a limpo, bllarrg. Adoro o cheirinho a roupa lavada e até perfuma a casa.
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  10. Ah,
    Devem estar em promoção, porque já quase toda a gente sabe da fraude, e eles devem estar a tentar escoar o imenso stock...
    Espalhem a notícia pelas V/ amigas, porque é muito triste para aqueles pessoas que as compram...

    Ecotretas

    ResponderEliminar
  11. Já vi um post sobre essas bolas no blog da Catarina "Aprender e organizar" e pelo que percebi, essas bolinhas não lavam nada.
    Mas se fores lá ver, ficas mais esclarecida.
    :)

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigada por darem a vossa opinião.

    Eu também achava que não podia ficar bem, nem a roupa nem a loiça(!), e apesar de nunca ter experimentado acredito no que a Pipinha disse: a roupa deve ficar a cheirar a cão molhado e as nódoas ficam lá todas.

    Também já tinha ouvido falar nas nozes de saponária pelo blog da Rita (The Busy Woman and the Stripy Cat)e percebi que funcionam de forma totalmente diferente (embora eu não deixe de continuar céptica sobre o facto de poderem substituir na íntegra o detergente). Mas e o cheirinho minha gente? Lavar a roupa e sentir aquele aroma a lavado que persiste até que a tiro do armário para vestir...

    Até ao momento em que escrevo isto, 282 pessoas acreditaram nesta «banha da cobra» e compraram pelo site que mostrei...

    ResponderEliminar
  13. Esqueci-me de agradecer ao leitor «Ecotretas» que disponibilizou vários links. A partir deles, descobri que as ecobolas têm até uma página da Wikipedia que mostra claramente que este produto tem-se revelado um esquema de ganhar dinheiro e que persiste há uns 13 anos.

    Também guardei o blog "Ecotretas" na minha página dos favoritos, por conter informações que alertam o consumidor e desmistificam certos mitos ecológicos que damos como garantidos.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  14. Olá Carla!

    Ja tinha saudades de te visitar.:)

    Nao conheço e desconfio porque so acredito com ver mas pelo que li nos comentarios nao resulta, pelo menos com a roupa suja. Por isso vou continuar a usar detergente ate aparecer algo mais eficaz e amigo do ambiente.

    *Desculpa a falta de pontuaçao mas nao consigo colocar, problemas no Pc.

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  15. eu comprei no amazon para pessoas com alergias e aconcelhavel, mas tambem so gosto de as usar tipo na roupa da cama ou na roupa não muito suja, com a tampinha de amaciador. se for roupa do trabalho é que nem pensar pois a roupa so sai molhada.

    ResponderEliminar
  16. Mais una vez aprendi imenso através deste blog e por isso deixei um presente para a Carla lá na meu cantinho!

    ResponderEliminar
  17. Descobri hoje este blog e pelo que vi até agora gostei muito.
    Uma vez que tenho estas bolas resolvi deixar o meu testemunho. Para roupa suja a sério não resulta(mas a bem da verdade não conheço num detergente que resulte). Como sou muito esquisita com cheiros(a roupa lavada com estas bolas não tem cheiro), não me importo nada de usá-las na roupa da cama e na roupa pouco suja. Apesar de não ser a poupança que eu esperava, sempre poupo alguma coisa, uma vez que tenho 3 camas em casa a mudar a roupa.
    Rosa

    ResponderEliminar
  18. Parece que os publicitários das ecobolas andam por aqui. Mas para todos aqueles que defendem as ecobolas, digam lá uma coisa:

    Se em vez de colocarem a ecobola na máquina de lavar, lavarem à mesma sem nada? Não fica também um bocadinho lavado?

    Ecotretas

    ResponderEliminar
  19. olá eu sou assidua do teu blog mas não costumo comentar, mas gostava de deixar a minha opinião neste caso, em tempos adquiri as duas para a roupa e loiça na worten por 14.99 mais ou menos, eu estava indecisa mas o meu marido achou que ia ser um bom investimento, ainda começei a lavar sem detergente mas nem cheirava a nada nem limpava grande coisa, não gostei nada da experiencia, só se há outras que dem resultado eu não gostei
    jinhos xana

    ResponderEliminar
  20. Olá

    Eu tenho uma, já comprei há imenso tempo e garanto não foi nada, mesmo nada barata!
    Usei-a algumas vezes e é como dizem aqui a roupa não cheira a nada, mas isso até é o que menos me preocupa, cheguei à conclusão que a roupa se estiver mesmo suja sai suja na mesma, a única coisa boa que resultou da experiência foi perceber que na maioria das vezes usamos demasiado detergente e que essa quantidade pode ser reduzida produzindo os mesmos resultados.
    A minha já foi posta de lado há muito tempo, outra coisa: a minha máquina era nova e fiquei com o tambor da todo amolgado, a bola é de plástico duro e bate com força durante a centrifugação provocando danos na máquina.

    Se fosse hoje não compraria.

    ResponderEliminar
  21. Eu comprei uma, no site www.ecobola.pt, e dou-me bastante bem com ela - poupo em detergente e sinto-me ecologicamente correta. Também me dá a sensação que a roupa fica mais fácil de passar. Também adquiri outra que ninguém aqui ainda falou - a bola anti-calcário. Desde então nunca mais usei Calgon ou similares. Acho que fiz uma boa compra.

    ResponderEliminar
  22. Copiar o colar a informação de outro site sem credibilidade nenhuma é muita falta de criatividade.

    Seja um pouco mais ativa e faça um vídeo com um teste, ganhar dinheiro com marketing negativo é ridículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, ganhar dinheiro... Com a Groupon, ou outra entidade?
      Este post foi um pedido de opinião dos leitores que me lêem, e mostra bem o meu ceticismo em relação a este tipo de produtos. Sim, referi algumas alegações das marcas que comercializam estes produtos. Ao fim e ao cabo estou a pedir a minha opinião com base naquilo que é publicitado. Nada mais do que isso. Ridículo é assumir o contrário (aposto que as marcas não gostam que duvidemos das virtudes dos seus produtos).

      Quando recebo produtos para experimentar (nunca dinheiro), faço um teste ao produto com imagens ou vídeo (como já fiz com um produto Vileda) e acrescento a etiqueta «produtos», «marcas» e ou «patrocínio».
      Aqui ninguém faz marketing subliminar, fique descansada/o.

      Eliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig