Esta senhora que lhe vou apresentar, é muito feminina e gosta de usar jóias.
É assim que eu vejo esta cadeira.
Mas ela não foi sempre assim. O seu destino era o contentor: Porque já está muito velha e tem uma perna partida. Eu disse não senhora, e trouxe-a comigo. Já sabia na minha mente, como queria que ela ficasse.
Só que a cadeira, além da perna partida, estava toda desconjuntada, e teve de ser toda desmontada, para se poder colar e pregar todas as peças. Também alguns ornamentos estavam soltos, e as ferragens de latão escuras e a cair. Em resumo: uma lástima.
No fim, usei um tecido branco para o acabamento final.
É assim que eu vejo esta cadeira.
Mas ela não foi sempre assim. O seu destino era o contentor: Porque já está muito velha e tem uma perna partida. Eu disse não senhora, e trouxe-a comigo. Já sabia na minha mente, como queria que ela ficasse.
Só que a cadeira, além da perna partida, estava toda desconjuntada, e teve de ser toda desmontada, para se poder colar e pregar todas as peças. Também alguns ornamentos estavam soltos, e as ferragens de latão escuras e a cair. Em resumo: uma lástima.
Com muita paciência, o meu marido conseguiu restaurar a perna. |
Sem falar no assento... Tirei mais de uma centena de agrafos. O forro estava podre mas o tecido que forrava a cadeira estava em excelentes condições, assim como os agrafos).
Ao desforrar, encontrei a estrutura de molas. Ainda não tinha passado pelas minhas mãos uma cadeira tão antiga.
Os meus lindos chinelos... |
Mas foi quando encontrei a madeira neste estado, que me fui abaixo nas pernas e gritei sozinha Caruncho!!
Ai senhores, estava quase a pegar naquilo e enfiar no congelador! Ia ver quem se ria no fim.
Mas o meu marido (que é um sábio), foi mais astuto do que eu e viu que não era nada caruncho, mas sim, marcas de pregos de outras duas vezes que a cadeira tinha sido forrada. Ora bem, feitas as contas, a cadeira foi forrada duas vezes com pregos, mais uma com agrafos, e mais outra vez por mim. Vi fiapos de cor vermelha e de cor verde azeitona. Esta cadeira tem uma grande história para contar!
No fim, usei um tecido branco para o acabamento final.
Pintei a cadeira com um primário, demorou dois dias para secar bem. Lixou-se, e passou-se a primeira demão de tinta (mais dois dias para secar). Lixar ligeiramente de novo, e passar segunda demão de tinta (mais dois dias...) Entre cada intervenção, passavam cerca de dois dias. Secagem de colas com a cadeira presa em torno (para as quatro pernas, uma de cada vez)... foram necessárias várias semanas para obter o resultado final.
Ah! Já me esquecia das aplicações de latão: depois de muito bem limpas e polidas, não gostei de ver o dourado, e decidi pintá-las com spray cromado |
Espero que a cadeira se sinta orgulhosa de si mesma. Eu pelo menos, sinto.
Olá Carla,
ResponderEliminarFicou digna de uma loja de decoração :) O primário e a tinta, foi de que fabricantes? Parabéns! E haja alguém que mostra como se faz! Obrigada pela partilha! Beijinhos
Está mesmomuito bonita parabens.
ResponderEliminarOlá Carla,
ResponderEliminarQue maravilhoso trabalho nos apresentas aqui.
Um belo restauro, sim senhora.
Essa cadeira deve estar imensamente feliz e a antiga dona se a visse agora iria pensar que não se devia ter "descartado" de uma peça assim.
Bjs,
MJ
Ficou linda a Senhora cadeira! Parabéns pelo teu trabalho e paciência! És cá das minhas, quando ponho uma ideia na cabeça não desisto enquanto não consigo... e quanto aos tesourinhos.... talvez seja por isso que tenho uma catrefada deles à espera da sua makeover!
ResponderEliminarbjocas
Ficou muito gira! Tens muito jeito para restaurar e dar um ar clean a peças mais antigas!
ResponderEliminarDeixa-me dizer te que: Está maravilhosa!
ResponderEliminarBom trabalho vocês fizeram! Parabéns!
Bela senhora aí tens!
Beijokas
Que mãos maravilhosas que vocês têm. A volta que deram à cadeira, está linda! Parece nova.
ResponderEliminarBeijinhos
ficou lindaaaaaaa parabéns
ResponderEliminarObrigada, deu-nos mesmo muito trabalho...
ResponderEliminarlibelinha, a marca do primário é «Tintas Vip», e a tinta é «Luxens», a marca própria da Leroy Merlin. O tempo de secagem muito prolongado deve-se ao facto de serem ambos sintéticos, mas em contrapartida, oferecem mais durabilidade e melhor facilidade de limpeza ;)
Carla, valeu bem a pena todo o trabalho que ela deu porque ficou um espectáculo.:)
ResponderEliminarFiquei de queixo caído com o resultado final, quem diria que era a velha e coxa cadeira que mostrastes alguns dias atrás...
Tu e teu marido podem abrir uma empresa de restauro porque tem futuro.
Como eu gostaria de saber só um pouquinho...
Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha
Formiguinha, isto está tão mau (crise), que essa não é uma ideia de se deitar fora. Se soubesses quanto cobram por forrar um simples assento de cadeira...
ResponderEliminarFelizmente tenho um Mr. Mãozinhas cá em casa ;)
Adorei o resultado final! Está lindíssima!
ResponderEliminarLinda restauração! Adoro este tipo de cadeira, parecem tão confortáveis e robustas! Ficou mesmo um lindo trabalho! Parabéns aos artesãos!
ResponderEliminarbjs cariocas,
Fernanda
Boa Carla! Ficou perfeita, e esse padrão é muito bonito.
ResponderEliminarBeijinhos
Carla querida vc é mesmo incrível!!!!!!
ResponderEliminarA cadeira ficou linda...
BJKS DE KARLA*****
Bem Carla está um verdadeiro espectáculo! Tens umas mãos de fada e o teu marido deve ser um verdadeiro artista! Parabéns ,ais uma vez. Não tenho tido muito tempo ultimamente mas vi quando encontraste a cadeira e pensei: " O que irá naquela cabecinha??" Lol. Está mesmo linda. Acreditas que tenho muita coisa antiga que era dos meus pais e a minha mãe costumava arder tudo no quintal??? Agora está Proibida!!!!! Não arde nada sem eu ver!!! Beijinhos Bethy
ResponderEliminarFicou mesmo linda Carla!
ResponderEliminarTem o dom da restauração!
Até fiquei querendo uma igual.
Beijinhos da Bruxa.
Olá Carla!
ResponderEliminarTomei conhecimento deste teu magnífico espaço, através da "Casinha da Formiga".
Tenho visitado cada cantinho e fiquei maravilhada.
Gostava imenso de poder aventurar-me nestas actividades, mas meus filhotes ocupam muito o meu tempo, principalmente a minha pimentinha que não é fácil, rsrsrsrs.
Desculpa perguntar-te, mas onde podemos encontrar estes tecidos lindos? Este que usaste na cadeira é muito bonito.
Olá Patrícia, obrigada e bem vinda!
ResponderEliminarEu também parecia nunca ter tempo para nada quando os miúdos eram mais pequenos. Agora já sei gerir melhor o tempo e consigo fazer aquelas coisas que me apetecem, se bem que há sempre interrupções: quando chega a hora de ir buscar os miúdos á escola, ou a hora de preparar as refeições...
Estes tecidos estampados compro-os num atelier aqui perto de mim. Compro-os em retalhos de 50x70, são vendidos para patchwork, mas para estas ideias servem perfeitamente! Os outros compro no Park dos Tecidos, em Cascais.
Beijinho :)
Olá Carla!
ResponderEliminar(Vim chatear-te novamente, hihihi, vim saber dos tecidos).
Realmente as crianças nos ocupam imenso e sem família por perto para auxiliar, ainda pior.Acredito que quando forem maiores, já consigo mais tempo para as coisinhas que gosto de fazer.
Já tinha ouvido falar desta casa em Cascais, é meio fora de mão. Vivo em Odivelas e onde vou, tenho de levar os miúdos :(
Já vi alguns sites com lojas online, mas os tecidos parecem um bocado carotes :(
Beijinhos e obrigada pela atenção :)
Esta PERFEITA...sem palavras :)
ResponderEliminarE não acertei no tecido!
Quer dizer, o que tu pensaste usar inicialmente foi o que eu disse...depois mudaste de ideias....CERTO???
Bem me parecia...ehehehe
Bj
Ficou como nova!!
ResponderEliminarParabéns pela renovação!
Beijos
Só pode estar feliz com essa roupagem nova, ainda por cima uma cadeira que já tem idade e que agora alguem lhe oferecem uma ida ao "SPA" Só podia sair de lá assim linda e charmosa...
ResponderEliminarbjoss
Olá Carla!
ResponderEliminarCheguei aqui pelas estatísticas do meu blog:)
Menina, adorei suas artes, suas casa, suas fotos.
São dignas de serem clicadas para revistas de decoração.
Fiquei tão apaixonada e tão inspirada com muitas coisas que vi aqui que gostaria de pedir permissão para fazer um post com inspirações só da sua casa. Posso usar suas fotos? Os posts que faço todos vão com créditos, claro , e acabam sendo um tipo de homenagem a mulheres criativas e dedicadas como você.
Aguardo um retorno seu.
Beijos
Ah, já ia me esquecendo de dizer que a cadeira ficou muito linda!
Fabiana, bem vinda!
ResponderEliminarDe facto, comecei a seguir o seu blog há pouco tempo mas já está entre os meus favoritos.
Claro que lhe dou permissão! Vi as homenagens que já fez a outras leitoras, e são todas mulheres muito criativas e que revelam dedicação aos seus lares, por isso, sinto-me muito honrada ao querer dedicar um post sobre a minha casa.
Vou ficar a aguardar ansiosamente :)
Beijos
Muitíssimo obrigada:)
ResponderEliminarEu vou preparar o post e assim que colocar no ar te aviso.
Adoro gente que faz!!! E você faz lindamente uma bela decoração na sua casa, além de escrever muito bem.
Beijosss
Fabiana, eu é que agradeço ;)
ResponderEliminarFantástica!
ResponderEliminarNinguem diria que rea uma velha cadeira...
Ficou linda! O prazer das coisas simples, muito legal. Beijos Eliane
ResponderEliminarEstá espectacular! Parabéns :)
ResponderEliminarAi Carla, como ficou linda a tua cadeira. Eu tenho um cadeirão do mesmo género há quase um ano à espera de um restauro desses. Também está em muito mau estado.´Foi a avó do meu marido que nos deu, depois de eu o ter pedinchado. Mas o tempo é escasso e os fins de semana são curtos para tudo o que se quer fazer. O raio do trabalho consome-me o tempo todo e não me deixa espaço para aquelas coisas que eu gosto tanto.
ResponderEliminarJá agora uma dúvida. Antes de passares o primário lixaste a cadeira toda, ou só lixaste depois do primário e mais tarde a seguir à primeira demão?
Em relação à estogagem da cadeira, adorei o tecido que escolheste. Tens de me dizer onde é esse sítio em que compras esses retalhos. Eu rapidamente dou um saltinho à tua zona :P
A minha cadeira em relação a essa parte acho que está em pior estado porque as molas estão todas desconjuntadas e partidas.
E que história é essa de congelador com o caruncho? Tens de me explicar isso direitinho. Porque se calhar para pequenas peças até que conseguia espaço no congelador cá de casa. :)
Agradeço muito a tua resposta.
E mais uma vez, a tua cadeira ficou maravilhosa. Tens todas as razões para te sentires orgulhosa e babada com o trabalho que tu e o teu marido fizeram. Muitos parabéns!
Beijinhos
Luarte, muito obrigada pelo teu comentário!
ResponderEliminarOlha, antes de aplicar o primário, tive que lixar muito bem toda a madeira: tinha verniz e sujidade de muitos anos. Depois apliquei primário, lixei com lixa fina, e só depois comecei a pintar. E também lixei ao de leve entre demãos.
Até eu sinto que não tenho o tempo que eu gostaria para me dedicar a estas coisas. Estou sempre a sair e a entrar, mais as tarefas que não podem esperar...
E a história do congelador vs caruncho é assim: quando temos peças pequenas atacadas pelo caruncho, uma óptima solução ´que evita o uso de produtos químicos e chateação porque há sempre um bichito que sobrevive, é o seguinte: colocas a peça no congelador (pode ser embrulhada num saco de plástico), e esperas uns dias. Não há caruncho que ressuscite! lol
Em relação aos tecidos, manda-me um email que eu digo-te onde é ;)
Beijinhos
Linda, linda, linda!!!!
ResponderEliminarVibrei com este restauro!
Parabéns!!
Ola. precisava de una informação: usa verniz? Eu estou a pintar umas cadeiras e mesa com tintas da LEROY mas não usei primário, fiz mt mal? E as tintas são tintas plásticas em madeira, devem usar-se, recomenda? Outra dúvida, devo aplicar verniz? Uma das cadeiras ficou com um aspecto muito baço... OBRIGADA e desculpe chatear.
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Eduardo.
EliminarSe com tinta plástica, se está a referir a tinta de paredes, não, não recomendo. Por esse motivo obteve um acabamento baço.
Tudo se pode fazer, mas se quer um acabamento perfeito e um trabalho que dure vários anos, deve utilizar tintas e primários adequados ao material. O primário favorece a aderência e o bom acabamento da tinta. Tintas sintéticas são mais resistentes e laváveis do que tintas acrílicas. Em relação ao brilho, deve ter em atenção se a tinta é mate, acetinada ou brilhante, e escolher conforme a preferência.
Verniz sobre tinta pode causar uma reacção e empolar a pintura.
Se eu puder deixar o meu conselho, é definitivamente melhor começar tudo de novo com os materiais adequados. Espero ter ajudado, bom trabalho!
Oi boa\noiite ficou excelente. Estou com um problema parecido de pé quebrado, que material usaram para restaurar o pé quebrado vi que ficou meio esbranquiçado durante a restauração, é uma massa. Parabéns muito linda segue o meu blog poraodaevinha.blogspot.com.br
ResponderEliminarOlá. Penso que o conserto foi feito apenas com cola de madeira, não precisou de massa de restauro. O esbranquiçado foi resultante da lixa porque aquela nem é a zona afectada, a perna estava partida mais abaixo.
EliminarSe precisar fazer um conserto complicado, experimente cola de madeira com serradura, dá uma massa fantástica para reparações desse género.