segunda-feira, 8 de junho de 2015

Tabuleiro em Mármore


Idealizei este tabuleiro para a cozinha, mas na verdade ele é bonito para qualquer divisão: no quarto, para os perfumes e bijutarias; na sala, para colocar umas velas ou uma jarrinha com flores... Acho que vou usá-lo de diversas formas!

Encomendei uma pedra em mármore tipo carrara com as medidas pretendidas. Pedi para fazer dois furos para os puxadores e um bisel pronunciado em toda a aresta superior.


Os puxadores que utilizei são da Zara Home, em latão. Depois de colocados, foi necessário cortar o excedente com uma serra para metal. Levou também quatro daquelas protecções que se colocam nos pés dos móveis.




A cozinha é um dos locais onde passo mais tempo diariamente, e é por isso que começo a olhar para esta divisão com outros olhos. Tentar torná-la mais bonita dentro do que é possível e descobrir quais as alterações que posso fazer para melhorá-la são coisas que têm levado o seu tempo mas que até estão a correr bem. Brevemente espero poder mostrar tudo.




Boa semana!


terça-feira, 2 de junho de 2015

Mesa de Cabeceira Antiga Reciclada

Esta é uma mesinha de cabeceira antiga que vi num anúncio e que consegui trazer por 10€.
O tampo estava um bocadinho danificado mas como eu queria mesmo substituí-lo isso não foi problema.


Já temos duas mesas semelhantes a esta em cor, feitio e idade, em que mantivemos a originalidade e apenas efectuámos o restauro, mas desta vez não queria algo tão escuro e, convenhamos, sisudo.

Arrancámos o tampo, retirámos os puxadores e lixámos muito bem toda a madeira. É necessário remover muito bem toda a cera e sujidade de anos e anos de uso para que as tintas agarrem bem. Demorei uma tarde inteira a fazer isto.




O primário e a tinta foram aplicados à pistola. Costumamos usar a marca Luxens (do Leroy Merlin) que na generalidade tem uma boa relação qualidade/preço. A tinta escolhida é acetinada, aquosa (para ser mais fácil de limpar os utensílios do compressor). Usei o branco nº 0.




Depois de aplicado o primário, passei uma lixa muito fina nº 1000 em toda a superfície para promover a adesão da tinta. Depois deste passo é necessário limpar muito bem as poeiras.



Para o tampo, tive a ideia de fazer uma coisa diferente: encomendei um tampo em mármore à medida. Escolhi um tom clarinho do tipo carrara. Para fixar usámos uma massa tipo cola e veda da UHU.


De início pensei em trocar os puxadores mas os originais até tinham uma certa piada, só precisavam de ser limpos. O latão estava muito escurecido mas bastou esfregá-los com um esfregão verde para ficarem dourados e brilhantes. Aproveitámos os pregos originais que tínhamos retirado com cuidado.



Já com um visual fresco e renovado:






Boa semana!

© Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig