terça-feira, 21 de março de 2017

Solução para Paredes Irregulares ou Areadas

Estamos a renovar um dos w.c aqui em casa. É uma divisão muito pequenina, com pouco mais de 2 m2, com acabamentos toscos e de má qualidade e pintada com tinta de areia. Como não tinha uso, foi ficando para último lugar, mas como começámos a substituir as aduelas podres no rés do chão, achámos por bem fazer a renovação por inteiro e pôr este assunto para trás das costas.

Ocorreu-me que poderia ser útil partilhar esta solução que usámos para melhorar o teto grosseiro e mal feito, com um orçamento curto. Será uma solução indicada também para quem tem paredes areadas e pretende por exemplo colocar um papel de parede, ou simplesmente voltar a ter paredes lisas. Resolve também as situações em que as paredes são forradas a azulejo, por exemplo.

Nivelamentos feitos com recurso a gesso cartonado estavam fora de questão devido aos múltiplos ângulos, dimensões exíguas da divisão e questões de humidade nesta área da casa.




Contratámos um profissional para fazer este trabalho no teto assim como colocação de azulejos nas paredes. O restante foi feito por nós (mostrarei o resultado final da renovação num próximo post).

Primeiro foi aplicada uma massa de enchimento em toda a superfície a regularizar. A massa foi trabalhada de forma a deixar a superfície lisa, mas sem o propósito de a deixar totalmente nivelada... Os ângulos são tão esquisitos que já ficámos contentes em obter um acabamento mais liso (relembro o orçamento limitado). Ainda antes de secar totalmente, a superfície foi raspada com uma espátula grande para remover quaisquer imperfeições maiores e promover a adesão do material seguinte.





Em seguida, foi usada uma massa de acabamento (o material tem mesmo este nome na embalagem). É um produto finalizador à base de gesso que vai fazer o acabamento e reproduzir o estuque comum. Depois de seca, a superfície é lixada com uma lixa fina de modo a remover todas as pequenas imperfeições e fica perfeitamente lisa e pronta a receber a tinta. Cada material demorou cerca de 48 horas a secar.




Fez uma grande diferença no aspeto global desta divisão! A última foto mostra já o teto acabado, pintado com uma tinta branco mate. A divisão ainda tem pouca iluminação e não foi fácil captar a superfície branca lisa, mas já é possível ter uma ideia.

Em breve mostrarei o resultado final da renovação low cost desta divisão.
Boa semana!

4 comentários

  1. Olha que boa dica, obrigado por partilhar.

    ResponderEliminar
  2. Pesquisei por soluções para me livrar da tinta de areia e encontrei o seu blog! Que alívio saber que posso colocar um papel de parede na parede da cabeceira do nosso quarto. Será que uma pessoa com jeito para bricolage consegue fazer este trabalho ou será melhor contratar um profissional? E faz muito lixo? Obrigada desde já!

    Rebeca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rebeca. Se a parede é grande, pode não ser fácil deixá-la perfeita, mesmo que o aplicador tenha bastante jeito para bricolage em geral.
      Sou franca, não é um trabalho nada limpo... Ao aplicar as massas, há sempre bocados que caem para o chão, especialmente se não há grande prática em barramento. Mas a parte pior é que depois da última camada aplicada (a massa de acabamento), tem de se lixar a superfície com uma lixa fina, e isso faz bastante pó. Os profissionais normalmente têm umas lixadeiras com aspiração incorporada e isso diminui drasticamente a quantidade de pó resultante dessa operação. Em minha opinião, e face a todos estes pontos, o ideal será contratar um profissional.

      Eliminar
  3. Estou desejosa de ver o resultado da renovação low cost! É que nem sempre há necessidade de gastar imenso dinheiro, bastam boas ideias e capacidade de resolver os pontos digamos, mais negros. Quando há pouco dinheiro, todas as ideias são bem vindas. Lembro-me da renovação que fizeram em que transformaram um anexo em lavandaria sem gastar muito; aquilo ficou muito mimoso! Fico a aguardar por mais esta renovação e pelas óptimas ideias que sempre encontro por aqui.

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig