terça-feira, 15 de novembro de 2011

Remendar Rasgões em Jeans

Bom, não será bem remendar, no sentido de cobrir ou tapar os rasgões...

Acho piada (e moderno), ver um rasgo nos jeans dos miúdos. Mas não acho piada quando o rasgo se abre por ali afora ou que deixe entrar frio agora no Inverno.

Em vez de cobrir com um remendo (não gosto nada de ver, e os miúdos mais crescidos como o meu filho, também não querem remendos esquisitos ou com bonecos), optei por assumir o defeito, colocando um remendo do lado de dentro.

Usei uns jeans velhos, tesoura e cola para tecidos. Cortei 4 quadrados (para 2 jeans) e apliquei cola em toda a superfície do tecido que ia servir de remendo. (A cola foi concebida para resistir ás lavagens e ao ferro de engomar.)
Apliquei um remendo também na perneira que não tinha problemas, para reforçar o tecido e prevenir futuros danos.





Estiquei bem o rasgão na sua forma original e colei o remendo, certificando-me que toda a superfície estava bem unida. Coloquei um pedaço de papel por dentro (para evitar que trespassasse à parte de trás), e um livro a servir de peso em cada uma das perneiras. Aguardei 24 horas.



Resultado: um rasgão disfarçado, mas reforçado, que não vai alargar mais nem vai deixar o miúdo embaraçado com uns remendos com bonequinhos nos joelhos...



Dica: Outra ideia engraçada (que resultará melhor em áreas mais danificadas), é aplicar tecidos contrastantes em vez de denim.

Nota editada: A bisnaga de cola retratada não resiste às lavagens. Posteriormente refiz o trabalho com a cola vendida na Leroy Merlin (secção de tecidos), que é impecável para estes trabalhos pois resiste a lavagens a 40º. Pode ver essa cola no projecto da saia para a árvore de Natal.


26 comentários

  1. Agradeço tanto este post! Este Outono o meu filho de 6 anos já rasgou 4 pares de calças. Também não gosto muito das joelheiras, mas que remedio..., vou tentar este método!
    Célia

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    Ficou nice!
    O teu pequenote ficou com umas calças todas fashion's! Está na moda!! ;)
    A ideia dos tecidos diferentes para criar um constaste, é muito boa!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Ideia muito boa, nem me passaria pela cabeça fazer tal coisa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Célia, olha que bom! Eu inventei isto e olha que resulta mesmo: as calças vão a lavar a 40º como de costume e continuam perfeitas ;)

    sanozuk3, eu tinha de arranjar uma forma qualquer de solucionar aquilo... calças quase novas e já rotas! Eu adorei o efeito.

    Gaspas, olha, esta cola se não me engano, foi no Lidl. Mas também já vi em armazéns de chineses. A cola é branca mas depois fica invisível, tal como a da madeira.
    Já tinha feito outro trabalho com ela:http://www.arteemanha.net/2011/04/reutilizar-copos-para-decoracao.html
    (foi para colar as fitas de cetim aos tecidos)

    Su, olha, e eu tive esta ideia de repente! Estava-me a custar tanto ver as calças daquela maneira... e os remendos na retrosaria também custam dinheiro! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Existe na Leroy Merlin uma cola especial para tecidos, acho que até dá para fazer bainhas sem cozer á maquina! Deve ser adequada para este fim!
    Célia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,poderia informar qual o nome da cola?

      Eliminar
    2. Clique por favor no link do último parágrafo.

      Eliminar
  6. Olá Carla
    Adorei a ideia. O Diogo entrou para o primeiro ano, no ano passado, e desde então, rasgou todas, mas mesmo todas as calças que tinha nos joelhos (algumas em ambas as pernas), estou a falar de calças com um ano, meio ano, dois meses e as novas, mais 4 fatos de treino que lhe comprei no início do ano lectivo, e mais dois pares que comprei no Natal passado. Para juntar à festa, os dois corsários, este verão. Ando mesmo a desesperar, pois isto nunca tinha contecido antes e tal como tu, não gosto de remendos, e as calças e corsários, estão impecáveis, nem têm sequer uma nódoa e é tudo da Mayoral, portanto, não é de deitar fora. Obrigada pela partilha, pois veio mesmo a calhar :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Célia, é verdade, nem me lembrava da Leroy Merlin, têm sim! Esta também é indicada para as bainhas, até foi para isso que a comprei :)

    Ana, pois o teu filho é muito parecido com o meu :) Até corsários ele estragou. E o denim vai ficando tão gasto e tão fino... Eu adorei esta solução porque do lado de fora não ficam vestígios da solução utilizada.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Olá Carla;

    Já fiz algo parecido com umas calças minhas que rasgaram entre-pernas, gosto tanto delas e por usar tanto (são daquelas bem justinhas) rasgaram e acredita que estava no trabalho. Mas felizmente ninguém reparou:)
    Tinha pago tanto dinheiro para a costureira fazer o mesmo serviço numas calças do meu marido que tentei fazer. Fiz tudo como tu só que depois do remendo estar seco cosi na máquina com uma linha parecida com o tecido das calças, cosi várias vezes na vertical até acabar o remendo e ficaram tão bem que até eu fiquei surpreendida. A parte cosida mal se nota. A cola que usei foi da UHU para tecido que se calhar também cola como a tua mas como a costureira também reforçou com a máquina de costura eu fiz igual:) Já poupei dinheiro!
    Quando tiver um rasgão mais abaixo vou fazer como tu porque as calças do teu filho ficaram perfeitas. Parabéns e obrigada pela dica:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  9. Para quem não tem muito geito para a costura , como eu, essa cola é óptima. Boa terça-feira.

    ResponderEliminar
  10. Bigada!
    Quando for à Leroy vou dar volta até achar :))

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso. Uma óptima inspiração, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  12. Foi uma óptima ideia! Até gosto mais de as ver assim, fica um puto cheio de estilo, ehehe.

    Já tinha visto essa cola nos chineses, mas perguntei-me se seria realmente boa. Agora que aconselhas, vou experimentar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Tá giro sim e se colocarmos tecido contrastante, pode ser cosido à volta, desenhando com a linha da cor do remendo, um quadrado.

    felicidades

    ResponderEliminar
  14. Ficou impecável...Eu também gosto de ver rasgões mas com moderação:)

    ResponderEliminar
  15. Olá Carla, experimentei à risca esta tua dica que achei fenomenal, mas a dita cola para tecido que comprei nos chineses não resultou...na 1ª lavagem a 40º das calças de ganga do meu filhote que estavam iguais às do teu, os remendos descolaram...

    Estavam tão giras... :(

    ST

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo que esta cola dos chineses descola nas lavagens. Daí em diante, passei a usar a cola para tecidos vendida na Leroy Merlin. É uma bisnaga azul e branca e nunca mais se descola nas lavagens. Também lavo a 40º e os remendos nunca mais se descolaram. Podes ver essa cola no projecto da saia para árvore de Natal.



      Não fiques triste e experimenta outra vez :)

      Eliminar
  16. Pois é...tenho que tentar novamente, mas o Leroy fica um pouco fora de mão para mim, sabes onde posso comprar em Lisboa, mais para o centro? :)

    Obrigada
    Beijinho
    ST

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei bem... Mas se tiveres alguma loja de tecidos ou retrosaria perto de ti, decerto venderão cola para tecidos ou bainhas, mas quanto à eficácia nas lavagens já não posso afiançar... De qualquer modo deverá ser melhor que a dos chineses, que é mesmo ordinária!

      Eliminar
  17. Ah ah ah, pois é, que decepção!

    Muito obrigada pela dica.
    Beijinho
    ST

    ResponderEliminar
  18. é preciso maquina de costura?

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig