segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Reciclar uma Estante


A minha filha andava a pedir-me uma secretária nova para o seu quarto. Queria uma dentro do mesmo modelo mas tinha que ser branca. Expliquei-lhe que tinha uma secretária muito boa e que eu tinha pena de a pintar, sendo ela em madeira maciça e depois podia ficar a destoar do resto do conjunto do quarto.

Fiquei a pensar naquilo. Ocorreu-me então uma ideia para produzir uma modificação não permanente, económica e de fácil remoção. Ao mesmo tempo, resolveria um problema causado por humidade no painel inferior da secretária.

A estante da secretária ficaria um pouco mais leve e os objetos teriam mais destaque. E nada melhor do que começar as aulas com uma área de estudo rejuvenescida (e com menos tralha!).

Antes:


Fiz as medições necessárias e fui ao Leroy Merlin  comprar uma placa de mdf de 3 mm, lacada a branco de um dos lados (que mais parece um plastificado). Usei o serviço gratuito de corte para efetuar todos os cortes necessários. Poupei bastante tempo e trabalho com este serviço, e além do mais, não possuo maquinaria apropriada para fazer cortes perfeitos e sem mastigar o mdf.



Para fixar as placas aos fundos das prateleiras, usei uma fita dupla autoadesiva forte. O painel inferior foi fixado com cola prego, pois a madeira estava bastante danificada.






Também aproveitámos para redecorar a estante da Diana. Agora com 12 anos, e fã de dourado (não sei a quem é que a miúda sairá...!), trocou os livros de histórias para adormecer e outros bonequinhos por livros juvenis, caixinhas com vernizes e outros objectos nos seus tons preferidos.
Acho que a estante parece mais leve, e até dá a ilusão de ótica de não ter qualquer painel posterior, como se o branco fosse da parede.








Esta ideia de reciclagem foi mencionada no blog Marcenaria Inovar.

Boa semana!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Aproveitamento de Cerâmicos no Jardim


Ter um bebé em casa faz-me lembrar os jogos de vídeo: quando terminamos um nível e sentimos um certo alívio, logo em seguida deparamo-nos com um nível ainda mais complicado! O Martim tem seis meses e já gatinha pela casa toda. Também começou a trepar objetos baixos e a querer pôr-se em pé... é um bebé muito enérgico e destemido.
Ora, cuidar de um bebé que não para quieto e gerir tudo o resto inerente a uma família de cinco não é nada fácil, e há coisas não prioritárias que eu vou deixando para amanhã. Exemplo disso são os nossos canteiros, que não recebendo atenção foram ficando esmorecidos. Ao mesmo tempo, ando a tentar diminuir o volume de objectos que tenho armazenados, e surgiu a ideia de reaproveitar um vaso decorativo que tinha cá em casa oferecendo-lhe uma função um pouco diferente: um vaso diferente de flores para o exterior.

Já há mais de seis meses que não ia à estufa escolher umas plantinhas para a nossa casa. Desta vez trouxe umas vincas, lindas e coloridas. Costumam florescer o ano todo e por isso escolhi-as para animar o canteiro próximo da entrada da nossa casa.


Retirei esta espécie de jarrão do suporte em metal e cavei um pouco a terra para o acomodar de forma firme. Não plantei a flor dentro do jarrão, acomodei-a no solo mas de forma que pareça estar dentro do vaso. Deste modo é mais fácil regar e mantê-la saudável. É possível replicar esta ideia com cerâmicos de vários formatos e até objectos lascados ou partidos. Este não perdia nada em ser um pouco maior... mas achei mimoso na mesma!



Boa semana!

© Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig