segunda-feira, 7 de abril de 2014

Remendar Roupa dos Miúdos de Forma Económica (com etiquetas da própria roupa)

Boys will be boys...

E o rapaz cá de casa não é excepção. Calças rotas nos joelhos, camisolas de malha que ficam presas sabe-se lá onde e vêm esburacadas para casa... Tive de inventar formas de recuperar este tipo de vestuário, senão andava sempre a comprar roupa para o miúdo.

Já tinha partilhado aqui como remendo os jeans que se rompem nos joelhos. Coloco quadrados de ganga (estes são das perneiras que sobraram quando fiz os calções para mim) no avesso, colados com cola para tecido. Não coloco remendos do lado de fora porque não gosto nada de ver (além de serem caros), e assim, mesmo se vendo o rasgão, fica fechado e reforçado. E dá um ar mais cool do que um remendo exterior...


Eu uso esta cola para tecidos comprada na Leroy Merlin. Tenho-a utilizado numa infinidade de trabalhos e é muitíssimo durável e resistente às lavagens. E não mancha os tecidos.

Acontece que nem todos os rasgões são assim tão simples.
Uma camisola de malha quase nova com um rasgão é motivo para dar cabo dos nervos de uma mãe. Pelo menos dos meus dá.


Remendei o buraco o melhor que pude, mas fica sempre a notar-se o arrepanhado... então lembrei-me de o tapar com um remendo à medida, mas de forma económica - ou grátis. Procurei pelas etiquetas que normalmente vêm nos colarinhos e encontrei esta que combinava e tinha o tamanho certo. Resolvido! Palmadinha no meu ombro.


Poucos dias depois, eis que minha adorável descendência me presenteia com mais um rasgão enorme numas calças de veludo.


Por mais voltas que desse, não conseguia coser aquilo sem ficar todo arrepanhado. Então lembrei-me de combinar as duas técnicas: colar um remendo pelo lado de dentro, e aplicar uma etiqueta do lado de fora. Usei um tecido parecido e colei-o com a cola para tecidos no lado do avesso.


Eu costumo deixar secar com uns livros em cima a fazer peso e deixo secar de um dia para o outro.


O problema seguinte era arranjar uma etiqueta que ficasse bem e que tivesse o tamanho adequado, porque este rasgão ainda era grande. A solução estava mesmo à minha frente: a etiqueta que vem na cintura, junto às presilhas:


Retirei-a com cuidado e apliquei-a na zona remendada usando uma linha grossa e aproveitando os mesmos furinhos dos pespontos originais:


O emblema é um bocado grande, mas como a roupa dos miúdos até costuma trazer decorações e apliques deste género, penso que ninguém vai imaginar que era um buraco que ali estava... e ainda pode utilizar as calças por mais uns tempos.



Boa semana!

10 comentários

  1. Um belo post remendado Carla! ;)
    Excelente dica de poupança, até porque como dizes..."Boys will be boys" :)

    ResponderEliminar
  2. Que giro, as meias são iguais às do meu filho.
    Boas ideias!

    ResponderEliminar
  3. ás vezes é assim, coisas praticas mas muito uteis. deste-me umas boas ideias.
    Pinta

    ResponderEliminar
  4. Clap clap clap!!
    Lembrava-me da tua técnica para remendar as calças de ganga porque aprendi aqui e já a usei :), dá mesmo um ar muito cool aos jeans ( por acaso quem fez um buraco no joelho fui eu, ihihih).
    Gostei muito das outras ideias, não me tinha ocorrido usar uma das etiquetas dos colarinhos! E as calças bege do rapaz ficaram giras. Todas elas boas ideias!

    Uma mãe agradecida

    ResponderEliminar
  5. Lá por casa tenho o mesmo problema.
    Mas e o tesourinho que agora tem a mania que tenho que fazer bonecos nas calças...
    Enfim, cada um com a sua.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  6. Menina "arteira", hoje dava-lhe um enorme beijinho!! É que o rapazinho cá de casa na semana passada trouxe da escola dois pares de calças em estado lastimável!! E vou seguir estas sua dica fantástica!! Beijinhos, Manuela

    ResponderEliminar
  7. A calça bege ficou ótima. Adoro veludo, acho que o tecido dá um "ar" arrumadinho à roupa, e dava mesmo pena deixar de usar a calça por um rasgão.
    Ficou excelente a solução. Parabéns!
    Beijo Brasileiro.
    www.maosdapati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Cá por casa já passaram à história os acidentes infantis com a roupa e as calças quando estão rasgadas é porque elas as querem assim mesmo! Mas o que me irrita alarvemente é camisolas e t-shirts de algodão praticamente novas irem duas ou três vezes à máquina e aparecerem com milhentos mini buraquinhos que inutilizam logo a peça ou calças de ganga que ao fim de um mês começam a ficar tão gastas entre-pernas que acabam por abrir buraco! Para este último caso, tenho solução (remendinho), agora para as camisolas ainda ando a puxar pela cabeça o que hei-de fazer para as não ter de deitar fora ou usar apenas como roupa de trabalho...

    ResponderEliminar
  9. para os buraquinhos das tshirts sempre que possivel costumo usar uma lantejola que combine com a cor :)

    ResponderEliminar

© Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig