quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Etiquetas Escolares

São obrigatórias em todo o tipo de material escolar.
Cá em casa, não as compro porque acho muito caras. Os miúdos gostam dos bonequinhos e tal, mas eu também posso fazer etiquetas com os bonequinhos que eles gostam.



Uso o Microsoft Publisher e depois o Google para escolher a imagem que os miúdos preferem para a etiqueta.

Personalizando-as com um grafismo, os meus filhos (e também os colegas) sabem de imediato que são as suas coisas.

Imprimo-as em vários tamanhos. Etiquetas maiores para as capas, cadernos, livros; e outras mais pequenas para o resto do material escolar.
E não me fico pelas caixas dos lápis e/ou canetas, Coloco uma etiqueta em cada lápis de cor, cada caneta de feltro, cada item do estojo. E desde que faço isso reparo que não têm havido falhas de material. Assim, no meio de tanto material escolar igual, se houver um lápis no chão da sala de aula, os meus filhos sabem se é o seu ou não.

Sei que é preciso um pouco de paciência para etiquetar cada item, mas cada um desses itens custou dinheiro, e isto resolve a maior parte das perdas e trocas com material alheio.





16 comentários

  1. Trabalho bem feito, sim senhora!
    Tudo de bom,

    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia! Poupas e tens algo de que gostas realmente.
    :)

    ResponderEliminar
  3. o meu filho vai entrar este ano para a primária e vou precisar, achei uma boa ideia e nada como seguir os bons conselhos de quem mais experiente.Pode explicar como faz? não sei usar o Publisher e compra folha completa autocolante?como corta?
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Gostei da ideia. Estava a pensar fazer só o nome mas com a imagem é melhor até porque a minha filhota vai para a 1ª classe e os meninos ainda não sabem ler, ela identifica bem o nome dela mas os colegas não. Imprimis-te em papel autocolante ou em normal e depois puses-te papel autocolante transparente? Eu vou fazer em autocolante pois tenho muito lá que me deram.
    Continua a dar boas ideias.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
  5. Um capricho totalll!
    Parabéns!!
    Super beijo!

    ResponderEliminar
  6. Isto são coisas que vamos aprendendo como mães ;)

    Ana, eu falei no Publisher porque é o que eu tenho e vi que dava para fazer etiquetas, mas até deve haver outros mais simples. Tive que perder uma tarde porque aquilo não é lá muito intuitivo... Penso que o Excel também dá para o efeito. Olhe, eu use papel normal, corto com uma cisalha que tenho e depois uso fita adesiva para as canetas. Para as etiquetas maiores dos cadernos uso papel autocolante daquele transparente com que se forram os livros e corto um rectângulo maior do que a etiqueta.

    Betty, exacto! Os meus filhos também só andam no 1º e 2º anos, assim tanto eles como os colegas associam os bonequinhos aos donos, não precisam de ler :)
    Imprimir em papel autocolante é uma maravilha, não dá trabalho nenhum a colocar. Eu usei papel comum e apliquei fita adesiva. É mais rudimentar, mas ficou mais barato e a etiqueta dos lápis e canetas não se suja.
    Nos objectos mais difíceis, como a tesoura, colei apenas o símbolo com cola Pattex transparente.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Isto é uma maravilhosa ideia, agora com os três na escola também vou adoptar esta ideia... passando também pela lancheira, garrafinha e mochila...
    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Boa ideia!! Pode ser moroso, mas compensará quando os pequenotes chegarem ao fim do ano sem terem perdido material escolar!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Olá Carla!

    Tu pensas em tudo.:) Tiveste uma excelente ideia que além de económica ficou ao gosto pessoal dos teus filhos. Parabéns pela criatividade.

    Também fiz isso quando o meu filho andava no ensino básico, não em tudo mas principalmente nos livros; cadernos; estojos; mochila e batas. Mas felizmente ele nunca perdeu nada nem ninguém lhe tirava nada porque era muito responsável. E ai de quem lhe tirava alguma coisa sem autorização...:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  10. Olá. Antes de mais parabéns pelo blog. Eu também faço as etiquetas das minhas filhas. Criei um ficheiro em Excel já com o nome delas e todos os anos é só alterar o boneco que é escolhido por elas. Imprimo em papel autocolante e antes de cortar costumo plastificar com aquele papel autocolante dos livros. Depois é só cortar e ficam prontas para identificar os livros, o material escolar ou qualquer outra coisa que seja necessário (a garrafa da água, a caixa do lanche, etc). Estas boas ideias são sempre de partilhar.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pelos vossos comentários!

    É sempre bom trocar ideias para melhorarmos as nossas :)

    Eu tenho que identificar mesmo tudo porque via a minha filha chegar a casa com menos lápis e canetas. E ela, que é tão responsável... Com o meu filho tenho de ter cuidados redobrados, é tão distraído... assim ao menos toda a gente sabe que determinado objecto é dele, mesmo que esteja na outra ponta da sala!

    Ah! Também nunca me esqueço de identificar a garrafinha de água. É sempre bom não esquecermos essas coisas ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adorei essa matéria. Minha filha ficou apaixonada.
    Que tipo de folha uso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu usei papel de fotocópia, daquele vulgar. Para aplicar nos objectos, pode-se usar fita adesiva ou daquele plástico transparente auto-adesivo que se usa para forrar os livros.

      Eliminar
  13. adorei a ideia, beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Se vc quiser uma etiqueta a prova dágua ou termocolante mais durável visite-nos em: http://www.etiquetascolougrudou.com.br
    Obrigado!

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig