terça-feira, 9 de novembro de 2010

Leão Chinês- A explicação

Para quem achou estranho ou até feio, este pedido que eu fiz no post anterior, (e especialmente para a Lúcia, que disse que não dormia com isto em casa, hehe), vou mostrar um pouco sobre o significado destes Leões/Cães de Fu, que é muito interessante.








Os Cães de Fu, também Cães de Buda ou Leões coreanos, são poderosos animais míticos que têm sua origem na tradição budista. Na medida em que os chineses empregam o termo 'Fo' para se referir a Buda, pode-se falar também de "Cães de Buda".
Parece que os cães de Fu são na realidade leões, já que o leão é um animal consagrado a Buda.

Foram introduzidos com o budismo, como defensores da lei e protectores dos edifícios sagrados.

Estes animais são também conhecidos como "cães da felicidade" ou "cães celestiais" e são emblemas de valor e energia, complementos indispensáveis da sabedoria.


O simbolismo dos cães de Fu é considerado também nos estudos sobre o Feng Shui, que lhes associa a vigilância, o jogo limpo e a defesa do débil.


Na China são conhecidos como Rui Shi (瑞獅).



Os cães de Fu mostram-se em pares (daí o plural) e com uma ou ambas patas dianteiras apoiadas sobre uma esfera. Com frequência encontramo-los protegendo simbolicamente a entrada de templos e tumbas com o fim de amedrontar profanadores, demónios e outro espíritos malignos. Como exemplo, a Cidade Proibida, na China, está zelosamente guardada por vários casais de cães de Fu. A bandeira do Tibete por sua vez, inclui-os como um dos motivos centrais.


Seus olhos estão sempre abertos com um olhar feroz pretendendo transmitir  protecção contra maus espíritos que queiram violar a tranquilidade do lugar. O animal é símbolo de energia e valor.

Os pares de cães Fu costumam encontrar-se sexuados. Assim,  no casal que guarda a sagrada entrada de um recinto, diferenciamos o exemplar macho porque este apoia a sua pata numa órbita, enquanto a fêmea tem uma cria. Em rigor, cada um dos quais possui diferentes poderes e atributos.






Gostaria só de acrescentar que não foi pelo significado que eu gostei deles, na verdade, eu comecei a vê-los em decorações de revistas modernas e achei um elemento turquesa muito interessante. Só depois é que tive curiosidade em saber o seu significado.

 Também me lembro de ver sempre estes objectos nas casas dos portugueses há muito anos, por isso não os achei nada estranhos. 
Até ando a ver se os encontro em alguma feira, mas queria o par.

(Já encontrei um sozinho numa feira, e não são nada caros, porque já ninguém os quer. Só eu. Prontos.)

15 comentários

  1. Nas casas mais antigas costuma se ver à entrada...
    Quando era mais nova pensava... mas que raio! Quem é que quer uma coisa destas a porta!

    Hoje também sei o porquê e também colocava uns.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Também gosto dessas peças...
    Desejo um dia feliz!

    ResponderEliminar
  3. Ok convenceste-me... se encontrar dois iguais por aqui é a tua prenda de Natal. Mas esquece o plasma e a Cannon!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tens um selito lá no blog!

    http://calateepoupa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adquiri, ainda há pouco tempo um par e são bem lindos!... é pena não poder anexar foto...

      Eliminar
    2. Vai havendo sempre à venda no OLX. Procura em cães de foo ou fu e certamente encontrará o que pretende...

      Eliminar
    3. No OLX.

      Eliminar
    4. Eu tenho o par turquesa com 20cm e vendo por 100€

      Eliminar
  5. Olá, é a 1ª vez que vesito o teu blog e por acaso estou a gostar imenso de tal maneira que to a tentar ver tudo ainda hj... mas em relação a este post que colocas-te eu por acaso tenho um cão Fu, doado pelo meu "forreta" avô, ele tinha realmente 2 cães mas um a minha avo partiu o nas lidas da casa mas ficou o macho guardado feito reliquea e eu lembro-me de ser miuda e de o ver por isso este que eu tenho ja deve ter 10 anos ou mais. não conhecia a historia mas adoro a peça, que para alem de ter sido muito dificil presoadir o meu avô tb da nas vistas de quem ca entra em casa! Obrigada pelo esclarecimento e bons posts! bj

    ResponderEliminar
  6. Olá Carla, só hoje é que vi este post!

    A minha mãe tem dois azuis em porcelana e ofereceu-me dois em bronze que tenho na entrada (ambos de Moçambique). Se encontrar na feira da Ladra ou algures, fica aqui a promessa que compro para ti! Existe uma casa na baixa só de artigos chineses (perto do teatro D. Maria), hei-de lá passar para espreitar...

    ResponderEliminar
  7. Olá amigos!
    Muito interessante a explicação! Obrigado.
    Na "Maria de Bali Móveis e Decorações" vocês podem encontrar um caso trazido diretamente da Indonésia: www.mariadebali.com.br.
    Namastê!

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde.!
    Não tive maneira de me identificar pois nao tenho conta google : (
    Chamo-me Manuel sou de Coimbra e tenho 21 anos.
    Eu gosto muito destes Leos, tenho muitos em casa que fui encontrando em diversas feiras de velharias (cá em Coimbra aparecem com muita frequencia em feiras) mas sempre solitarios, so o macho...
    Hoje por acaso encontrei um par a venda na loja do gato preto mas adquiri so um, contudo quando ia a pagar a senhora da caixa é que me alertou para a historia deles e foi isso que me fez pesquisar e encontrar o teu Blog, ao que parece para alem da tua pesquisa descobri tambem, a partir de um senhor japones, que para eles é mau agoiro ter em casa apenas um dos leoes,!!!! Deve-se adquirir sempre o par.! Ainda nao encontrei o motivo, deve ser apenas superstição nas o que é certo que liguei logo para a loja a reservar o outro leao ahahhaha
    Espero ter ajudado a completar o teu significado dos leoes e que encontres um par para ti :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel, muito obrigada pelo teu comentário.
      Eu não cheguei a encontrar nenhum, infelizmente, mas agora irei espreitar no Gato Preto!
      E o que vais fazer com esses solteirões todos ahaha?

      Eliminar
  9. Eu tenho um tatuado na perna direita
    :3

    ResponderEliminar

© Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig