terça-feira, 11 de outubro de 2016

Renovar o Quarto de um Pré Adolescente // Planificação

Desde que os meus filhos mais velhos, agora com 11 e 12 anos nasceram que venho fazendo renovações peródicas nos seus quartos para acompanhar o seu crescimento. Pequenas alterações decorativas que fazem toda a diferença, como uma colcha nova, uns cortinados, uns quadros mais a seu gosto...

No quarto da Diana, alterei recentemente o quadro na parede com mais destaque, e as prateleiras da secretária.
Agora era a vez do quarto do Eduardo. Decidimos rapidamente que iríamos dizer adeus ao azul das paredes e arranjar uma cadeira nova e mais confortável para a secretária, o pior foi o resto... Este rapaz não sabia dizer-me do que gostava, eu não conseguia tirar informação do pouco que ele dizia, e levou semanas a planear um estilo decorativo para o seu quarto. Também pesa o facto de o meu filho ter um pé na adolescência e outro na meninice: uma idade de transição em que é muitas vezes difícil perceber o que é que os miúdos gostam porque no fundo, nem eles sabem bem.

Pensei então numa forma de dar a minha opinião, ouvir a dele, e fazer com que ambos percebessemos exactamente do que o outro estava a falar. Com a ajuda do Instagram e do Pinterest, guardei várias imagens inspiradoras, mesmo que fosse apenas por causa de um único objecto, ou pelo tipo de sensação que a imagem transmitia. O meu filho fez o mesmo. No final, comparámos as imagens e conversámos bastante. O aparente desinteresse inicial transformou-se num entusiasmo palpável e bonito de ver. Subitamente, o meu filho já sabia muito bem do que é que gostava, e conseguia transmiti-lo!


Como não íamos mudar muita coisa no quarto, era importante fazer escolhas que tivessem impacto na decoração geral. Íamos manter a cama, secretária e restante mobiliário, por isso estávamos a contar fazer a diferença com os têxteis, decorações de parede e pintura. No fundo, eu queria fazer o máximo de diferença mas gastando o mínimo possível.
As gavetas do sistema de arrumação Trofast da Ikea só precisavam ser trocadas por outra cor. No fundo, estamos a eliminar o colorido e adoptar tons mais naturais e neutros: brancos, cinzas, madeiras, metais e salpicos de preto. O quarto neste momento está assim:


A escolha da decoração de parede revelou-se a parte mais complicada... é difícil escolher temas joviais mas que não sejam já demasiados infantis. Pesquisei imenso no Etsy e fui guardando alguns posters na pasta de favoritos para o meu filho ter mais facilidade em escolher. Os posters têm preços bastante simpáticos e permitem-nos imprimir o ficheiro no tamanho desejado, com toda a qualidade, as vezes que quisermos.


Para uma das paredes, reservei uma decoração diferente: vamos aplicar vinis decorativos, mas uma coisa diferente das citações ou desenhos habituais. O vinil escolhido vai consolidar o espírito nórdico da decoração, e ainda aligeirar o ambiente, tornando-o adequado tanto para um rapaz de 11 anos como para um bebé. O Martim vai começar cada vez mais a frequentar o quarto do irmão, e embora possa parecer impossível, penso que a decoração que foi planeada serve bem ambas as idades.

No próximo post desta série, mostro o progresso das pinturas e a colocação dos vinis.
Boa semana!

4 comentários

  1. Pela planificação parece que vai ficar muito bonito. Ansiosa por ver o resultado final. No quarto do Tiago também andei a fazer alterações. Mantive ainda os desenhos na parede (ele ainda gosta) mas tentei suavizar com muito branco, em tapetes, na secretária e até na cadeira. Ajudou muito e embora o quarto ainda mantenha o aspecto infantil, está muito mais suave.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela! Eu também vou introduzir muito branco, para ver se consigo o milagre da multiplicação dos escassos m2 que o quarto tem, e para o tornar mais luminoso e arejado. Também estou ansiosa de ver o resultado final, ainda estamos na fase de pinturas. Beijinhos!

      Eliminar
  2. É muito bom quando há essa preocupação de ouvir o que a criança/adolescente quer, desta forma ele irá sentir-se dentro do processo e motivado para tal.

    Pensei que talvez gostasse de saber que està a decorrer no meu blog um giveaway. Participe, pode ser que o Natal chegue mais cedo aí em casa ;)

    http://avidanaotemdeserperfeita.blogspot.co.uk/2016/10/outono-perfeito.html#axzz4MlXwrBip

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla,
    Os seus trabalhos e renovações despertam-me sempre muita curiosidade e vontade de me aventurar também a fazer. Fico aguardar o resultado final. Boa sorte.
    Beijinhos para si e para sua linda familia.
    Andreia Neto

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig