segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dicas sobre Bebés para Jovens Mães

Como sabem, sou mãe de uma menina e de um menino. Em tudo foram diferentes, inclusive no parto: um nasceu de parto normal, outro de cesariana.

Acumulei experiência ao longo destes anos, mas este post que hoje elaboro foca-se em dicas e conselhos para os primeiros tempos da mãe e do bebé.
São pequenas «pérolas» que eu adoraria ter sabido por outra mãe, por exemplo, mas só descobri com a minha própria experiência.

Quando fiquei grávida pela 1ª vez, cometi o erro de comprar coisas demais. E penso que a maioria das mães faz o mesmo porque nada pode faltar ao bebé... 
Na verdade, os bebés não precisam de tanta coisa assim. Mas só se aperceberá disso com a prática, o que acaba por não a ajudar muito!

*Por exemplo, os aspiradores nasais. São imprescindíveis quando o bebé está entupido, mas só vale a pena comprar aqueles que se vendem nas farmácias e que têm um tubinho com um filtro lavável. Funcionam por sucção (da boca da mãe) e são realmente eficazes. Já os outros que parecem uma buzina de borracha não surtem efeito quase nenhum.

*Babetes e panos. Compre bastantes porque se o bebé for dos que bolsa muito, vai ter que ter sempre panos suplentes à mão, e como o cheiro a leite azedo é intenso, não servem para mais nenhuma utilização.
Compre babetes absorventes à face, mas impermeáveis no verso, caso contrário, vai passar tudo para a roupa (inclusive o cheiro a azedo!)
Para as refeições, usei sempre um babete daqueles de plástico maleável (agora até há em silicone, muito mais suave). Para limpar é só passar um paninho húmido e já está.

* Fraldas de recém-nascido são amorosas assim tão pequeninhas... mas podem nem fazer falta, por isso não arrisque e não compre mais de um pacote. Há bebés que já nascem grandinhos e não chegam a «caber» nesse tamanho.
Também aquelas que trazem um recorte para o cordão umbilical... não se sinta obrigada a gastar mais dinheiro por causa desse pormenor. Faz-se uma dobra na fralda na zona da cintura e está a situação resolvida enquanto o cordão não cai.

*Brinquedos de bebé. Não compre muitos. Na verdade, o bebé não vai reparar se tem 3 ou 10 brinquedos. A sério.

*Argolas de morder: são muito úteis as que possuem água purificada no seu conteúdo. Colocam-se no congelador e oferecem-se assim geladas ao bebé que tem os dentinhos a romper, para aliviar a dor. Os meus filhos adoraram isso.

*Pantufinhas, casaquinhos, fatinhos, gorrinhos e muitos mais «inhos», deixam de servir num instante! Peça a quem lhe quer oferecer algo, que lhe dê roupinhas e acessórios a partir dos 3 ou 6 meses (sem esquecer a estação do ano dessa altura). Fatinhos tamanho 0 ou para 1 mês, ficam justos num instante, e é uma pena receber os presentes todos desse tamanho. E depois?

*Se vai amamentar (claro que vai!), vai precisar de discos de amamentação, e muitos! Guarde alguns na mala do bebé, para quando sair. Usei dos descartáveis e também dos reutilizáveis, em tecido, para quando andava em casa.
Também usei uns discos maravilhosos em plástico, chamados conchas de amamentação, que são no fundo um reservatório. Permitem ter os mamilos arejados (o que é óptimo quando têm fissuras ou estão inflamados) e até permitem recolher o leite ali depositado. Mantêm o formato natural da mama e mamilo, e ajudam a retirar pressão á volta do mamilo (é muito difícil um bebé começar a mamar numa mama muito tensa e dura). Também ajudam as mães com mamilos achatados ou invertidos.
Podem esterilizar-se junto com os biberões.

*Preparação para o parto. Não sei se já lhe falaram, mas quando entrar para trabalho de parto, muito provavelmente vão rapar-lhe os pêlos púbicos. Se não imagina uma estranha (ou estranho!) a fazer-lhe este procedimento, vá preparada e rape toda a zona inferior (pode deixar um montinho em cima  =)
No 1º parto, apanharam-me desprevenida e tive uma enfermeira bastante mal-encarada a fazer-me isso. E fazia com uma força que parecia que estava a cavar.
No 2º parto, já ia bem preparada (mas deixei o montinho em cima). Azar dos azares: tive de fazer cesariana de urgência, e tive outra vez uma enfermeira a rapar o restante. Moral da história: é melhor tirar tudo mesmo.

*Enquanto o bebé for recém-nascido, tente usar sempre o mesmo perfume, ou perfume nenhum. Isto ajuda a tranquilizar o bebé e a fortalecer o elo que vos une.

*Os bebés choram por muitos motivos: por fome, por cansaço, por dor, por frio. Com o tempo vai aprender a interpretar esse código. Eu dava por mim na rua a pensar: Aquele bebé está cheio de sono. Se o bebé estiver a chorar por cansaço, birra, experimente falar-lhe baixinho, muito baixinho e calmamente. Ele poderá acalmar-se para ouvir o que lhe está a dizer, e as palavrinhas doces ajudarão a adormecê-lo. Isto também é eficiente para os maridos =)
Experimente também fazer-lhe carícias em movimento suave e lento na zona das sobrancelhas, quando estão cheios de sono e não conseguem adormecer.

*Quando retirar o bebé da caminha durante a noite, para amamentar e/ou mudar a fralda, coloque um saquinho de água quente no lugar do bebé. Isto vai proporcionar um enorme conforto e vai ajudar o bebé a adormecer melhor no Inverno. Não se esqueça de retirar a botija antes de deitar o bebé!

*Quando o bebé começa a gatinhar, vai ter de alterar algumas coisas em casa. Se tem escadas, vai ter que colocar portões de segurança. Fios eléctricos pelo chão terão que ser muito bem disfarçados, especialmente os dos candeeiros de mesa. As tomadas terão que ser protegidas.
Objectos em mesas e móveis terão que ser retirados: os bebés tentam agarrar em tudo.
Com as portas, precisa ter especial atenção aos entalões. Existem umas peças em espuma para colocar nas porta e evitar que fechem. Têm preços absurdos, para o objecto em si. Aprenda a procurar e a comprar online. Há verdadeiras pechinchas á espera de serem encontradas. Veja este exemplo no ebay.


Esta é a minha oferta a todas as novas mamãs. 
Uma ajudinha para que se sintam mais confiantes e aproveitem melhor todos os momentos junto dos seus bebés.



Felicidades!


24 comentários

  1. Muito bom este post! Simples e objectivo :)

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas!
    Muitas delas usei.
    Agora que tenho uma sobrinha de 24 dias, sou eu a dá-las aos pais.
    Mas uma coisa é certa, cada bebé é diferente e nem sempre os nossos conselhos se adaptam ao bebé em questão.
    Com o decorrer do tempo, vamo-nos adaptamento ao seu comportamento e aprendemos a lidar melhor com cada situação.
    O experiência é mesmo a melhor das professoras.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ainda não tenho condições para ter filhos mas penso que este poste vai ajudar muitas mães com bebés a caminho.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. obrigada! muito util mesmo! ia comprar o aspirador nasal tipo buzina! bela dica!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Uma coisa que nunca me disseram quando nasceu o meu primeiro filho é: "O bebé dorme, a mãe dorme, o bebé come a mãe come, o bebé descansa a mãe descansa..." Isto aplica-se principalmente no primeiro mês de vida e proporciona um bem estar aos dois.

    ResponderEliminar
  6. Olá.

    Muito útil, este post, gostei bastante. Fiz muitas das coisas que aconselhas. Evitei, acima de tudo, excessos, em várias situações.

    Uma das coisas que é mm muito importante, na minha opinião, é evitar demasiados estímulos, como visitas a torto e a direito, montes de fotografias com flashes, muitos barulhos para, segundo dizem, o bebé se habituar (eu queria ver tentarem adormecer e mesmo dormir com montes de barulho) e outras coisas mais que só prejudicam o ambiente calmo que o bebé deve ter.
    Desculpa este desabafo mas há coisas que irritam mesmo.

    Bjs e adorei o post.
    Anabela

    P.S.:fartei-me de rir com o da preparação para o parto.

    ResponderEliminar
  7. Parece feito a pensar em mim, se bem que já vou para o 2º filho, que chegará em Março. Dicas optimas, que também aprendi por experiencia e á força de tanto ler e pesquisar na net! Obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Excelente post Carla, obrigado! Ainda não sou mamã, mas depois de 2 sobrinhos e 4 primos nos últimos anos reconheço algumas das dicas :)). Um tema actual é a questão das fraldas não descartáveis. Alguma experiência? O factor ambiental e económico tem um peso significativo, mas tenho dúvidas sobre se efectivamente são práticas no período pós licença de parto em que temos de voltar à eterna luta casa/trabalho! :)

    ResponderEliminar
  9. Kyla, não há dúvida que a experiência é melhor do que quaisquer ensinamentos, porque simplesmente é a que melhor se adapta ao nosso bebé e a nós mesmas.
    De qualquer modo, adoraria ter sabido algumas (ou todas!) destas dicas, para não embarcar nesta aventura como uma folha em branco...Não tive ajudas nenhumas, tive que me virar sozinha :(

    Sarokas, não sabia muito bem como definir esses aspiradores, lembrei-me que pareciam uma buzina ;)

    Anabela, tens razão. Quando o bebé vem para casa parece que toda a gente se acha no direito de pegar, tirar fotos, mexer... É um ser que acaba de passar por um turbilhão incrível de sensações e merece mais descanso e respeito. Ah! E por favor, as visitas lavam as mãozinhas antes de tocar no bebé...

    Ana, Realmente o factor ecológico tem um grande impacto, mas eu não sou muito adepta... Foi quando desfraldei os meus filhos que comecei a ouvir falar mais em fraldas reutilizáveis. Percebi que são um investimento bastante avultado (que depois terá de ser repetido, para os tamanhos maiores), e peço desculpa mas não me seduz ter fraldas para lavar!
    Se/quando tiver mais bebés, não prevejo utilizá-las.

    Beijinhos, e obrigada pelo vosso feedback!

    ResponderEliminar
  10. Não sou mãe mas gostei imenso de ler este post do princípio ao fim. Quem melhor do que uma mãe para dar conselhos úteis a quem vai sê-lo pela primeira vez? As dicas de experiência feita são sempre as melhores que podemos dar e podemos receber.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Anónimo, eu também programei o meu horário, especialmente no 1º mês de vida do bebé. Na verdade, uma mãe não tem horas para comer, dormir, amamentar, mudar fraldas... Temos que descansar quando o bebé descansa, senão não aguentamos :)

    luarte, digo-te mesmo que adoraria receber meia dúzia de dicas quando tive o meu 1º bebé. Eu não tive ajuda mesmo nenhuma, e ainda tinha que conciliar uma bebé difícil com as refeições e tarefas de casa... Não é mesmo nada fácil ter um bebé que não pára de chorar (e nós não percebemos porquê!) e ainda pensar no jantar. O meu marido chegava a casa cansado do trabalho e ainda tinha me ajudar: "Cansada estou eu"- dizia eu :)
    O que vale é que o meu filho foi um sossego!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Carla, muitos parabéns pelo post.
    Em dois meses já aprendi muito sozinha... Estas dicas vieram confirmar o que eu penso e ajudar-me em outras coisas que tenho dúvidas.
    Vou passá-las às minhas amigas!
    Assim de repente, acrescentava uma coisa: os babetes não devem ter fitas para lacinho, é muito mais prático os que colam.
    Todas as noites, quando tiro a minha fofinha da alcofa, penso que deveria fazer alguma coisa para a alcofa não arrefecer... Vou tentar por em prática esta dica da botija!
    No meu caso recebi imensos babygrows. A minha filha nasceu com luxação congénita da anca e usa um aparelho durante 3 meses para resolver a situação. Acabei por não dar uso aos babygrows, pois neste caso, ela apenas pode vestir collants ou conjuntos de camisola e calças. E sinceramente acho que os babygrows não são nada práticos na hora de mudar a fralda.
    Fantástico post!
    Penso tantas vezes (ai se eu soubesse isto, era tão mais fácil!). Obrigada Carla!
    Grande beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Velud'arte, obrigada pela tua contribuição! Realmente são mais práticos os babetes com velcro.

    Quando a minha filha nasceu também teve de fazer uma ecografia para saber se não teria luxação na anca. Afinal estava tudo bem, só nasceu mesmo foi com o bracito partido («magana» da parteira!).
    Ainda bem que aproveitaste a dica da botija :)

    As melhoras para a tua pequenita e muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Carla fantástico post... também eu adoraria ter sabido de muita coisa que escreveste aqui quando a minha filha nasceu...
    Parabéns mesmo muito úteis as dicas que colocaste aqui ;)

    ahh e já agora a nova foto do gatinho é o máximo :)

    ResponderEliminar
  15. São muito boas dicas.
    Agora dou-te eu uma (vez já não podes dizer que não te dei nada..lol)
    A minha Finalista comprou no IKEIA umas toalhinhas turcas são branquinhas são super baratas (acho que são pacotinhos de 10)que são muito uteis pois servem de babete e para limpar quando se bolsam...
    como são pequenas cabem bem dentro da mala para levar juntamente com aquela montanha de "tralha" que as mães sempre levam...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Otimo post,estou a espera do meu primeiro bebê e as dicas vão me ajudar bastante!!!bjos

    ResponderEliminar
  17. Soube tão bem ler este post. Apesar de a Sara ainda ser um bebé grande, com 25 meses, há muita coisa que deixa saudades. Foi bom recordar. Dá vontade de ter mais um, mas não pode ser...

    Foi uma boa partilha, sem dúvida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Bricolar, o meu gatinho é um sucesso :)

    Pinta, nunca me lembro de reparar nessas toalhinhas do Ikea. Eu usei umas muito macias e pequenas. Tinha umas 10, estavam sempre a ir para lavar, davam tanto jeito. Obrigada pela sugestão!

    Fabiana, que bom saber que ajudo alguém nem que seja só um bocadinho! Muitas felicidades!

    Ana, realmente dá vontade de ter mais um... Pode ser que um dia...

    Beijos!

    ResponderEliminar
  19. Cá está mais uma futura mamã que agradece as dicas!!! ;)
    Essa da botija parece-me muito bem, principalmente porque a minha bebé nascerá ainda no tempo mais frio.

    PS - Quanto à questão que colocas no meu blog, a cómoda foi o meu pai que fez na fábrica onde trabalha e não sei se haverá mais para venda... Se estiveres interessada posso perguntar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, de nada!
      Deixa-me dizer-te que o teu pai é muito prendado! Eu perguntei quanto custaria porque sempre quis ter uma do género... Não é que eu precise de uma (nem sei onde a colocaria, enfim), mas fiquei curiosa para saber o preço de uma beleza dessas :)

      Beijinho e felicidades!

      Eliminar
  20. eu sempre usei as fraldas de pano a fazer de babete com eles pequeninos ....ai as saudades e a minha CArolina ainda só(Jà?) tem 9meses- já me deixa a suspirar...realmente os excessos só cometemos com o primeiro-com o segundo reduzimos e o terceiro reduzimos mais ainda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai ai Sónia... isso é o instinto maternal a falar :)
      Tens de arranjar um/a mano/a para a tua Carolina!

      Beijinho

      Eliminar
  21. Obrigada! Estou de 24 semanas e estas dicas são preciosas!

    ResponderEliminar
  22. Adorei as dicas! Obrigado!

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig