terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Segredo é a Alma do Negócio

Retomando o post anterior, gostava de explicar o meu ponto de vista e esclarecer esse ponto.

Fico muito feliz quando se inspiram com este blog.
A ideia é mesmo essa, e o conceito de mostrarmos a todos o que fazemos, é um acto generoso e desinteressado de partilha de soluções e ideias.
Adoro receber emails e/ou comentários de leitores que me fazem perguntas e me mostram criações suas. Umas são inspiradas pelo blog, outras não, mas aquela cumplicidade e simpatia dá-me ânimo e faz-me continuar.

Mas depois fico decepcionada e triste quando vejo que copiaram e não referem onde viram, nem sequer uma palavra simpática (uma cortesia de blogger), nem um comentário no nosso post!
Não sei se o fazem por orgulho, não compreendo mesmo.
Já deixei de seguir blogs por causa disso.


Cada peça que faço é única, e foi fruto de muitas horas de tentativas e dores no pescoço... Demoro pelo menos três dias para concretizar cada peça (se correr tudo bem).
Por esse motivo, não gostava nada de ver as minhas ideias copiadas (ou até a fazerem-me concorrência), ainda mais agora que me servem de fonte de rendimento.


Sei que perco não fazendo divulgação aqui no blog. Era publicidade simples e barata, e sempre teria mais umas centenas de potenciais clientes.
Mas também penso naqueles que apenas estariam interessados em copiar a técnica...



Ando muito entusiasmada com este projecto, que por um lado é um estímulo importante á minha criatividade, por outro, é um rendimento extra para o nosso lar. Não gostava de perder isso.

Se já morreu de curiosidade, então não precisa de ler o que a minha filha muito ingenuamente me perguntou enquanto eu preparava a encomenda para as Arábias:

Ó mãe, será que eles vão pensar que são tapetes voadores?






19 comentários

  1. Olá Carla, ainda nem tinha visto o post anterior, mas já percebi que andas motivada. Boa sorte!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Compreendo-te perfeitamente e fazes muito bem em proceder assim!

    Mas mesmo com muitos futuros trabalhitos espero que continues a deliciar-nos aqui neste blog com as tuas partilhas.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Compreendo-te a 100% e só tenho pena que isto não esteja ao alcance de todos. Quem cria, revê-se perfeitamente naquilo que acabaste de explicar :)
    Continua e muito sucesso!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla :)
    Antes de mais, muitos parabéns! Ontem passei aqui e não comentei, mas não me esqueci.
    Acredito que as tuas criações, vão ter muito sucesso, por serem originais, bem pensadas e muito criativas.
    E acho que sim, que o segredo é a alma do negócio. Já vi em alguns blogs coisas copiadas à descarada, com fotos de outros blogs e acho isso muito mau.
    Já tive que apagar três posts que tinha em rascunho, por falarem de assuntos que acabaram por ser publicados noutros blogs, uma enorme coincidência, é certo, mas quem visse os dois posts, ia pensar que o meu era inspirado no que foi publicado primeiro. Outros, tive que os aprofundar mais para serem diferentes.

    Mas no caso das tuas criações, pode-se dizer que já têm uma certa identidade, por isso são fáceis de identificar.
    Espero que corra tudo bem, acredito que sim, e desejo-te muito sucesso nesta nova aventura.
    Beijinhos e boa sorte :)

    ResponderEliminar
  5. Cara Carla, io penso che tu abbia ragione (se google ha fatto una buona traduzione :o) )! C'è tanta gente che vuole approfittare del lavoro degli altri senza faticare. Il tuo blog è pieno di 1000 idee belle e interessanti che ognuno di noi può copiare gratuitamente nella sua casa e nella sua vita; è giusto, però, che tu abbia un riconoscimento "concreto" della tua abilità e della tua fatica. buona fortuna, Carla (Sardegna)

    ResponderEliminar
  6. Olá! Claro que ontem quando li o post fiquei super curiosa... e um pouco triste também quando percebi que não o ía divulgar ... afinal a Carla tem-nos brindado com ideias super criativas com muito bom gosto e elegância e esta será certamente mais uma. Mas os receios são compreensíveis ... É claro que o segredo é a alma do negócio e não só ... não sei se já o fez mas devia de registar a ideia. Assim já podia "matar" a nossa curiosidade !! ;)
    Boa sorte para o novo projecto !! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Carla
    Como eu a entendo.
    Adoro o seu blog. Gosto de vir cá porque me destressa, relaxo com estas fantásticas ideias que tem. Também tenho um blog e deixe-me desabafar, uma das coisas que mais me choca é a entradas das pessoas, fazerem downloads e nem dizem até logo.
    Não percebi o que tem na manga, mas desejo-lhe muito boa sorte.
    Beijinhos
    Cristina

    ResponderEliminar
  8. A César o que é de César! Realmente é triste que as pessoas se inspirem (e por vezes copiem) o trabalho dos outros e nem tenham a dignidade de dar os créditos ao verdadeiro artista!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Dama, ando muito motivada sim :)

    Guidinha, não vou deixar o blog... ainda vão ter de me aturar durante muito tempo! haha

    Inês, quem melhor do que tu para entender isto... obrigada e boas vendas também para ti ;)

    Ana, eu nem me importo nada que me copiem, mas gostava de um créditozinho no final...
    Em relação a essas coincidências, aconteceu-me o mesmo há dias quando eu pensei ter dito a ideia inédita de aproveitar o frasco do doseador como jarra de flores... A Doríssima mandou-me um link do post em que tinha feito o mesmo! Uma pessoa fica até encavacada, mas a verdade é que muitas vezes quando pensamos ter tido uma ideia original, já alguém a inventou e documentou primeiro... O melhor mesmo, é mandar um link da nossa «imitação» á pessoa a quem fomos buscar a ideia ou inspiração. A maioria não se importa, e vai até gostar dessa atitude que funciona como uma mensagem de gratidão. Eu penso assim.

    Paula M., muito obrigada! Realmente, não posso saber se as centenas que visitam o blog serão potenciais clientes ou potenciais plagiadores. Até ver no que isto dá, irei preservar a minha ideia ;)

    Carla, grazie! Google è davvero un grande strumento;)
    In realtà, ci vuole poco sforzo di copiare il lavoro degli altri. Sono molto generoso quando mostrano il lavoro sul blog, ma in questo caso io non voglio correre il rischio.

    lucy, acredito que tenham ficado curiosos :) Registar a ideia seria uma opção muito cara e nunca poderia proteger a ideia a 100%. Eu só tenho receio que se comece a banalizar e a haver concorrência, daí a minha atitude ;)

    Portugal, obrigada e fico contente que venha cá para relaxar :)
    E sim, também me chateia quando nem sequer são seguidores mas vêm cá espreitar e depois vão imitar. Será que pensam que eu não venho a saber? Aconteceu-me exactamente isso com o quadro de borboletas que fiz para a minha filha. Numa das minhas visitas, deparei com a cópia exacta das borboletas que eu usei. Mais aldrabadas, é verdade, mas o mesmo desenho. Deixei logo de seguir essa pessoa que desceu logo na minha consideração, por ainda se fazer de desentendida quando lhe elogiei o trabalho.
    E pronto, também já desabafei :)

    Lara B. todos nós nos inspiramos aqui ou ali, e ninguém é «dono» das ideias. Só que a blogosfera pode ser um meio tão pequeno e intimista que deveria ter-se em atenção estes pormenores e sentido de gratidão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. E fazes tu muito bem ;)

    E já agora Parabéns... que honra fazer encomendas para princesas de verdade, deve ser algo muito original! Tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Carla.
    Não posso dizer que não fiquei curiosa, porque fiquei. Mas compreendo-te e apoio-te a 100% nesta tua decisão, "o Segredo é a Alma do Negócio" e neste mundo da internet "Tudo se cria, tudo se copia".
    Desejo muita inspiração e encomendas, ah.. e poucas dores de pescoço.

    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  12. Tens toda a razão. E acho que fazes muito bem em proceder assim, porque infelizmente pessoas interesseiras e interessadas em ficar com o resultado do suor dos outros, é o que não falta por aí.
    Tudo de bom e espero que tenhas muito sucesso!

    ResponderEliminar
  13. Pois, também fico triste com isso (no meu caso copiaram um post, foto e tudo incluido). Fiquei super-triste, pois a minha pesquisa dá um trabalhão a fazer. Não fiques triste e sim, acho que o segredo é a alma do negócio.

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Bricolar, obrigada, eu fiquei abismada :)

    Marta, para as dores tenho aqui a minha filha para me fazer massaginhas, como ela diz :)

    Paula, infelizmente... Muito obrigada!

    Mafalda, pois, compreendo-te perfeitamente, será que pensam que nunca vimos a saber?

    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  15. Carla, força!
    O que mais interessa é a tua realização, o teu sucesso e sem dúvida nesta fase difícil, o rendimento extra que estes trabalhos te trazem!
    Já partilhas tanta coisa linda connosco, que estar a pedir mais é exagero e má educação na minha opinião!
    Estou muito feliz por ti!!!
    Não preciso de saber o que andas a fazer, interessa-me realmente se os teus projectos estão a correr como desejas ;)
    Beijoca e muito sucesso!!!

    ResponderEliminar
  16. Cada um é como cada qual e se a tua opcção é manter segredo, quem somos nós simples visitantes/seguidores para ficar tristes..(só curiosos mesmo..lol) percebo o teu ponto de vista. olha e mesmo que não sejam tapetes voadores... que voêm ainda muitas e muitas encomendas.

    E sim o tobias é um porco da India..

    Beijokas e bons trabalhos...

    ResponderEliminar
  17. Olá Carla!
    Também fiquei curiosa...não propriamente em saber como se faz mas do que se tratava...compreendo perfeitamente o teu receio mas acho que se não querias partilhar era preferível não teres publicado o post anterior...não me leves a mal...mas foste mázinha!! ;)

    ResponderEliminar
  18. Também compreendo a tua posição e apoio a 100 por cento.

    ResponderEliminar
  19. Velud'arte, sem dúvida que esta situação precária me incentivou a vender estas criações feitas por mim (e logo eu que sou tão apegada a tudo o que faço...). Obrigada :)

    Pinta Roxa, Deus te oiça, Deus te oiça... :)

    Sini, o post anterior serviu para contar o episódio do palácio, e da minha cliente final ser uma princesinha das Arábias. Acho que não é todos os dias que se ouve uma história destas. E eu fui muito generosa até, porque dei a dica do que era... mas ninguém percebeu :) hehe

    gina, obrigada ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig