quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Tornar um Tapete Antiderrapante

O quarto da nossa filha ganhou um elemento fofinho, fofinho...!


O tapete Tejn do Ikea é uma imitação em pelúcia do tapete em pele verdadeira, mas é muito mais barato e o toque é praticamente igual (fiquei surpreendida com este pormenor). É super macio e confortável debaixo dos pés, mas tem um inconveniente: escorrega muito.


Não dá muito jeito colocar um antiderrapante daqueles à venda, debaixo de um tapete tão pequeno. Estaria sempre a fugir do lugar e a espreitar em volta. Teria que se fixar de alguma forma e eu já não estava a achar piada nenhuma a esta trabalheira e despesa extra.

Foi quando me ocorreu que já tinha afixado no Pinterest uma solução que talvez resolvesse o problema das derrapagens e sem gastar dinheiro.

Com uma bisnaga de silicone fizemos umas linhas espaçadas ao longo do tapete. Depois foi só deixar que secasse e já está: um tapete seguro sem mais apetrechos.




Perfeito para uma princesa irrequieta!

Nota: este efeito só resultará com silicone. Outras massas ou colas (cola quente nem pensar!) ficarão demasiado secas e duras e só agravarão a situação.
O silicone demora bastante tempo a secar totalmente: conte com pelo menos 48 horas de secagem antes de colocar o tapete no chão.

27 comentários

  1. Olha, nem de propósito, tenho aqui um tapete chato que precisava de uma solução para não andar sempre a mexer. Até é perigoso.

    Obrigada pela dica.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É perigoso sim, e eu não quis arriscar. Já tinha o silicone de projectos anteriores e experimentei. Fiquei muito contente por ter resultado. Beijo

      Eliminar
  2. Tem um aspecto mesmo fofinho :) Obrigada pela dica do silicone. Bjs

    ResponderEliminar
  3. O quartinho da tua filha é um mimo ,e o tapete tão fofinho :)
    A ideiado antiderrapante está muito boa ,poupas te e e partilhas te
    Adorei o novo layout do teu blog
    Resto de dia Feliz Carlinha
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lulu. Eu gosto do quartinho mais simples, a minha filha é que insiste em colocar aquela colcha mais tudo quanto tem direito :) Beijinho e um dia feliz para ti também.

      Eliminar
  4. Ficava bem giro para o banquinho que eu comprei para o hall de entrada. E não é caro.
    Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem capaz Poupadinha, este tapete fica muito bonito em cima de poltronas e banquetas.

      Eliminar
  5. Olá, adorei aqui. criei meu blog hoje, e espero que um dia eu consiga deixa-lo perfeito como o seu. Parabéns !

    ResponderEliminar
  6. Carlinha! A nova imagem do blog está linda!! E a ideia que divulgou é mais uma daquelas que vou reter e guardar na memória!! Desconhecia essa "manha", mas o resultado é de facto óptimo... Esta ideia vou mesmo copiar!! Um xi-coração para si! Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuela. Fui eu que criei a nova imagem (como faço com todas) e com a ajuda da minha filha. Esta ideia é boa para tapetes pequenos, sem dúvida! Beijinho!

      Eliminar
  7. O tapete é lindo... Só tenha cuidado ao lava-lo; pois uma pessoa conhecida tinha um igual e desconheço a forma como lavou, mas resulta que enconlheu e já nao era o mesmo... Adorei a nova imagem do blog!

    ResponderEliminar
  8. Tenho um tapete desses cá em casa, lavo sempre no programa curto (na minha máquina é o de 29minutos) e a frio, até agora tem estado impecável.
    ML

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Eu também estava a pensar fazer o mesmo num programa curto. As instruções do Ikea referem que pode ir aos 30º, o que já não é mau.
      O aspecto do pêlo não se alterou?

      Eliminar
    2. Boa noite. Não, o que surpreendeu bastante. Depois de lavado sacudi bem antes de colocar a secar. Coloquei no estendal, com a parte do pêlo virada para o lado de casa, afim de evitar diretamente o sol. ML

      Eliminar
  9. Uma dica muito útil. Obrigada pela partilha. Evelyne.
    (o quarto ficou lindo)

    ResponderEliminar
  10. Olá Carla! Conheci hoje esta página através do White Glam e estou F A S C I N A D A :D confesso até que estou há umas boas 2 horas a ver cada Post, cada partilha, cada ideia, todas elas simplesmente fantásticas! Sou também grande adepta do "faça você mesmo"e mal ou bem lá me vou ajeitando nos meus trabalhos manuais, renovações e aproveitamentos! Renovei o nosso quarto há pouco tempo (ainda nem o considero terminado, faltam uns "pózinhos") e à semelhança da Carla, grande parte da inspiração vem do Pinterest :D Mas bom, deixo um grande Parabéns pelo blog que está fabuloso e que vai, a partir de hoje, fazer parte das minhas visitas online diárias hehe um beijinho para a família! Tânia

    ResponderEliminar
  11. Adorei a dica e vou partilhá-las nas leituras de Domingo do meu blogue, se não te importares! E a propósito, tenho dois iguais no chão do meu quarto e vou procurar silicone para dar-lhe o mesmo tratamento. Tenho sempre algum receio de andar por cima dele e escorregar! Obrigada pela partilha desta solução tão fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso utilizar uma das tuas imagens em que estás a por o silicone no tapete?

      Eliminar
    2. Podes sim, Sara... mas aquelas não são as minhas mãos. As minhas são menos fortes e viris :)

      Eliminar
  12. Que lindo o tapete e a dica muito útil!Valeu!
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Hola Carla me he dedicado a mirar tu blog y tus trabajos en tu hermosa casa y me he maravillado
    Besos

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada pela ideia e por partilhar

    ResponderEliminar
  15. Onde encontro este cilicone?

    ResponderEliminar
  16. Olá Carla!
    Será que poderia usar esta técnica em um tapete de lã?
    Pergunto isto,porque percebi que o fundo do seu tapete parece ser feito de algo similar ao plástico. E eu gostaria de fazer isto em um tapete cujo o fundo e o lado direito são do mesmo naterial: lã.
    Você acha que vai funcionar o silicone neste caso?
    Agradeço antecipadamente.
    Um abraço
    Janani

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O verso do tapete é do mesmo material dos pêlos. Ainda assim, a silicone adere bem na maioria dos materiais. Convém escolher um produto de boa qualidade para não começar a soltar-se com a frição.

      Eliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig