sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Kefir - Benefícios e forma de usar

Descobri o Kéfir o ano passado através de uma reportagem da Sic.
Desconhecia por completo, nunca tinha sequer ouvido falar, então fui pesquisar um bocadinho, e apercebendo-me dos seus benefícios decidi que queria experimentar.






O Kéfir é uma colónia de microorganismos que consomem lactose (podem usar-se vários tipos de leite).
É originário do Cáucaso e supõe-se que seja usado há mais de 4000 anos, sendo passado de geração em geração. 
É formado por mais de quarenta tipos diferentes de lactobacilos e leveduras (incluindo Lactobacillus casei e Bifidobaterium), muitas mais do que aqueles probióticos vendidos em garrafinhas no supermercado. Todos os benefícios prometidos por essas grandes marcas são suplantados pelos do Kéfir, que é muito mais completo e puro (e gratuito!).
Está confirmado por vários estudos científicos por todo o mundo que traz ao organismo humano diversos benefícios.


Os grãos de Kéfir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior for a temperatura, mais fermentarão e mais aumentarão de tamanho (por isso são passados de mão em mão de forma gratuita e solidária). Abaixo dos 10ºC, o Kéfir entra em estado de hibernação, por isso, posso guardá-lo no frigorífico (imerso em leite) durante uma temporada se não me apetecer consumir, e assim não morre.


É preciso ter alguns cuidados:


* Não usar coadores nem outros utensílios em metal.
* Guardar em frasco hermético, ao abrigo da luz, e sempre alimentado com leite.
* Coar cada 24 horas, caso contrário, a fermentação é mais prolongada e o sabor fica mais forte.
* Evitar enxaguar com água da torneira (devido aos desinfectantes) e fazê-lo somente uma vez por semana, para lavá-lo delicadamente.
* Ter as mãos e os recipientes limpos ao lidar com o Kéfir.
* Não espremer ou apertar os grãos de Kéfir, trate-o com carinho!


É um microorganismo produtor de uma bebida altamente benéfica que muito oferece e pouco pede em troca.


Cá em casa preparo do seguinte modo: tenho um frasco hermético onde o guardo imerso  na porção de leite que desejo beber no dia seguinte. Passadas 24 horas, coa-se a bebida, reserva-se no frigorífico e colocam-se novamente os grãos de Kéfir no frasco hermético com mais leite. A bebida já coada deve guardar-se impreterivelmente no frigorífico e deve consumir-se em dois dias aproximadamente.  


Tem um sabor semelhante ao do iogurte natural e eu costumo misturar flocos de mel (Nestum) e uma pitada de açúcar, fica bastante saboroso. Pode beber-se puro ou pode  juntar-se  frutas e outros cereais que normalmente se adicionariam a iogurte.

Preparar o recipiente e o coador


Coar os grãos de Kéfir


Lavar o frasco hermético (de preferência em vidro), voltar a colocar os grãos de Kéfir, e adicionar a quantidade desejada de leite (tendo o cuidado de deixar 1/4 do recipiente livre para que a fermentação ocorra sem problemas)

Notei efeitos principalmente a nível do equilíbrio da flora intestinal,  e acredito que ajuda a nível de defesas contra constipações e gripes. Também lhe são atribuídos benefícios a nível de controlo do colesterol e diminuição do risco de contrair cancro.

O meu veio de Coimbra. Procurei anúncios online (já que não conhecia ninguém que tivesse Kéfir) e encontrei por sorte, uma pessoa que ainda tinha duas doses que podia doar. Recebi num envelope dos correios, fechado num saquinho (os grãos aguentam algum tempo sem alimento). Era uma dose tão pequenina, mas rapidamente ganhou volume, ao longo de umas duas semanas.
Encontram-se pela Web muitas descrições sobre esta matéria e inclusive imensos vídeos no Youtube, com a forma de preparação e até receitas (pudins, queijo, cheesecake...), mas que eu nunca experimentei.


Alguma dúvida que tenham, podem deixar nos comentários ;)


74 comentários

  1. Já ouvi falar mas nunca tive em casa ;)

    ResponderEliminar
  2. Já li acerca dos benefícios do Kefir, e achei mesmo muito interessante este teu artigo.
    Notas-te melhoras?
    Eu tenho muitas dores na altura da ovulação ou quando ando menstruada (uso DIU), e li que a introdução do Kefir na nossa alimentação melhorava consideravelmente esses sintomas, o que achas?

    ResponderEliminar
  3. Parece couve flôr!

    Eu que sofro de intolerância à lactose achas
    que posso experimentar sem correr o risco de
    ficar doente?

    Eu bebo leite 0% lactose da Mimosa, achas que
    com este leite funciona da mesma maneira?

    Tenho alguns problemas intestinais (prisão de ventre, barriga inchada,...) e gostaria de experimentar.

    Bom fim-de-semana!

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oi, bom dia, sou NELMA de RIO CLARO, SP , qto a sua duvida não se preocupe o KEFIR , pode ser alimentados ate com o leite de soja, consuma esse tesouro sem medo, q DEUS te abençõe.

      Eliminar
    2. Oi, você pode perfeitamente beneficiar-se do kefir, mesmo sendo intolerante a lactose. Existem dois tipos de kefir, o de leite e o de água. Ambos têm as mesmas propriedades. Pesquise na internet que você vai encontrar informações a respeito do kefir de água. Sou do Brasil, Paraty, RJ e estou começando a usar o kefir há poucos dias. Neiva.

      Eliminar
  4. Olá Luísa, eu notei efeitos a nível da flora intestinal principalmente, faz maravilhas ;)

    Em relação ás dores menstruais, não posso garantir-te que ajude, mas como não tem efeitos secundários conhecidos podes sempre experimentar. E o teu corpo agradece :)

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Agora sim entendi porque tive tantos problemas quando tentei usá-los. Estava fazendo tudo errado!

    Beijinhos =*

    ResponderEliminar
  6. Olá Carla,
    Trabalhei durante 6 anos num laboratório de microbiologia na universidade do Algarve. Posso te dizer que lidava com esses bichinhos todos os dias. Fazia os crescer, plantava os e contaminava alimentos para ver a reacção. Os leites fermentados, diferentes dos iogurtes são melhores e mais benéficos para a nossa flora intestinal. No " celeiro" encontras kefir. E dou te os meus parabéns pelo artigo. Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Pois é Formiguinha, é parecido com couve flor.

    Olha, não poderás usar leite 0% lactose senão os «bicharocos» não terão do que se alimentar...
    Se usares leite normal, a fermentação vai reduzir a quantidade de lactose no leite, mas se a tua intolerância for muito severa, poderás ter sintomas. Terás que ser tu a avaliar ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá Libelinha, obrigada pelo teu comentário com conhecimento de causa.
    Já me tinha dito que se vendia a bebida no celeiro (não os grãos), mas porque havemos de comprar uma coisa que podemos fabricar gratuitamente em nossa casa, não é?

    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  9. Isso concordo contigo!
    Todos nós podemos ser microbiologistas, basta ter um pouco de paciência e essencialmente uma bancada de trabalho limpa. As cozinhas das nossas casas são autênticos laboratórios. Um dia vou escrever sobre isso: cozinha laboratorial :) bjs

    ResponderEliminar
  10. Que trabalheira...
    ( Reparei no leite, seguiste o meu conselho :))
    Acredita que é uma boa compra, um dia envio-te um mail com umas coisinhas que não posso deixar em comentario :)
    Bj Grande

    ResponderEliminar
  11. A minha chefe adora-o! Bebe todos os dias 1 copo ao almoço. Eu pessoalmente não gosto muito do sabor e como sou intolerante à lactose... Mas faz bem, sim senhora!

    ResponderEliminar
  12. Olá bom dia!
    Já a alguns anos tive kéfir e gostei muito foi uma amiga que me deu, durou muito tempo mas acabei por perde-lo e nunca mais consegui encontrar ninguém aqui por perto que utilizasse, visto que a minha amiga também acabou por perder essa preciosidade...
    Vou tentar encontrar no celeiro...
    Belo texto, parabéns e obrigada pela partilha, beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Casa Encantada, assim descrito pode parecer que dá muito trabalho, mas nem por isso! Coar, lavar o frasco, encher com mais leite e guardar novamente, é simples!
    E o leite é o mais barato e é bom, por agora vamos consumir deste ;)
    E venha de lá esse email!

    Nuno e Paula, algumas pessoas podem custar a habituar-se ao sabor, muitas desistem logo. Eu descobri que juntando o Nestum e um bocadinho de açúcar tornava o sabor agradável. Fica uma bebida consistente e como só mais umas bolachinhas, tenho o pequeno almoço tomado!

    Empresária de Sucesso, eu já doei partes do meu, por agora ainda não tenho que chegue para repartir de novo :( Mas tenta, pela web há fóruns dedicados a isso e também anúncios.

    Beijinhos a todas e obrigada

    ResponderEliminar
  14. boa noite ! quero muito conseguir o kefir, moro em taubaté interior de são paulo, como posso conseguir. obrigado !

    ResponderEliminar
  15. Olá Juliana. Não sei qual é a facilidade em encontrar Kéfir aí no Brasil, mas o melhor será ver nos fóruns brasileiros dedicados ao tema, como o
    http://www.kefir.com.br/

    Daqui da Europa é melhor não não lhe ser enviado, porque o Kéfir não resistiria e/ou poderia ser confundido com um produto narcótico ilegal pelos serviços alfandegários, entende? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla

      Ainda têm para doar? necessito e estou a ter algumas dificuldades em encontrar, li que ajuda muito no combate de algumas doenças e na prevenção de outras quantas.

      Eliminar
    2. Olá Débora, infelizmente não estou a criar nem a consumir neste momento. Sugiro espreitar os fóruns dedicados ao assunto. Alguns costumam ter uma secção para doações, foi assim que consegui o meu na altura.

      Eliminar
  16. olá Carla!

    Parabéns pelo post, há algum tempo também fiz um post sobre o assunto, pois há 5 anos que eu e meu marido bebemos Kéfir, e tenho pena de mais pessoas não o utilizarem , mas não tenho o seu talento para escrever.

    Helena

    ResponderEliminar
  17. Olá Helena, obrigada pelo seu comentário. De facto, eu não conheço o Kéfir há tanto tempo e também foi a única coisa que eu não consegui que os meus filhos tomassem. O meu marido toma ás vezes, mas os miúdos tem que ser com mais calma...

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Olá
    Ví na internet que voce se interessa por Grãos de Kefir,sou cultivadora
    dos de água e de leite.
    JÁ CONSEGUIU?
    Envio para todo Brasil a un custo de R$ 10,00+frete o de água e R$ 14+frete o de leite.
    Esta colaboração de R$10,00 é para que eu possa continuar cultivando
    para ajudar aos que não tem recursos.
    E levando-se em conta que voce só vai contribuir uma vez e os terá para
    sempre para dar e vender é simbólica esta contribuição.
    Se tiver interesse entre em contato mandando seu Cep para calculo do
    frete,depois te passo minha conta vc deposita e eu envio em seguida os
    grãos.
    Mande seu Cep para cálculo.
    Auxiliar poderoso no emagrecimento.

    Sempre as órdens.
    --

    ResponderEliminar
  19. Regisilva, obrigada, mas como mencionei no post, já uso kéfir há mais de uma ano, e os meus grãos estão de perfeita saúde, e de vez em quando tenho quantidades que doo a quem estiver interessado e prometer cuidar bem dele.

    Os grãos são normalmente passados de mão em mão de forma gratuita e solidária. Há sempre um vizinho, um conhecido que tem e nos cede um pouco ;)

    De qualquer modo, obrigada pelo seu comentário.

    ResponderEliminar
  20. Olá,

    Já há uns 8 anos eu tinha umas sementes de kefir e realmente era muito agradável de se beber.
    Infelizmente houve quem mexesse e as sementes lá se foram.
    Hoje em dia até arranjei uma cena de pele.. coisa ligeira na mão..um eczema"coisas de alergia".
    Até desconfio que seja mesmo do
    sistema imunitário.
    Pela fama que tem o Kéfir era algo de experimentar novamente e ver se dava conta disto.
    Agora uma grande questão.. onde arranjarei sementes??Se tiverem para dar eu vou buscar e ficava muito agradecido.
    Encontrei o blog por acaso a pesquisar pelo Kéfir no google, mas até já encontrei a venderem no Olx, sempre ouvi e li que se passa de mão em mão lol.
    Já agora se tiverem para dar.
    Eu sou de Sintra Junto ás Azenhas do mar!
    Meu email: cavenox@gmail.com

    E obrigado

    ResponderEliminar
  21. Olá,
    sou seguidora do teu blog à algum tempo mas só hoje li este artigo.
    Lembro-me que a minha mãe tinha as sementes de kefir lá em casa, isto á cerca de 27 anos.Foi uma vizinha que nos deu. Com o tempo perdi as sementes e nunca mais consegui arranjar. Já tinha pesquisado no google mas ainda não tinha lido este artigo. Alguem sabe onde posso arranjar as sementes? Alguem vende ou tem para dar?
    Se sim podem enviar mail para: facenotes9@gmail.com.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  22. Olá,
    Sou de Coimbra e gostaria de começar a reproduzir kefir para consumo. Podes dar-me o contacto da pessoa de Coimbra que te doou o kefir? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente não guardei o contacto da pessoa que me enviou; nem tenho kefir disponível para doar. Eu lembro-me que na altura pesquisei em alguns fóruns para conseguir a doação. Espero ter ajudado...

      Eliminar
  23. Olá Carla,

    a minha mãe tomou kefir durante anos, mas eu era muito pequena e não me lembro disso. Uma amiga falou-me há dois dias, pesquisei e decidi experimentar 8se faz bem á saúde e não tem contra-indicações, experimenta-se!). Já consegui que me doassem, tenho ali num frasco já com leite para amanhã. Porém, tenho uma dúvida: não posso lavar os grãos de kefir na torneira, ou não devo lavar todos os dias? a pessoa que me deu disse para enxaguar de 2 em 2 ou 3 em 3 dias.

    E o frasco, posso lavar normalmente, com detergente? Outra duvida, posso lavar o frasco sempre que troco o leite, certo?

    Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  24. Desculpa, Carla, tenho mais uma dúvida: o frasco deve ficar destapado, ou posso tapar deixando 1/4 do frasco livre?

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula, o frasco deve ficar tapado (e ser de preferência hermético).
      O frasco deve ser de vidro e lavar-se todos os dias antes de colocar novo leite, utilizando detergente da loiça normal.
      Os grãos podem ser passados brevemente por água corrente de 3 em 3 dias (ou mais). Isto é para não os sujeitar tanto ao cloro presente na água da torneira.

      Atenção a só mais um pormenor: o coador deve impreterivelmente ser de plástico (ou daqueles de silicone); nunca deve usar-se coadores metálicos!

      A principio poderá estranhar o sabor. Agora bebo o kefir puro, mas antes juntava flocos de mel (Nestum) e/ou açúcar.
      É uma bebida muito completa e eu espero que lhe traga muitos benefícios! (Não se esqueça: se for de férias ou simplesmente não lhe apetecer tomar o kefir por uns tempos, guarde-o fechado em leite no figorífico. Ele entrará em hibernação e não se estragará.)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. muito obrigada por todos os esclarecimentos :)

      beijinhos!

      Eliminar
    3. O kefir pode ser lavado li em um artigo, com agua sem cloro. A forma de extrair o cloro da agua é fervendo-a, mas tem que deixar arrefecer a temperatura ambiente, antes de usar.

      Eliminar
  25. Olá. Vi agora este post sobre o Kefir. Há muito tempo que conheço mas bebo-o apenas desde Dezembro e confirmo os benefícios a nível do tráfego intestinal. Desde que bebo nunca mais precisei de medicamentos nem pomadas para certo problema. Apenas junto açúcar e bebo assim. Inicialmente fazia batido.

    Segundo escreveste, há 1 coisa que desconhecia: a não utilização de coadores de metal. Eu uso e não vejo inconvenientes, pelo menos de que me aperceba.

    Apesar de não possuir muitas vitaminas, tem muitos benefícios como fixar os nutrientes, nomeadamente o Cálcio.

    Recomendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta!
      O uso de utensílios de metal é desaconselhado no que respeita ao tratamento do kéfir. Vê aqui para teres uma ideia.

      Eliminar
  26. Boa tarde,
    Gostava de ter uns grãos de kefir, mas não conheço ninguém que tenha. Será que alguém me poderá ceder alguns?
    Desde já agradeço a atenção.
    Deixo o meu contacto caso alguém me possa ceder.
    Filipa
    filipac.pontes@gmail.com

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde,
    Também gostaria de fazer essa experiência, se por acaso houver alguma alma caridosa, agradecia :)

    Obrigado pela atenção!
    Cump.
    tapadeiro@gmail.com
    Luiz Cardoso

    ResponderEliminar
  28. Já tenho procurado há um bom tempo e até por recomendações médicas gostaria de obtê-lo. Minha filha nasceu com algumas anomalias e com certeza ele ajudaria demais. Obrigada,
    Vânia
    vaniasabrantes@gmail.com

    ResponderEliminar
  29. Bom dia, Gostava de encontrar alguém em Lisboa que tenha grãos para doar.
    Meu email: silvia.maximo@sapo.pt.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  30. Tenho grãos de Kefir para doar; zona de Coimbra
    Meu email correiodagloria@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Pajarita.
      Sou a Paula, e sou de Coimbra, e gostaria muito de obter grãos de Kefir. se ainda Tiver para doar, fico muito agradecida. Meu email: perira-paula@live.com.pt

      Eliminar
  31. Há cerca de 1 semana consegui arranjar sementes de kefir, mas pelo que li agora do seu post já fiz algumas asneiras :/ , pois não tive oportunidade de falar directamente com a pessoa que doou. Tenho coado o kefir com um coador metálico! Será que já comprometi o seu crescimento? As minhas sementes estão ainda muito pequeninas, apesar de serem bastantes. tenho guardado o kefir no frigorífico, mas pelo que entendi isso vai atrasar o seu crescimento, não é ? Será melhor deixar fora?

    Obrigada pelo post, esclareceu muita coisa!!

    ResponderEliminar
  32. Pode ser que não, Vanessa. De qualquer modo, comece a utilizar um coador em plástico ou silicone. Agora no Inverno, não tem motivos para guardar o seu kéfir no frigorífico, especialmente quando ainda tem uma quantidade reduzida. Guarde-o à temperatura ambiente num recipiente hermético (de preferência em vidro) e coe-o todos os dias. Assim, habitua-se desce cedo ao sabor que é muito suave agora, e faz com que os grãos se multipliquem.
    No verão, por vezes a fermentação ocorre muito rapidamente o que resulta numa bebida com um sabor muito forte. Pode corrigir (se não gostar), colocando o frasco metade do dia no frigorífico (nesta altura pode também começar a doar algumas porções para manter a quantidade que precisa, porque quanto mais grãos, mais forte o sabor). Saiba que se o mantiver sempre no frigorífico, os grãos entram em hibernação e não se multiplicam,mas dá jeito em caso de férias ou quando não o quiser utilizar por um determinado período de tempo.

    ResponderEliminar
  33. Muito, muito obrigada Carla! Vou seguir as sugestões e esperar que se mantenha saudável e cresça :)

    ResponderEliminar
  34. Ganhei as Criancinhas e as coloquei no leite ficaram hiper gordinhas , estou passando em um paninho novo e fino de algodao .Pergunto o que devo consumir e o liquido que passou por este pano? Achei que teria a consistencia do iogurte?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que deve consumir é o leite, efectivamente. Se o coar no espaço de 24 horas terá a consistência do leite, se esperar mais tempo ficará mais coalhado mas também com um sabor muito mais forte devido à fermentação.

      Eliminar
  35. Maria Ameliaabril 25, 2014

    Olá Carla, se eu deixar o leite muito tempo fora do frigorifico, (alem das 24h recomendadas) sem mudar o leite que tem no recepiente com kefir, o leite pode alterar. Está correcto? Eu acho que deixei passar o leite e o resultado nao foi o desejado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ultrapassar as 24 horas sem coar, o leite fermentará mais mas não está estragado.
      Há quem goste dele mais forte ou simplesmente necessite dele assim para uma receita em especial. Não há problema em bebê-lo, apenas poderá não gostar do sabor mais intenso...

      Eliminar
    2. Maria Ameliaabril 26, 2014

      Êxtrai da minha produçao de kefir, uma parte, para poder efectuar alguns testes com ele. Em uma pagina vi que a pessoa separava a agua (soro) por baixo da fermentaçao. Estava a tentar conseguir essa "imagem". Deixei fermentar por 3 dias sem mudar o leite, com ele fora do frigorifico.
      Deixo umas imagens para veres. Ainda nao tinha mexido o leite com o kefir. Depois que mexi, ficou com o aspecto normal do leite. Acabei por deitar fora essa amostra
      http://imgbox.com/5T1FWj9y
      http://imgbox.com/o38irlOb

      Eliminar
  36. Maria Ameliaabril 26, 2014

    Procurei por imagens e realmente nao ha nada de errado, o termo é queijar, mas so de olhar dá medo

    ResponderEliminar
  37. Qual o leite que esta a usar acima?

    ResponderEliminar
  38. Olá Carla, sou de Sintra e ando à procura de grãos de Kefir, ainda tem para doação?
    Obrigada.
    isabel_jeronimo@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento não Isabel... Tenta nos fóruns sobre o tema, há sempre ofertas novas ;)

      Eliminar
  39. Olá Carla, iniciei-me no kefir por intermédio de uma colega e fiquei curiosa acerca dos benefícios que oferece. Comprei numa loja Celeiro kefir de leite de vaca, indicaram-e tomar 2 colheres de sopa ao pequeno-almoço e lanche. O que é certo é que notei que fiquei mais inchada e presa. Já procurei na net mas só falam dos grãos de kefir e percebi que mais de 40h de fermentação prende os intestinos mas não falam do kefir de "compra"...será que me podes ajudar? O que estarei a fazer mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sarita! Por acaso desconheço os produtos e sucedâneos de kéfir à venda nas lojas. Até hoje só lidei mesmo com os grãos, ou seja, o produto puro.
      Normalmente o kéfir ajuda muito no trânsito intestinal (eu própria notei grande diferença), mas pode ser que seja necessária uma adaptação do organismo... ou então talvez seja melhor experimentar a versão caseira pura. E grátis! :)

      Eliminar
  40. Para quem quer uma doação de Kefir, consulte o site: KEFIR - Alimento Probiótico
    Não pague para receber o Kefir, porque foi doado por Deus, e não se deve vender! Quem utiliza essa prática para ganhar dinheiro, jamais será saudável e feliz! Não caia nessa! O Kefir é para ser passado de mãos em mãos! Sejam felizes!

    ResponderEliminar
  41. Posso enviar diretamente para o seu email, alguns endereços que eu conheço, não só de Portugal, como também de alguns outros países, extraídos do site KEFIR - Alimento Probiótico! Não existe problema algum, pois fazem parte de uma lista de doadores! Seja feliz! O meu endereço: silva.sereno.55@gmail.com

    ResponderEliminar
  42. Existem vários sites que mostram os benefícios e contras do Kefir, quando não é tomado corretamente! De início deve ser tomado em poucas quantidades para o corpo se ir habituando, e mais tarde seguir todas as instruções corretas, para se alcançar o verdadeiro bem estar, otimismo e alegria de viver, assim como a paz de espírito! Tudo isso eu já comprovei quando tomei o Kefir há uns anos atrás! Experimentem, pois é 100% saudável, e com a saúde vem também a alegria de viver! Sejam felizes!

    ResponderEliminar
  43. Olá,
    Ganhei o kefir... Eles sempre devem ser mantidos na geladeira enquanto estiver sendo consumidos frequentemente? Lavo com água fervida e esfriada ou ate mesmo direto da torneira a cada 3 dias? E no mínimo devo esperar 24 hrs para o processo de fermentação após colocar o leite ne?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas um reparo: se o colocar no frio o processo de fermentação não ocorre, deve colocá-lo à temperatura ambiente.

      Eliminar
  44. Olá, fiquei fora de casa por duas semanas e n foi trocado o leite de meu kefir, ele n mudou nem o cheiro nem a cor. Quero saber se ainda está em condição de uso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, se o kefir foi deixado imerso em leite, em princípio terá tido alimento suficiente e estará em boas condições. Rejeite esse leite e trate-o como habitualmente. Se depois disso o leite fermentar e não apresentar cheiros estranhos, o kefir está saudável.

      Eliminar
  45. Bom dia Carla. .chamo me Mara... estou doida para experimentar kefir mas não encontro ninguém para me doar kefir, sou de Aveiro. ..pode me doar? Uma curiosidade; se me derem kefir e só utilizar uma parte depois posso voltar a misturar com a que não foi usada?
    Estes são os meus mails. ..
    meninamulhermorena@hotmail.com
    28112014 mor@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Mara, se ainda não tem o kefir, eu posso doar-lhe algum.É só dizer!
      Sergio

      Eliminar
  46. Quen tiver interesse no kefir, doo.
    ludmr@yahoo.com.br
    Sao paulo-sp

    ResponderEliminar
  47. Olá. Gostaria de saber se me podem doar grãos de Kefir pois tenho lido que faz muito bem ao nosso corpo. Gostava de experimentar.

    ResponderEliminar
  48. Olá , deixei meus grãos por mais de um mês na geladeira sem trocar o leite
    Agora troquei e o leite fica coalhado mas não engrossa
    Será que estão fracos ou morrerão ?
    Não tem cheiro nem cor !
    O cheiro e de leite coalhado somente .
    Desde de já muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente trocar o leite como habitualmente durante uns dias, mas sem o consumir. Em princípio retomarão a sua vitalidade.

      Eliminar
  49. Carla, boa noite!
    Gostaria de lhe dar os Parabéns pelo excelente documento informativo.
    Queria também partilhar a minha experiência com o consumo do Kefir de leite.Iniciei a minha experiência com o Kefir no dia 1 de setembro deste ano e tenho sentido alguns sintomas estranhos no meu corpo, a nível da flora intestinal. Tenho sentido dores frequentes na barriga, com sintomas muitos parecidos aos da diarreia: calafrios, suores, tonturas, barulhos constrangedores, afrontamentos e sinto também o coração acelerado.Conhece pessoas que já tenham tido estes sintomas? Será normal? Estarei a proceder corretamente no processo da fermentação? Acrescento que tomo o kefir de 24h.
    Obrigada pela atenção.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu perdi o meu kéfir quando comecei a reduzir o consumo de leite (por motivos de doença de Crohn), mas enquanto o tomava nunca notei esse tipo de sintomas, pelo contrário, notava que o meu intestino funcionava melhor (talvez não devesse ter deixado de o usar...). Eu também o deixava fermentar de um dia para o outro; mais do que isso e o sabor já se tornava demasiado forte para mim.
      Se pensa que esses sintomas se podem relacionar com a toma, experimente suspender e ver se o sistema digestivo regulariza. Nunca li nada sobre efeitos adversos do kéfir, mas talvez ele não seja benéfico para algumas pessoas. Eu costumo confiar mais no meu instinto e nos sinais do meu corpo do que em algo que me dizem que é/não é bom para mim, por isso, nada como ver como é que o seu organismo responde com e sem esse alimento para concluir se lhe traz benefícios ou se pelo contrário lhe desregula o trânsito intestinal.

      Eliminar
  50. Olá, eu tentei doação e não consegui, então encontrei uma loja online que vende o Kefir de Leite e comprei por R$24,90 com frete grátis, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil, o site é esse se interessar para alguém:

    kefirdeleite.com

    ResponderEliminar
  51. Olá amigos, eu tentei doação e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite e Kefir de Água e comprei por R$24,90 com frete grátis, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil, o site é esse se interessar para alguém:

    Para quem está procurando Kefir de Leite é nesse site:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    tibicos.com.br

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig