segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Em Obras - Início

Uma casa com mais de 40 anos tem, inevitavelmente, os seus problemas.

O calcanhar de Aquiles da nossa é o piso térreo.
Sempre que chove muito intensamente por uns minutos, corremos o risco de a água entrar para dentro de casa pelo quintal das traseiras (o que já aconteceu por diversas vezes). Não consigo explicar o sentimento de aflição que é ver a água entrar e destruir-nos as coisas, ou corroer-nos as paredes e aduelas como uma doença maldita. Problemas de escoamento são a principal razão.

É por esse motivo que quase nunca mostro partes desse piso aqui no blog. O próprio escritório de onde escrevia, era um local feio, escuro, com móveis de escritório pesadões que eu não gostava, e que contribuíam para o aspecto lúgubre da divisão.

Durante o mês passado, a água voltou a entrar e a fazer das suas. Também tivemos infiltrações numa placa que nunca mais via o respectivo revestimento (o nosso terraço).

Era imperativo corrigir estes problemas de vez antes do Inverno que se avizinha.
Vamos também fazer alterações a nível estrutural que irão não só solucionar o problema de uma parede interior muito danificada, como abrir o espaço e proporcionar uma maior entrada de luz assim como um local de convívio mais bonito e agradável.

Ainda estamos no começo, mas vou explicar o que acabei de referir com algumas imagens.

Milhares de litros de águas pluviais que escorrem de todo o terraço, telhado e áreas circundantes vêm desaguar neste pequeno buraco. A pequena abertura e o diâmetro dos canos não dão vazão e a água sobe tanto que entra para dentro de casa.


Essa água infiltra-se nas paredes e causa muitos danos: as aduelas estão completamente podres, as paredes têm a tinta e estuque a descascar... até o papel de parede que colocámos na entrada não resistiu e começou a descolar. Whomp whomp...




O mármore medonho: "Cá estou eu outra vez!"

No terraço, a falta de uma impermeabilização eficiente e do óbvio revestimento, produziu infiltrações que estamos a tentar corrigir.



Este espaço por debaixo do terraço está a ser arranjado para servir de mini lavandaria e arrumos.
Neste momento, temos a máquina de lavar e despensa numa divisão ao lado do escritório. A parede que os divide e que está também bastante danificada vai ser demolida e vamos criar um espaço amplo para um escritório e sala de estar.

Esta será a parede a ser derrubada. 

Neste momento estamos a começar por renovar canalização problemática e melhorar o sistema de escoamento.


Se o tempo ajudar, em seguida será colocada a tela isoladora e o revestimento no terraço. Depois avançaremos para as obras interiores.
Estou um bocadinho desmoralizada porque estando apenas no início, tenho a casa cheia de pó, tudo fora do sítio, uma betoneira horrenda à porta de casa e um cheiro fétido a cimento húmido.

Contente, só a gataria do bairro que parece ter aprovado o enorme monte de areia para a obra. E para obrar.


13 comentários

  1. Nuno Hipólitonovembro 11, 2013

    Eh eh ! Obras a sério prima!
    Não me lembro bem do pátio, nem do que dá para fazer , mas aumenta o tubo de drenagem do mesmo. Se conseguirem criar ai uma área permeável, canteiro ou assim, criem também drenagem para essa zona. Podem ter é que partir um pouco o pátio!
    Beijinhos
    Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ih primo, não dá. Lembra-te que eu não posso drenar a água para mais lado nenhum, estou rodeada de vizinhos. A ideia do canteiro já eu tive, mas para efeitos estéticos. Acabámos por descartar essa hipótese porque isto está tudo em socalco, e por baixo há toneladas de terra que não convém ficar encharcada e vir trazer mais humidade às fundações da casa que são muito mal feitas. Por isso é que vamos usar tela por baixo do mosaico.

      Vou dando novidades, beijinho!

      Eliminar
    2. Olá :)
      A caixa no quintal que recebe toda a pluviosidade drena para onde? Ou seja, o tubo dessa caixa vai dar onde? Vai direto pa rua, passando por baixo da casa, ou reune noutra caixa antes de sair?
      bjs

      Eliminar
    3. O tubo passa depois por debaixo da casa e vai para a rua. Quando chove intensamente e se vê a estrada como um rio, fica tudo ao mesmo nível e a água nem sai.

      Eliminar
  2. Carla que coisa boa podermos reformar a nossa casa e sanarmos esses problemas , sei o que vc passa pois isso acontecia na minha casa . Estou acabando de reformar a minha e já não vejo as chuvas de verão com o coração apertado, depois de muitos anos vou dormir tranquila mesmo numa noite de chuva .
    Que sua casa fique do jeito que vc deseja .
    Abraços !!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla :)
    Eu sei o que é isso. A parede da frente do meio prédio tinha infiltrações e a água é totalmente destrutiva :)
    Tinha as paredes da sala e do quarto completamente escavacadas. Mas força, depois vai ficar tudo bonito e limpinho e com ar de novo!! Um grande beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Paula. A expressão mais cliché: "Estar em casa e ouvir chover lá fora" não era lá muito reconfortante nos últimos tempos. O mal é que se vai adiando e depois a obra e a despesa são maiores.
    Estimo que irão ser duas semanas muito intensas, e depois virão as melhorias estéticas. Estou desejosa por vir essa parte, e de ver a casa limpinha outra vez :)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. He dear,
    Great review!!!

    Would you like to follow each other on GFC/Bloglovin? I'm follwoing you already!! You made my day if you follow me back :))

    Hope you have a fabulous week ahead full of things that makes your heart happy<3

    much ❤ & kisses

    kelpasdiary.blogspot.nl

    ResponderEliminar
  6. Ena! Estou curiosa para ver como vai ficar tudo no final.

    Um beijinho e até já ;)

    ResponderEliminar
  7. Complicações com infiltrações é de morrer, implica quase sempre (se não sempre mesmo) obras estruturais. Um pequena pintura não resolve. Tem de se atacar o problema de raiz.

    Também tive uns problemas parecidos mas não tão graves, com a minha casa anterior. Em qualquer caso é sempre uma chatice porque obras são obras. É pó, sujidade, tudo fora do sítio, um caos. E até vir a parte gira, aquela que nós mulheres gostamos sempre e que nos faz ter paciência para aguentar tudo o resto, parece uma infinidade.

    Vai ficar um espaço giro, de certeza. Força e coragem para ultrapassar esta parte mais chata. Depois compensas na decoração.

    Bjs
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Anabela, e a situação chegou a um ponto que não dava mais para remediar. Depois mostro umas imagens que ilustram bem o que a água vai fazendo sem nos apercebermos.
      A parte gira ainda está no horizonte mas já tenho muitas ideias. Eu vou dando novidades ;)

      Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  8. Ok.. tinha pensado que podia ir dar a outra caixa e acumular com outros tubos de águas residuais da casa e não ter secção suficiente. Assim sendo também não consegues mexer nesse tubo. Vais apenas criar uma caixa de recepção no quintal maior? A ideia é evitar que a água acumule no quintal e vá para casa certo? (se quiseres continuamos por email)
    Nuno*

    ResponderEliminar
  9. Bem completo vosso blog, com dicas de montão.

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig