terça-feira, 11 de junho de 2013

Um Novo Inquilino

Apresento-vos o novo habitante aqui de casa.


É uma tartaruga que sempre viveu numa banheira, às escuras, e agora descobriu o que é o sol, as plantas, a chuva e muito espaço para caminhar e descobrir.
Tem cerca de 15cm de comprimento e vive agora alegremente no nosso quintal.

Por ter vivido muito solitária, é um bocado arisca! Mas não se esconde quando nos vê e anda sempre à vontade porque deve ter percebido que ninguém lhe faz mal.


Já lhe ofereci fruta, alface, carne crua e a ração habitual, mas a mudança de ares parece tê-la deixado com falta de apetite... ou então tem apanhado um bichito ou outro no quintal e tem a barriga cheia.



Ainda não arranjámos nome para ela (penso que seja uma fêmea), mas como os miúdos chegam ao quintal e perguntam sempre: "Onde está a tartaruga?", pensei em chamar-lhe Wally. Onde está Wally?


33 comentários

  1. No aniversário do meu filho oferece-mos-lhe uma pequenina. Também acho que é fêmea, mas não tenho a certeza. Dizem que as fêmeas tem a barriga achatada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, esta também tem o plastrão plano, e as unhas e cauda curtas.

      Eliminar
  2. Porque é que as tartarugas têm sempre aquele ar zangado!? ;) Benvinda Wally! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É porque ainda não a viste «bufar» quando a vou tirar de um buraco onde ela se entala. Parece um gato assanhado :)

      Eliminar
  3. Numa banheira? e as escuras? a sério?
    Valha-me Deus,como é que se é capaz de deixar um animal viver assim??

    Mas adiante, ainda bem que lhe apareceste na vida, deve estar radiante :D

    Wally parece-me bem!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade... Mas ao menos tiveram o discernimento de perguntar se alguém a queria, e apareci eu, que andava mesmo á procura de uma tartaruga!

      Ainda por cima as tartarugas precisam de sol tal como nós, para serem saudáveis. No caso delas, o sol é indispensável para ter uma carapaça resistente.
      Agora anda ali toda alegre, a passear à vontade, e a descobrir que havia mais mundo além da banheira.

      Beijinho

      Eliminar
  4. Cá em casa também existe uma...igualzinha :) Chama-se Tuguinha!
    Gosto destes seres, têm uma beleza escondida.
    Convém que tenhas sempre um "lago" á sua disposição.
    Bem-vinda Wally :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse nome também é giro!
      Ainda estamos a modificar algumas coisas no nosso quintal, e por enquanto temos uma bandeja com água que a tartaruga raramente usa, embora eu saiba que é imprescindível para ela usar e se alimentar. É raro vê-la lá. Acho que esteve tanto tempo numa banheira que agora não quer saber de água por uns tempos!

      Eliminar
  5. Carla, adorei a tartaruga! Mas acho elas uma incógnita. Diferente dos outros animais de estimação são indecifráveis, não conseguimos arrancar nenhuma reação desses bichinhos. Como saber se eles estão com fome, por exemplo? Mas, amo os animais, todos eles. Parabéns por ensinar seus filhos a respeitá-los. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, estes animaizinhos não têm expressões como um cão ou um gato, mas com o tempo começam a conhecer-nos a e a vir ter connosco comer à mão. Já tive cágados quando era pequena, e percebia-se muito bem quando tinham fome. Era só mostrar a latinha da ração que eles entendiam muito bem o que era!

      O meu filho não tem problemas em pegar na tartaruga. Já a minha filha tem muito medo das unhas e do facto de ela lhe poder morder... Mas estão a achar muita piada à bichinha e preocupam-se em oferecer-lhe comida e saber se ela está bem.
      Beijo

      Eliminar
  6. Wally é perfeito!!!
    Vida longa à Wally!
    beijo brasileiro

    ResponderEliminar
  7. Nós andávamos há um ano à procura de uma tartaruga crescidinha para o nosso quintal. E quando menos esperávamos, o universo trouxe-nos esta, que bem precisava de um lar.
    Pode ser que também recebas uma :) Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Ola

    Eu também tinha uma assim, chamava-se Carlota Joaquina..=)viveu sempre no aquário, primeiro na janela (compramo-la muito pequenina) depois num aquário maior na varanda.. Depois decidimos passa-la para o jardim, tinhamos o canteiro perfeito.. vedamos tudo muito bem, tinha espaço, plantas, areia, sol e sombra.. com uma banheira de bebé fizemos um lago e tudo.. ao fim de uma semana fez um buraco na terra e conseguiu passar por debaixo da rede.. nunca mais a vimos..=(
    Espero que a vossa não vos dê esse desgosto.. engane-se quem pensa que por serem lentas não vão a lado nenhum..

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sandra, isso é que foi pena...
      Para a nossa também tivemos de vedar uma série de gradeamentos e acesso a escadas com uma rede. Quando for mais crescidinha já não serão necessárias tantas precauções.
      E não são nada lentas! Num instante dá a volta ao perímetro do quintal. Os miúdos estão sempre a perguntar "Onde está a tartaruga?" :)

      Beijinho, e obrigada por contares a história da Carlota Joaquina :)

      Eliminar
  9. Que linda! E que bom os seus filhos preocuparem-se com ela! Certamente que os seus filhos se tornarão adultos solidários e responsáveis. Os meus filhos também sempre foram e são responsáveis por todos os animais que tiveram e têm...
    Boa iniciativa! Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento incutir nos meus filhos respeito por todas os animais.
      Os meus filhos nunca pisariam um bichinho só porque sim. Tento ensinar-lhes que cada animal é diferente à sua maneira e tem a sua dignidade.

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  10. Que linda... é uma tigre d água. Sempre tive tartarugas. Até pouco tempo tinha duas dessas, também vivendo em uma banheira antiga, Um belo dia tirei-as para trocar a água e lavar a banheira, deixei-as passeando pelo quintal, Minha querida filhinha deixou o portão aberto e... já sabe o que aconteceu... ficou só a pequena. Já é a segunda que foge assim. bjs e visite meu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a raça é mesmo essa. Esta vivia numa banheira, mas era uma banheira num apartamento e com a luz apagada :(

      A gente pensa que elas não andam nada, mas num instante se podem escapar.

      Eliminar
  11. Uii na ultima foto está com um focinho " têm focinho não tem??" de má..
    boa vida á nova habitante do jardim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitadinha, a cara dela é sempre a mesma... :)
      Agora vai ter uma vida melhor de certeza. Beijinho

      Eliminar
  12. Para a Sónia:

    Por favor envia-me um email para falarmos sobre as tuas tartarugas.

    ResponderEliminar
  13. Tenho dois tipos de tartarugas, uma das normais que se compras nas lojas de animais, a outra foi adotada de uma escola primária que queria coloca-la num lago e eu tive pena porque o lago vai lixo lá para dentro e então fiquei com ela, mas digamos que é o tipo de animal que me assusta, tem picos na carapaça não é lisa nem tem só aquele risquinho no meio tem mesmo uma saliências como se fossem bicos e ela tem cara de má mas lá está em casa.

    Nunca pensei em coloca-las em jardins pensei que tivessem que está sempre em contacto com a água.

    Mas Wally é sem dúvida um optimo nome :)

    Beijocas
    Dona Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se houver um pequeno laguinho onde a tartaruga possa mergulhar, pode perfeitamente estar num jardim ou quintal, porque ao fim e ao cabo, o bicho prefere estar em liberdade em vez de um terrário dentro de casa...
      E a sua tartaruga não será terrestre? Pela descrição que fez, e pelo pouco que percebo disto, penso que ela gostará mesmo é de um espaço exterior, e não será uma criatura aquática, embora precise sempre de um recipiente onde possa beber e banhar-se.

      Beijinhos!

      Eliminar
  14. São giras são, acho-as tão patuscas! Quando a Wally entra na cozinha parece alguém saltos altos, pelo som que produz :)

    Dou sim, beijinho!

    ResponderEliminar
  15. Ai que nos queriamos tanto um bichinho desse ca em casa...
    Queremos noticias do bichinho.

    bjs

    ResponderEliminar
  16. Ai que fofinha! Eu tive uma dessas na infancia, chamava-se JUJU! Ela teve uma doença depois de alguns anos que deixou seu casco mole. Alias ja tive bicho de tudo que é jeito! Gostei do nome!
    Bjaum

    ResponderEliminar
  17. As tartarugas do Brasil comem carne e peixe. Precisam de ter sempre água disponível: uma bacia com água para onde consigam subir basta. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  18. Olá!

    Estava a ver os teus trabalhos e deparei-me com esta linda tartaruga...no entanto, se não te importares tenho uns conselhos para te dar: Ela deve ter um lado no jardim e esse jardim deve ser vedado para ela não se perder, pois pode morrer à fome ou ser mal tratada, caso se perca!
    Quanto à comida, não pode comer carne crua, muito menos alface, isso vai trazer-lhe problemas de saude graves. Pesquisa no google que lá encontras muita informação do que elas podem e não comer, pois às vezes pensamos que lhes estamos a fazer bem e só estamos a fazer mal.

    Beijinhos e parabens pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Xana, obrigada pelo teu comentário.
      É giro porque agora temos não uma, mas três tartarugas no quintal! Qualquer dia apresento-as.

      Estás certa em relação à alface, li que é melhor dar-lhes couve, mas-elas-não-gostam! :) Costumo dar-lhes ração (tive de descobrir qual era a marca preferida de suas "incelências") e pouco camarão seco (elas não ligam muito felizmente).

      Obrigada, beijinhos.

      Eliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig