quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Como Remover Marcas de Calor da Madeira (Inacreditável)

Bem, eu tinha de vir aqui partilhar esta dica simplesmente fantástica.

Conhece aquelas marcas brancas nas mesas causadas pelos pratos quentes? Pois.

A nossa mesa de refeições estava muito maltratada: tinha imensas marcas brancas dos pratos e tigelas que vão ao microondas e depois são pousados demasiado quentes na mesa.


A marca pior ao fundo e á direita. Duas marcas grandes de pratos quentes no reflexo da mesa.

Havia diversas marcas ténues por toda a mesa, mas uma em especial notava-se bastante bem à distância e começava a «fazer-me comichão».

Quando pesquisei por uma forma para disfarçar estas marcas, nunca pensei que a solução passasse... por mais calor! Isso mesmo. Apenas vai precisar de um ferro de engomar e um pano ou toalha.


Limpei e sequei muito bem a mesa.
Liguei o ferro a uma temperatura baixa e coloquei um pano limpo dobrado em 4 por cima da zona mais afectada.
Passei o ferro por uns segundos (o que me pareceu uma eternidade) e levantei o pano para espreitar. "Vou queimar esta porcaria toda, pensei", mas não! A marca branca estava como por milagre a desvanecer-se. Apliquei mais calor e voilá! Magia!
Veja se a consegue ver agora:



Oh senhores, fiquei mais contente do que se me tivesse saído um prémio (contento-me com pouco, eu sei). Fiz o mesmo em outras zonas afectadas e consegui disfarçar praticamente tudo. É incrível, mas resulta mesmo.

No final, embebi um pouco de azeite num disco de algodão e passei por toda a mesa. Passei um pano seco para uniformizar tudo e foi este o resultado:




Segundo percebi, estas marcas formam-se quando o calor excessivo abre os poros da madeira (mesmo com velatura, como é o caso da nossa mesa) e aprisiona a humidade, que se revela através destas marcas tipo nuvem. O calor do ferro abre os poros novamente e permite que a humidade se escape.

Deve ir tratando uma marca de cada vez, e começar por uma temperatura baixa sem a função de vapor (aumente para o nível seguinte do seu ferro de engomar se não obtiver resultados, mas não deve ultrapassar a temperatura média). Espreite e vá secando o vapor que se forma, sempre com atenção e cuidado. E depois surpreenda-se com o resultado.

Ah, e as marcas não voltam.



57 comentários

  1. Amiga,como sabias que precisava urgentemente desta solução????
    No meu quarto já há duas peças de mobiliario danificadas pela menina aqui.
    daqui a uns dias marido proibe me de entrar com chá no quarto:D
    Claro que vou exprimentar ,o resultado está espectacular ....:P
    bj Lulu
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que posso ajudar hehe! Depois diz se funcionou.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Boas, acho que nunca tinha comentado o seu blog, embora o siga diariamente, considero todas as dicas muito úteis mas esta funcionar é 5* pois tenho uma marca enorme da prancha de esticar o cabelo que um familiar pousou em cima do móvel da entrada, ainda por cima é madeira escura e aquela mancha até me causa calafrios, se sair vou ficar hiper mega feliz! Também me contento com pouco ;)

    Beijinhos e continuação de bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pelas visitas!
      Se a mancha for branca (tipo nuvem), a técnica irá certamente funcionar. Se a mancha for escura de queimado, não se aplica o mesmo princípio, pois não é humidade retida. Experimente consoante o caso, e depois diga como correu! Beijinho

      Eliminar
  3. Boa dica! Vem mesmo a calhar! tenho uma marca dessas mas na mesinha de cabeceira quando o marido esteve doente e eu levei um cha para ele beber e... esqueci de por algo por baixo da chavena.... ups.
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo esse tipo de marcas que falo. Experimenta com cuidado, e de certeza que te vais ver livre da mancha. Beijinho

      Eliminar
  4. Adorei a dica! Muito útil!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Carla Grazie dell'aiuto anche io ho un tavolo macchiato
    ora proverò la tua tecnica
    Ciao da Bruna

    ResponderEliminar
  6. Quem diria?! Ficou ótimo :)
    Eu ando a ver se tiro umas manchas de água na madeira....

    Bjnh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para manchas de água experimenta com um secador de cabelo ;)

      Eliminar
  7. Realmente é surpreendente! Ficaste com uma mesa nova.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo! Antes parecia que tinha sempre a mesa suja, e agora está impecável e brilhante. Convém não esquecer o tratamento com azeite para melhor acabamento.

      Eliminar
  8. Pois é, manter um tampo de madeira impecável não é muito fácil. E a nossa mesa de refeições estava mesmo uma miséria, cheia de marcas dos pratos e taças. Ficou agora tão bonita e homogénea que nem posso crer!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Simplesmente espectacular esta dica. Nunca imaginei que pudesse ser tão fácil....
    Também tenho o mesmo problema aqui em casa.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Nossa! Que dica sensacional! Obrigada por compartilhar.
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Que dica espantosa! Vou experimentar nos meu móveis de cozinha que têm algumas manchas desse género por ter usado o esterlizador de biberons e a panela de cozedura a vapor. com o calor, alguns móveis superiores ficaram assim!

    Obrigada pela dica.

    Maria João

    ResponderEliminar
  12. Carla, incrível esta dica! :)
    Eu conhecia a mesma técnica mas para resolver mossas na madeira. O calor do ferro faz dilatar a madeira e a mossa desaparece. Já me socorri algumas vezes desta técnica mas para esse fim. Jamais me passaria pela cabeça que servia para retirar marcas feitas pelo calor. A tua mesa ficou impecável!
    Muito interessante esta partilha. Obrigada :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia desse truque para as mossas, e li o comentário seguinte primeiro, ao qual respondi. Estou a ver que há dicas muito simples e baratas para resolver os problemas da madeira. Obrigada pela partilha, beijinho!

      Eliminar
  13. Boa noite
    Pode usar o mesmo método do ferro de engomar para tirar mossas da madeira só que para isso o pano tem de estar sempre húmido. Vai-se dando com o ferro por cima do pano molhado com paciência e a madeira vai subindo na mossa até estar completamente lisa. Espero que seja útil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Madalena, e obrigada pela sua sugestão. Irei ter isso em conta quando precisar. Realmente, a madeira é uma matéria orgânica, e como tal tem poros, elasticidade... e por vezes esquecemos disso. Obrigada, foi útil sim!

      Eliminar
  14. Carla, estou surpresa com esta dica maravilhosa que você deu, puxa nunca imaginei que isto poderia dar certo, realmente a dica me surpreendeu, e gostei da ideia do azeite, quando eu era criança eu via minha mãe passar azeite nos moveis, mas eu achava que era por falta de dinheiro para comprar o oleo de móvel, mas já vi que ela estava certa, muito obrigada por dividir esta dica, valeu menina, Um bj no seu coração.

    ResponderEliminar
  15. Carla esqueci-me de uma coisa muito importante nas mossas só se usa o bico do ferro mesmo em cima do buraquinho se não o resto pode ficar estragado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo. Senão é possível que deforme a área em volta certo? Obrigada Madalena.

      Eliminar
  16. Adorei a a dica e houve uma situação gira: ontem enquanto passava canais de TV apanhei no FL, alguém que mostrava a decoração da casa e dizia enquanto mostrava que a mesa tinha uma mancha branca por um motivo qualquer e dei por mim a dizer em voz alta para todos lá em casa ouvirem: passa a ferro com um pano macio e um calor suave que isso sai. Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Realmente incrível, sempre pensei que houvesse algum super produto, super caro para resolver esta questão, jamais pensaria em uma solução tão simples, muito menos o calor do ferro.
    Estamos sempre a aprender... obrigada pela partilha!

    Beijinhos,
    Patricia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu pensava que só com algum produto caro ou até mesmo lixando a mesa toda e aplicando outra vez verniz... seria uma trabalheira! Afinal fiz isto num bocadinho e sem gastar dinheiro :) Beijinho

      Eliminar
  18. Que dica fantástica!
    É surpreendente como resulta!
    Bj

    ResponderEliminar
  19. Olá Boa Tarde!!!
    O blog "Cantinho da Ione" está oferecendo um lindo selinho à todos, pelo aniversário de minha cidade "Rio de Janeiro" que completou 1º de março - 446 anos de muitas conquistas,entre neste link para pegá-lo:
    http://gospelcantinhodaione.blogspot.com.br/2013/03/selino-carioca.html.

    Gostaria também de aproveitar e convidar Você à dar um voto na minha Poesia,ao lado esquerdo do site na enquete no nome(Ione Viana) é só entrar neste link: http://www.riosul2012.com/2013/02/a-primeira-mulher-ione-viana.html é uma gincana em homenagem ao dia Internacional da Mulher.Desde já agradeço o seu carinho e a sua atenção!!!
    Fique com Deus!!!
    grande abraço!!!
    Ione Viana

    ResponderEliminar
  20. Muito boa dica, Carla. Obrigado por partilhar.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  21. Meu buffet de madeira ficou marcado com 2 panelas quentes. Li sua dica e repeti o processo. RESOLVIDO!!! Nem acreditamos!... Saiu tudo!.. Obrigada meeeesmo!

    ResponderEliminar
  22. Carla, as manchas da minha mesa desapareçem quando passo o ferro, mas voltam depois. O que estou fazendo errado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é estranho. As manchas brancas tipo nuvem são humidade aprisionada nos poros da madeira. Quando damos calor, os poros abrem e a humidade escapa-se. Não sei o que posso sugerir para a ajudar melhor (e não danificar a madeira), mas tente usar um pano bem seco para limpar a superfície cada vez que levanta o ferro, e não use a função vapor (muito importante).

      Eliminar
  23. Carla

    muito obrigada, resultou mesmo bem, nem imagina como me fez feliz.....
    continue a partilhar o seu saber de forma tão generosa, há-de ser recompensada!!!

    ResponderEliminar
  24. Ainda a semana passada estraguei a mesa da sala pois, tarde da noite, à pressa, resolvi usá-la como tábua de passar a ferro para dar um jeitinho a uma encharpe. Embora tenha usado uma manta grossa e dobrada por baixo, e tenha sido muito rápido, usei vapor e isso deve ter sido o problema. Já tinha ido à net pesquisar e dei com esta dica, mas tive receio (se eu estraguei com o ferro, ia por o ferro outra vez?? Era estranho...). Vou encher-me de coragem e usar novamente o ferro, bem baixinho e sem vapor. Pior não há-de ficar, né? Estou tão desgostosa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi precisamente o vapor que criou essa mancha tipo nuvem.
      Experimenta passar o ferro (sem função vapor) e ir insistindo aos pucos até veres a mancha começar a desaparecer. Tem uma toalha seca à mão para ir limpando o vapor do calor que pode gerar. Vais ver que resulta.

      Eliminar
    2. Olá! Acabou de acontecer o mesmo, fui utilizar a mesa da sala como tábua de engomar roupa e assim que tirei as toalhas e lençol vi uma mancha branca enorme, o pior é que o apartamento é alugado para temporada e se a senhora resolver me cobrar a mesa, estarei mesmo perdida...fiz e não saiu muito, mas como estou nervosa, vou tentar amanhã com mais calma...obrigada pela dica na mesma :)

      Eliminar
  25. Carla! Parece um milagre!! Eu havia estragado minha escrivaninha de trabalho ontem mesmo com uma vela aromática que acendi em cima, a vela estava chegando ao fim, ficou muito quente por cima da mesa e fez a tal marca branca, redondona, horrorosa. Fiquei desolada e hoje comecei a pesquisar uma solução e o seu link era logo o primeiro! Estou impressionada! Deu certo!! Também feliz como se acabasse de ganhar um prêmio, compreendo você completamente! Muito obrigada por compartilhar essa sabedoria incrível!

    ResponderEliminar
  26. Legal a dica, porém, umidade começa com U e não com H.
    Só pra não deixar o erro de digitação. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em português de Portugal, a palavra humidade leva e sempre levou H. Mas já tinha percebido que no Brasil não escrevem do mesmo modo ;)

      Eliminar
  27. Esta técnica também funciona em madeira escura (preto, wengue)?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema com a superfície não será a cor, mas o material. Se a madeira for maciça ou tiver uma camada significativa não haverá problema. Mas se o móvel wengue em causa for laminado, eu teria muita cautela... A mancha poderá ter sido criada por algo quente mas o laminado não se comporta da mesma forma, e o ferro quente poderá descolar da superfície ou piorar a mancha.

      Eliminar
  28. dá certo sim, valeu pela dica!

    ResponderEliminar
  29. Salvou a minha mesa, estava um enorme estrago, e está como nova nem se nota vestigios

    ResponderEliminar
  30. Oi Carla!
    Tomei a liberdade de fazer uma modificação na sua dica, e por incrível que pareça, também funcionou!
    Utilizei um secador de cabelos para aquecer a mesa. Utilizando o secador de cabelos, não existe a necessidade de você utilizar o pano, uma vez que o ar quente soprado pelo secador já é capaz de levar embora a umidade.
    Utilizei esta técnica, pois estava com medo de exagerar com o ferro e danificar ainda mais a mesa...hehehe
    Fica a dica para quem não tiver um ferro ou como eu, estiver com medo de usar o ferro. ;)
    Abração e obrigado pela super dica Carla!

    ResponderEliminar
  31. Bom dia, tudo bem?
    Estou muito feliz, pois a técnica do ferro deu super certo.
    Nossaaaa, me ajudou muito, porque minha mesa estava com uma mancha enorme e nem dava pra esconder e é herança da avó do meu marido.
    Muitoooo feliz. Obrigada. 😊

    ResponderEliminar
  32. Obrigada, Carla. Acabei de salvar três móveis cá em casa com esta dica. Parecia milagre! Estou de queixo caído. Bem-haja!

    ResponderEliminar
  33. Caros, fantástico e inacreditável, recuperei a minha mesa graças as orientações, é mágico, parabéns pela iniciativa de ajudar a tantas pessoas, com uma coisa tão simples e comum, muito obrigado mesmo!!!!!!

    ResponderEliminar
  34. Funcionou maravilhosamente. Obrigado

    ResponderEliminar
  35. Tenho uma mancha escura no móvel, devido a uma vela que me esqueci, ficou queimado, com a marca da vela. Há alguma solução para disfarçar?

    ResponderEliminar
  36. Não funcionou. A mancha parecia desaparecer, mas assim que tirava o ferro voltava (muito rapidamente e com toda a força!). Deve depender do tipo de madeira (esta não é laminada)...

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig