quinta-feira, 1 de março de 2012

Renovar o Quarto apenas com Tecidos

Ao reler uma das minhas revistas preferidas, El Mueble, encontrei um artigo antigo que muito me inspirou nas sucessivas renovações do meu quarto.

O artigo fala sobre a capacidade que os têxteis têm de renovar por completo uma divisão.
É verdade, podemos dar um ar totalmente novo ao quarto com pormenores muito simples:


*Mudar a roupa de cama. Peças bonitas e de boa qualidade são um bom investimento, além de ajudarem a alterar o visual de forma marcante.
Decore a cama com almofadas e travesseiros de rolo. Sinta-se no direito de criar um local aprazível e digno de aparecer numa revista de decoração.
Use e abuse das colchas. Vá buscar ao baú as colchas de renda da avó!




*As capas de almofada não têm de pertencer ao conjunto, basta que combinem de forma harmoniosa com o resto. Trocá-las de vez em quando, é uma forma barata e simples de mudar as coisas quando estiver aborrecida com o visual da divisão.

 *Algo muito simples como forrar uma banqueta, ou uma cadeira com um tecido novo, produz efeitos extraordinários na divisão.
Esta cadeira que restaurámos cá em casa, foi forrada com um tecido fresco e alegre.



*Se tiver espaço no quarto, coloque um pequeno sofá ou uma mesinha. Além de decorativos, são úteis e  podem contribuir para uma atmosfera convidativa e relaxante.
Eu não tenho uma mesinha, mas tenho um pequeno sofá e uma planta. O sofá muda de aspecto constantemente, graças ás mantinhas que coloco por cima dele. É um sofá muito feínho, mas não se nota nada...





*Para ter mais facilidade em conjugar e alterar a decoração, escolha cortinados com tons neutros e evite estampados e geométricos.
O meu quarto tinha uns cortinados estampados cujos tons se conciliavam perfeitamente com o resto das peças. Mas quando quis introduzir uns tons mais primaveris, reparei que não foi fácil conjugá-los com o estampado. Comprei uns cortinados em azul acinzentado e coloquei os outros no quarto de vestir, onde se inseriram ainda melhor.



*Se gosta de arrojar mas costuma aborrecer-se com rapidez, dê a nota atrevida a peças como as almofadas ou a mantinha sobre a cama. Será mais fácil trocá-las e não se sentirá culpada quando o fizer.


21 comentários

  1. Realmente, tu, no que tocas, deixas tudo tão harmonioso.
    Gostava de ter esse dom..

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas como sempre Carla :) Eu pertenco ao grupo "das que se cansam facilmente" ;) hihihi e este ano estou em ano de mudanças. Alguma dica para pintar móveis que não são 100% madeira? Sei que para que a pintura fique bem os móveis devem ser lixados antes de aplicar o primário... mas tenho medo que comece a "levantar" o laminado e fique ainda pior do que está... Tem alguma experiência?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisas lixar muito. Basta que retires o brilho com uma lixa fina. Quando começar a ficar baço, é suficiente. Atenção aos vértices, para não ficar o aglomerado á vista. Depois, com um primário e uma boa tinta fica um trabalho impecável ;)

      Beijinho

      Eliminar
  3. Adorei a tua colcha de renda:) o teu quarto está super agradável.

    Encontras te alguma coisa na loja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A colcha foi-me oferecida. Olha que sorte hein?
      A loja vai ter de ficar para a próxima ;)

      Eliminar
  4. Tenho uma mantinha como a tua...É lindo o teu quarto.

    ResponderEliminar
  5. As fotos estão lindas,adoro a versatilidade,também muitas vezes mudo almofadas e mantas,dão logo um ar fresco e clean.
    xoxo
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!
      O melhor dos tecidos, é que podemos mudar o aspecto de uma divisão em poucos minutos. Passar de tons quentes e confortáveis no Inverno, e logo a seguir, ter cores frescas e bem dispostas pela Primavera.

      Beijinho

      Eliminar
  6. Bem miúda, tu tens bom gosto e contornas perfeitamente os "problemas" como por exemplo do sofá. Eu também tenho para lá uns graves, ainda por resolver. Adoro a colcha de renda confesso que sempre gostei :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)

      O sofá leva aquela «maquilhagem» e fica logo outro. E ninguém lá vai espreitar para ver como é que ele é, hehe...

      Beijo

      Eliminar
  7. Olá!
    Parabéns pelo blog! Gosto muito das dicas publicadas :)

    ResponderEliminar
  8. Dicas bastante uteis sem duvida!!

    Essa dos lençóis tb tenho vindo a reparar... o que escolhemos faz de facto a diferença, serem escuros claro, lisos com pormenores... dá logo outro aspecto às divisão!

    ResponderEliminar
  9. É verdade! As colchas ou capas de edredon que escolhemos podem deslumbrar ou comprometer o resto da divisão. Não é por nada que uma das peças mais importantes do enxoval de uma noiva seriam as roupas de cama.

    São artigos em que devemos preferir uma melhor qualidade (isso e toalhas de banho). Durarão anos e manterão o bom aspecto.

    ResponderEliminar
  10. Oi Carla!
    Seu quarto é encantador, parabéns pela família linda e por tudo o capricho empregado em sua casa
    Bjs
    Mara

    ResponderEliminar
  11. cantinhodacasafevereiro 21, 2013

    Tenho uma toalha em crochet, feita pela minha mãe há bastantes anos, do mesmo modelo da colcha que tem na sua cama.
    Tenho colchas de crochet arrumadas. Já me deu uma excelente ideia para o verão (só as usava nesta estação).Vou pô-las por cima dass de algodão.
    Obrigada pela dica.
    Já vi vários post seus que me vão ajudar a recuperar mais algumas "tralhas" que estão no escritório e não sei o que fazeer delas.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que se sentiu inspirada com estas imagens!
      Obrigada eu pela visita.

      Eliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig