segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Tabuleiro Reciclado :: Como Pintar Laminados

Este objecto cor de laranja não é bem um tabuleiro. Comprei-o na area há vários anos, e na altura usava-o como fruteira. Depois deixei de gostar dele e usei-o dentro do armário para armazenar guardanapos (daqueles grandes).


No outro dia, andava eu a destralhar uma quantidade formidável de coisas quando peguei na tal caixa cor de laranja. Ia deitá-la fora quando me ocorreu uma ideia de reciclagem.

Já alguns leitores me perguntaram se é possível pintar laminados e/ou como fazê-lo. 
O tratamento que dei a esta caixa mostra uma forma simples e eficaz de o fazer.

O laminado não deve ser lixado com as lixas habituais: corre-se o risco de danificar as arestas e expor o aglomerado ou o mdf. Eu usei um esfregão próprio para matizar todas as superfícies a pintar, mas pode usar um esfregão verde daqueles da loiça.

Pretende-se retirar o brilho para promover a aderência das tintas.
Consegue ver a diferença? O lado esquerdo foi esfregado e matizado, enquanto o lado direito permanece com o brilho original.


Depois de bem limpas as superfícies, deverá obrigatoriamente usar um primário. Não é um produto caro e garante uma qualidade e acabamento irrepreensíveis. Nos últimos trabalhos tenho utilizado este da marca própria da Leroy Merlin, que tem uma boa qualidade/preço.



Depois do primário, usei uma tinta acetinada Bege Lua, um branco quebrado para condizer melhor com o tecido que iria usar no fundo do tabuleiro. Deve aplicar pelo menos duas demãos de tinta.


Depois apliquei tinta dourada em todo o rebordo do tabuleiro para obter a combinação que eu imaginara: azul escuro, branco e dourado. (A tinta dourada vende-se em latinhas pequenas, da marca Titan.)


 Usei também um bocado de couro que tinha cá em casa, e entrancei-o para criar umas pequenas pegas.


Só falta o tecido. Cortei um quadrado com a medida certa do fundo e usei a técnica da cómoda forrada a tecido para o fixar com cola de madeira. O tecido fica um bocado baço no princípio, mas não se preocupe porque depois de seco, volta à cor original.


Tcharan! Adorei este resultado... quem diria.






Como vamos de reciclagens aí por casa?
Boa semana!


50 comentários

  1. Adorei como sempre Carla :) Ficou lindo, lindo!

    ResponderEliminar
  2. Bem Carla...que MARAVILHA!!!!

    É impressionante, cada reciclagem que publicas é sempre uma agradável surpresa!

    Parabéns, esta foi mesmo muito boa.

    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria João. Até eu fiquei surpreendida com o potencial daquela caixa! Beijinho

      Eliminar
  3. O tabuleiro ficou giríssimo e a ideia das pegas está formidável :)
    Parabéns, Carla :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada luarte! Por acaso as pegas não eram para ficar assim. Pensei em duas tiras simples, mas como o couro estava muito dobrado, ficava tudo ondulado. Assim também gostei, há que improvisar! Beijinhos

      Eliminar
  4. Carlinha, ficou muito bonito! E a conjugação das cores... fantástica! O tecido também é lindo, vai de encontro às tendências actuais: azul cobalto! Um xi-coração, Manuela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro este tecido e suas cores. Ainda vou fazer mais umas coisas com ele em breve. Beijinhos!

      Eliminar
  5. Adorei o novo tabuleiro e o pormenor do dourado faz toda a diferença!! :)
    Estou a terminar uma cómoda que será um aparador na sala :) Mas isto dos tempos de (des)espera de secagem não são compatíveis com trabalho full-time!! grrr :) Em breve mostro o resultado! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela tinta dourada é fantástica e seca num instante. Aproveitei e pintei também as ferragens das pegas para não destoarem em prateado.
      Estou curiosa para ver a tua cómoda. Eu também fico ansiosa por ver as coisas prontas, é uma sensação tão boa. Beijinhos e bom trabalho.

      Eliminar
  6. Carla, és realmente muito talentosa!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, muito gentil da sua parte! Beijo

      Eliminar
  7. Óptima reciclagem!! O tabuleiro ficou lindo :)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Carla!

    Também já me tinha perguntado como é que se reciclava laminados. Estamos sempre a aprender.Ficou mesmo bonito!
    Bjinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é a forma que aconselho quando me pedem a opinião, e com a qual sei que obtenho bons resultados. Obrigada, beijinho!

      Eliminar
  9. Que reciclagem fantástica!!!BJS

    ResponderEliminar
  10. Ola vim te convidar para o 1° sorteio do Blog Decore House
    O presente é um prato com pé para cupcake,um jogo de copos para sorvete e ainda 4 imas de sorvete,Tudo super vintage e lindo!Venha conferir e participar!!
    Te espero lá!!
    http://decorehouse.blogspot.com.br/2013/09/1-sorteio-do-nosso-blog.html
    Decore House

    ResponderEliminar
  11. Adorei o tabuleiro ,alias sou fanática pelos ditos cujos....
    Aqui é só reciclagens ,nunca mais acabo o hall ,pois estou a reciclar o que posso.
    Este fim de semana haviam umas molduras pretas em laminado que ficaram branquinhas .
    lixei com o tal esfregão verde de cozinha e depois pintei com spray para ferro .
    Era o que tinha em casa .
    Não me apetecia nada comprar mais tintas ,$$$$$,percebes ;)
    Ficou espectacular ,a ver se mostro esta semana
    bj querida
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu! Estou curiosa para ver o teu hall pronto.
      As molduras devem ter ficado muito bonitas. Para mobiliário ou objectos que se vão manusear é que convém a utilização do primário.

      Beijinhos!

      Eliminar
  12. Carla, adorei a ideia. E ficou muito, muito bonito o tabuleiro! Tenho de começar a tentar meter em prática algumas ideias também. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Ficou perfeito!! Já sei que daqui a uns tempos vou voltar a este post para reler as tuas dicas. Estamos em remodelações aqui em casa e sobraram umas peças para renovar, mas há duas coisas em que tenho receio de me aventurar: uma é pintar laminados, sejam eles objectos decorativos ou móveis e a outra é usar tinta em spray (sobre esta última lembro-me que publicaste aqui um PAP há bastate tempo) mas depois de ler os teus posts creio que vou arriscar. Desta é que é!
    Obrigada por partilhares as tuas boas ideias.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então depois mostra as renovações que vais fazer!
      É normal sentir receio de pintar laminados. Muitos objectos ou móveis poderão até não resultar muito bem... tudo depende da qualidade do objecto em si e dos materiais utilizados. Beijinhos Paula.

      Eliminar
  14. Ficou muito bonito! Muito bom gosto! Parabéns! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Ficou muito lindo Carla, adorei demais! *_*
    As flores contrastando com o azul ficou lindo.

    ResponderEliminar
  16. Nada se perde tudo se transforma, ficou muito bonito mas tambem gostava como ele estava.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que lindo! Adorei :)
    Posso perguntar onde comprou o tecido? Ando doida à procura desse padrão, precisamente nessa cor!, mas sem ser online. É muito caro?
    Obrigada e parabéns! Adorei tudo o que vi por aqui!
    Beijinhos
    Miriam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miriam, e obrigada!
      Em Portugal, vai ser muito difícil encontrar este tecido numa loja física (senão impossível). Eu comprei via fabric.com. Existem outros sites que também vendem mas os portes eram altíssimos. O preço não ficou nada caro (ainda utilizei um cupão de desconto), e não paguei taxas alfandegárias. Demorou 2 dias a chegar, foi um serviço óptimo. O nome do tecido é Kirkwood Admiral, e tanto dá para usar em interior como exterior. Adorei este tecido. Beijinho

      Eliminar
    2. Ai, ai, ai, estou tentada a mandar vir para mim...
      É que eu sou esquisita com as texturas, até compro muito online, por ser mais barato, mas depois de ver em loja! Mas este padrão está complicado, já corri campo de ourique de uma ponta à outra, mas ou não encontrei, ou era carérrimoooooo!
      Acho que vou encomendar uns yardzinhos! É um tecido lindo e o preço está ótimo :) E se demorar dois dias é bom demais!
      Muito obrigada pela resposta e pela dica!
      Beijinho

      Eliminar
    3. Se é esquisita com as texturas :) deixe-me adverti-la que o tecido tem um tratamento para poder ser utilizado no exterior, sendo que por esse motivo, não é tão suave como o algodão. No entanto, o mesmo site vende o mesmo padrão em puro algodão, com o inconveniente de ser aconselhada limpeza a seco e de ser bastante mais caro... Depende da utilização que lhe quer dar. Eu encomendei 2,5 yards e é suficiente para uma série de projectos que pretendo realizar.

      A entrega foi mesmo rápida: encomendei num domingo e recebi a encomenda via DHL na terça feira seguinte! Conto encomendar mais tecidos neste site no futuro. Fiquei maravilhada e tenho que dizê-lo outra vez: o tecido é lindo!

      Eliminar
    4. Pois, estou a ver o tipo de tecido. Costuma ser usado também para toalhas de mesa, babetes, etc. Não é plastificado, mas é mais "rijo", não é? Eu precisava dele para umas almofadas para a sala, se calhar com esse tratamento de exterior não fica tão bem... Mas a este preço, que se lixe a textura! Ahahahah
      Bom, mas entretanto estive lá no site e quando estava a fazer o checkout constatei que só em portes seriam 26 dólares. Desisti logo :( Posso ser indiscreta e perguntar quanto pagou de portes? Eu queria 3 yards deste e 3 de outro que entretanto também lá vi, se calhar ficou tão caro por causa do peso...
      Estou triste!! Agora fiquei maluca com o tecido, quero para ontem! :D

      Eliminar
    5. Olhe que não, Miriam. O tecido não é impermeável, apenas resistente para ser usado no exterior. Não é muito suave, é até um pouco firme, mas não é áspero demais para umas almofadas. Talvez se assemelhe a um linho engomado, para ficar com uma referência, e deve amachucar pouco. Aliás, em breve farei umas almofadas com este tecido, e nessa altura a Miriam poderá avaliar o porte e o tipo de tecido com maior facilidade.

      De portes paguei 15,95$, valor que eu não achei nada excessivo. Para uns 15% de desconto adicionais à sua encomenda, use o código
      ABAN613A, penso que ainda é válido.
      Quanto mais encomendar, mais caros serão os portes, e lembre-se que o dólar é menos forte que o euro, portanto o valor a pagar será inferior, o que até se torna animador na hora de fazer a compra.

      Eliminar
  18. Não vou conseguir esperar até ver as suas almofadas, Carla! :p Acho que vou mesmo avançar para a compra.
    Agradeço imenso as dicas e o código de desconto, espero que funcione!!
    Vou fazer agora a compra, logo conto como correu ;)
    E depois trocamos experiências de almofadas! Também vou estofar uma banqueta X, para estofo o tecido deve ser fantástico, pela resistência...
    Muito obrigada mais uma vez pelo código e pelos conselhos!
    Um beijinho
    Miriam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente: para estofos e/ou assentos de cadeiras é um tecido excelente. Gostaria muito de ver o resultado da banqueta! Beijinho e bom trabalho!

      Eliminar
  19. Olá! Comprei ontem à noite. Comprei só o Kirkwood, deixei o outro. Ficou por 30 euros e pouco, o código deu inválido, deve ter expirado!
    Estou ansiosa por que chegue.
    Assim que fizer a banqueta, venho cá contar como correu! ;)
    Muito obrigada, mais uma vez.
    Um beijinho,
    Miriam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é que o tecido chegou hoje às 9 da manhã?! Mas eu não estava em casa e deixaram aviso... Pode ser que consiga alterar a morada!
      Serviço hiper rapidoooooo!

      Eliminar
    2. Eu disse-lhe :)
      Não se esqueça de me mostrar o resultado! Já fiz as minhas almofadas para o sofá, mostrarei nos próximos dias. Estão lindas!

      Eliminar
    3. Já tenho o tecidooooooo!
      Adorei, é ainda mais bonito ao vivo. É resistente, mas sem ser demasiado áspero, estou mesmo contente! :)
      Muito obrigada, Carla, este blog é mesmo uma inspiração diária :)

      (Já bati o olho nas suas almofadas, ali ao lado, na foto da sua filhota! Pela foto parecem lindas (a filha tb!, parabéns), mas vou aguardar o post! Quanto às minhas e à banqueta, só vou poder tratar delas este fds, mas estou desejosa!)

      Miriam

      Eliminar
    4. Que bom que gostou, Miriam. Eu fiquei muito satisfeita com a compra e com as almofadas, o tecido é lindo.

      Agora a foto da filhota com as almofadas... não é a filhota, sou eu mesma (risos). Obrigada pelo elogio!

      Eliminar
    5. Ó meu Deus, o que eu já me ri sozinha!!!!
      Ai que vergonha..................
      Devo dizer que já olhei patra a foto outras 2398 vezes e só me dá para rir.
      Olhe, nem sei o que dizer. "Peço desculpa!!" serve?...

      Devo dizer que está tão bonita e delicada e "angelical" na foto, que parecia mesmo "a filhota".

      God, só eu e esta minha cabeça tonta... :p

      Vou ali enfiar-me num buraquinho e já volto.....................

      Eliminar
    6. Secalhar ainda não me conhecia, e daí a confusão.
      Não precisa ficar envergonhada porque eu também não levei a mal. Muito pelo contrário, sinto-me muito lisonjeada com os seus adjectivos! E com isto, já ganhei o dia! :)

      Eliminar
  20. Olá. Parabéns pelo óptimo trabalho de reciclagem e pela escolha da cor azul, que adoro!!!. Bjos

    ResponderEliminar
  21. Quem tem jeito...tem jeito. Lindo!
    Beijinho

    PS. Desafio no meu canto :)

    ResponderEliminar
  22. Olá Carla, sou fã dos teus trabalhos, como este, mas o propósito deste comentário tem a ver com os teus tapetes de crochet, gostaria de saber preços e se eventualmente fazes com cores matizadas, por exemplo laranja (não laranja claro) com beje
    Bjs e obrigada continua com os teus trabalhos belíssimos.
    Carla

    ResponderEliminar
  23. Ai Carla adoro o seu blog..tem umas mãos fabulosas..Ando há uns tempos para pintar os meus móveis do ikea de castanho escuro para branco mas toda a gente me diz que não vão ficar bem..mas depois de ver esta obra de arte :)
    Aconselha me????e será que a tinta pode ser em spray???qual me aconselha???consigo poupamos um ordenado :) beijinho grande e parabéns mais uma vez.Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel. Como eu costumo dizer, tudo se pode fazer... mas se pretende resultados duradouros e um acabamento com qualidade, aconselho definitivamente a usar os materiais que descrevo no texto: esfregão, primário e tinta de mobiliário, em que poderá optar por sintética ou acetinada.
      Costuma-se dizer que o barato sai caro por isso por favor, não pinte com tinta em spray :)
      Beijinho

      Eliminar
  24. Muito obrigada Carla..já não terei de gastar nem desperdiçar móveis que ainda estão em óptimas condições...
    Admiro imenso o seu trabalho, dedicação, esforço e simpatia :).
    Beijinho enorme.
    Raquel Paiva

    ResponderEliminar
  25. Carla diga me só mais uma coisa, por favor?
    Como peço esse esfregão que usou, tem algum nome especifico?
    E já gora qual o preço da tinta e da tinta primária?
    Muito obrigada e boas decorações..
    Beijinho grande.
    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O esfregão é quase igual ao esfregão verde da loiça. Não sei se o vendem na área de artigos para pintura ou na zona das lixas.
      As tintas existem em diferentes marcas, qualidades e tamanhos, portanto é difícil dizer-lhe um valor (e das tintas que utilizei, sinceramente não me recordo porque já as tenho há algum tempo.
      Quando for escolher um primário, peça para falar com o funcionário do departamento das tintas para eles a ajudarem a escolher o melhor produto para o seu caso. Eu digo isto porque não sei se os móveis têm laminado em madeira ou pvc. Pergunte por um promotor de aderência adequado, pois é isso que vai ser primordial para a pintura fixar e durar por muitos anos.
      Beijinhos e bom trabalho!

      Eliminar
  26. Muito obrigada Carla.Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Tenho andado a descobrir o teu blogue e tinha de comentar este post! Adorei!!!! Foi uma das melhores reciclagens que encontrei até hoje, parabéns! Ficou lindo :) Mais uma para partilhar no meu blogue, se não te importares claro. Estou mesmo fascinada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não me importo Sara, pelo contrário, sinto-me lisonjeada!

      Eliminar

© Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig