quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Uma Almofada às Riscas Diferente


Ao pensar na decoração para as duas novas divisões da casa (escritório e sala multimédia), reparei que algumas ideias saíam um pouco da minha zona de conforto. Usar preto e branco foi uma estreia para mim.

Comprei o tecido a metro na Ikea. A minha ideia era fazer uma almofada simples, às riscas, tal como mostrei no moodboard que publiquei há umas semanas.
Mas depois apercebi-me do potencial das riscas e dos padrões geométricos interessantes que se podem obter com um tecido destes e algumas noções de costura. Alguns devem ser dificílimos: há quem faça padrão zig zag contínuo! As linhas têm de bater todas certinhas...


Eu não fui tão ambiciosa e mesmo assim demorei uma tarde inteira para conceber esta almofada e aplicar-lhe o fecho.

Primeiro tracei uma diagonal no tecido e cortei, ficando com dois grandes triângulos. Com o tecido restante cortei outra diagonal num ângulo diferente, de onde resultaram outros dois triângulos (cada par compõe um lado da almofada).



Esses pedaços foram alinhados coincidindo bem as linhas de modo a formar vértices o mais perfeitos possível.



O que vai resultar nisto. Em seguida vinca-se bem o avesso com o ferro de engomar e ficamos com um dos lados da almofada.



Faz-se o mesmo para o verso. Ao unir os dois lados é necessário o cuidado de unir todas as linhas (todos os quatro lados da capa ficam coincidentes). Com os 63 cm de tecido trabalhado é fácil realizar os ajustes necessários e obter uma almofada com 50 cm de lado.






A sala está lentamente a compor-se. Gostava de fazer mais uma almofada... será que tenho coragem? (Para melhor entendimento ver o moodboard da sala multimédia.)


18 comentários

  1. Carla ficou linda!!! E acho que devias tentar e chevron para a próxima almofada, ia ficar linda!! :)) Só uma dica que ajuda no momento de cozer - se colocar os alfinetes na perpendicular vai-te dar mais estabilidade ao tecidos e não haverá risco de as duas partes deslizarem :) Vá...faz lá a chevron!! Faz, faz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! Eu coloquei os alfinetes daquela forma mesmo para os ir tirando à medida que ia cosendo. Não queria nada que a agulha resvalasse um bocadinho que fosse (no caso de os colocar perpendicularmente) e me arruinasse o efeito pretendido.

      E o chevron..., não é definitivamente para mim! Envolve muitas costuras e muita perfeição. De qualquer modo, fiz esta porque era diferente do habitual e exequível para mim.

      Eliminar
  2. Está a compor-se sim senhora :)
    ( se me permites dar uma dica, reparei que colocas os alfinetes no sentido da linha em que vais coser. É mais prático se puseres atravessado. Não te preocupes, podes coser por cima do alfinete que não faz mal.) não sei se me fiz entender...
    Beijinho e continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hum... não dúvido, pois nem sou nenhuma pró nestas coisas, mas da última vez que fiz uma bainha e mesmo com os alfinetes paralelos, não reparei num que ficou mais escondido, e o resultado de coser por cima foi partir a agulha!! :)

      Eliminar
  3. Olá Carla,
    Diferente e gira, muito gira!
    Isso é que é coragem, temos ai uma verdadeira profissional dos tecidos. Se tens coragem? Depois desta, qualquer coisa será fácil para ti.
    Sim senhora, gostei imenso.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla :)
    A almofada está lindíssima. A ideia foi espectacular!
    Claro que é capaz de fazer mais uma :) Ficava muito bem...
    Beijinho e parabéns pelos trabalhos.
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa. Muito grata por este elogio vindo de si, que está habituada a fazer almofadas lindas.
      Acho que ninguém percebeu que eu estava a falar de uma almofada em particular, cuja ideia lancei quando perguntei se seria demasiado kitsch ou até ficaria engraçado: a almofada de lantejoulas dourada.
      Beijinho

      Eliminar
  5. A almofada ficou tãaaao gira e bem perfeitinha. És uma verdadeira fada do lar :) :)

    『♥』DESABAFOS E COISAS『♥』

    P.S.: Vê o meu ultimo post ♥[Gym] O regresso♥

    ResponderEliminar
  6. Carlinha, desculpa não ligues ao comentário anterior. Problemas de copy/past!! A almofada ficou linda!! Só tenho uma questão: Como fazes os mooadboard's? Existe algum programa específico? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a ver que me querias dizer alguma coisa! :)
      Olha, existem vários sites onde podes fazer o teu moodboard online, bastando para isso pesquisar por moodboard creator, por exemplo. Acho que o nome do que utilizei é "Roomstyler" mas penso que existem outros mais intuitivos.

      Eliminar
  7. Obrigada Paula, que simpática!
    Eu sinceramente ando um bocadinho cansada de ver sempre as mesmas coisas. É tão bom sermos surpreendidas com este ou aquele elemento único e peculiar.
    Eu também tenho umas telas que não deito fora porque pode surgir uma ideia ou um uso diferente para lhes dar. Depois mostra! Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Carla, a sua almofada muito gira e muito perfeita, só que não leve mal, posso dar uma dica (como uma professora da costura)
    Nas fotografias reparei que tinhas colocado o tecido o contrario, dentro do braço da maquina, mas lado de ficar o tecido e fora do braço, ou seja, limites do tecido vêem do lado direito, isto facilita andamento do tecido e também facilita a nos controlar ao margem, porque a placa que tapa a canela tem riscos, e estes riscos servem como guia ,a fazer as margens da costura. E outra coisa, as alfinetes devem ser colocados ao contrario com cabeças viradas para fora,do braço, e não para margem da costura, assim eles não interferem ao trabalho, e permitem que a agulha da maquina passa. Bons Trabalhos! E desculpa, não leve mal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Svetlana
      Não levo nada a mal, pelo contrário. Sou ainda uma iniciada e tudo o que sei aprendi sozinha.
      Outras leitoras também me falaram em colocar os alfinetes atravessados e ir simplesmente passando por cima deles mas eu não gosto nada, prefiro ir retirando à medida que se aproximam da máquina. Neste caso, também não queria nada que a agulha resvalasse um bocadinho que fosse por causa do alfinete, e arruinar-me as junções das riscas do padrão...
      Quando fui para coser, reparei que deveria ter colocado os alfinetes do lado oposto (para não ficar o tecido do lado direito como falou) mas não me apeteceu nada colocar tudo de novo porque tinha acabado de ter tanto trabalho a certificar-me que os vértices ficavam certinhos...

      Atenção que os meus posts sobre almofadas e afins não têm a pretensão de servir de aula ou de como é que se deve fazer. Eu tento explicar como fiz para os leitores entenderem como podem alcançar o trabalho final, mas tecnicamente sei que poderá não ser a forma mais fácil ou mais correcta. É simplesmente a minha forma :)
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. estamos entendidos))))
      mas experimenta, num pano a parte ,para fazer assim, pode ser que fica mais comido, e também escusas de alinhavar, quando metes alfinetes)))
      desculpa, estou aqui a ligar "a professora"))))
      Tens toda a razão a dizer que a tua forma de trabalhar, acho muito bem, e não critico o trabalho, a almofada está perfeita,
      beijinhos e bons trabalhos!!!!
      e gosto muito o teu bloque, e da maneira que apresentas as coisas

      Eliminar
  9. Para quem aprendeu sozinha está perfeita e bonita.
    Eu faço (e gosto) algumas costuras!Já vi trabalhar dessa forma,mas eu devo ser muito "antiga".Talvez porque aprendi assim,gosto sempre de alinhavar e penso que se torna mais fácil o trabalho.Mas isso sou eu,fica a dica!E,vamos lá fazer a próxima à sua maneira!
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
  10. Carlinha, a almofada ficou gira, e bem original!! Sabe, de costura não entendo mesmo nada... nem com a sua explicação eu chegaria lá!!!! A minha filha tem a cama cheia de almofadas às riscas pretas e brancas, mas a sua é diferente... linda! Continue:) Manuela

    ResponderEliminar
  11. Bem que almofada linda e o efeito 5*!!! Parabéns, está mesmo gira.
    Adorei tanto que estou a segui-la, para poder espreitar mais coisas giras ;)
    Sara.

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig