quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Revestimento do Terraço

Isto está a compor-se!
O tempo ajudou e o terraço já tem o revestimento colocado. Íamos optar por um mosaico tipo calçada portuguesa mas depois encontrámos este (no Maxmat) que imita as estradas de paralelos (deve ter um nome mais apropriado!) e tem um tom óptimo: nem demasiado claro nem demasiado escuro. E é mesmo antiderrapante. Sim, porque uma pessoa começa a reparar em certos detalhes quando lhe acontecem episódios marcantes: certa vez corri para apanhar a roupa num instante porque começava a chover, e espalhei-me ao comprido de tal maneira que as molas que trazia num cesto voaram por toda a parte. Praguejei e nem a roupa apanhei...

Este é o estado em que se encontrava o terraço.



O trabalho (desde a impermeabilização até à colocação do revestimento) foi todo feito pelo meu marido com a ajuda de uma amigo pedreiro. A sua ajuda tem sido valiosa em toda a obra.

Para impermeabilizar o terraço forrámos tudo com uma tela específica feita de alcatrão e sílica. Foi um grande investimento, mas necessário se queríamos acabar com as infiltrações para a futura cozinha/lavandaria, e também para evitar o encharcamento dos terrenos subjacentes que acabam por transmitir humidade às fundações da casa.


Os acessos para o terraço são muito maus, então improvisámos um engenho com andaimes e um guincho mecânico para levar as centenas de quilos de betonilha necessária para afagar o chão que era muito incerto.


Nesta imagem podem ver-se as diferentes alturas de betonilha que revelam o quão incerto era o chão. Além de formar poças, não tinha a inclinação correcta para o devido escoamento.

Por causa da flora intensa que se regista neste local (vulgo, vasos e vasinhos com plantas grandes, pequenas ou raquíticas), o trabalho teve de ser feito por fases. Assim, colocou-se revestimento em metade do terraço, para onde passaram todas as plantas para assim se completar a aplicação na restante área.


Marido quis seleccionar - qual carrasco - uma série de plantas mais fraquinhas e enfezadas, é certo, mas que me custam muito a deitar fora. Por fim lá concordámos em desfazermo-nos de dois vasos com espécimes que parecem não se dar bem no nosso terraço (ou então é a jardineira que não presta).

Adiante...
Algumas imagens da colocação do mosaico, que foi aplicado não só no terraço como no quintal em baixo:




Ainda falta a pintura das paredes, que já tinham muitas manchas de humidade e que agora ainda mais feias ficaram devido à chama do maçarico e dos vestígios de alcatrão. Talvez na Primavera. Por agora ficou assim:




A tartaruga parece aprovar. Já tinha dito que agora temos mais duas tartarugas além da Wally? Esta é uma delas, que se farta de passear enquanto as outras duas hibernam escondidas.

Nos próximos posts já poderei mostrar os avanços da obra no interior. Ainda há muito pó e entulho mas começa a tomar rumo. Até já!


7 comentários

  1. Muito bom, ficou lindo
    boa aposta com mosaicos
    bjs
    Katy Mota

    ResponderEliminar
  2. Obras fazem sujeira, nos deixam loucas mas no fim...ficamos mais aliviadas!

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bom!
    Bjs e bom fds,
    MJ

    ResponderEliminar
  4. ui adorei o chão! É lindissimo!! E porque será que eu reconheço essa cena da queda... ;) A culpa é sempre da roupa, que raio!! :D Beijinhos ah!! Vamos ter novidades em breve? Estou curiosa com o resultado das obras :)) kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O resultado final ainda é capaz de demorar mais umas semanas, porque ainda fica a faltar o chão e as pinturas. Mas para a semana já revelo algumas das minhas escolhas. Beijinho!

      Eliminar
  5. Está a ficar um espectáculo! A ver se as quedas diminuem...
    Eu tenho um chão que diz-se ser "anti-derrapante" mas a verdade é que tudo, desde o gato à pessoa, derrapa.
    Fico à espera de ver o resultado.
    Adoro o blog, parabéns! :)

    ResponderEliminar
  6. Ficou giro e acolhedor! :D

    O meu quintal também está a precisar de ser tratado, a parte boa é que não preciso de me preocupar com isolamento, é só mesmo nivelar e cobrir.

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig