segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A Minha Gravidez

Olá! Tenho recebido mensagens nas várias redes sociais a perguntar por mim, como está a correr a gravidez e se está tudo a correr bem com o bebé. Desde já agradeço o carinho e a preocupação.


Sim! Está tudo a correr lindamente!
É engraçado como as gravidezes conseguem ser todas diferentes. Desta vez enjooei muito menos do que nas outras, mas por outro lado passei a conhecer um sintoma completamente novo para mim: azia. Ai que sensação do demo... tenho noites em que tenho que dormir quase sentada, e sempre que me curvo para apanhar qualquer coisa sei que tenho que me erguer muito rapidamente por causa do refluxo. É horrível.
Também sinto a pele e o cabelo diferentes, e não é para melhor. Os dois primeiros trimestres foram terríveis, com a pele muito seca e comichões na cara e ombros que me deixavam louca. O cabelo está muito crespo e difícil de disciplinar, mas está tudo a melhorar um pouco agora. Não fossem estes pormenores, seria uma gravidez perfeita.


O meu peso tem estado a aumentar gradualmente, o que para uma doente de Crohn é sempre positivo. No princípio da gravidez confesso que comi alarvemente. Comia muito e imensas vezes. Depois de almoçar não lanchava, almoçava outra vez! O meu corpo estava mesmo em modo de reserva, tendo em conta que iniciei a gravidez com o peso abaixo do normal e entretanto aumentei 16 Kg. Agora estou mais equilibrada e sabe bem não estar constantemente com fome. Também noto que nas gravidezes de meninos, tenho muita necessidade de comer coisas doces, enquanto que na gravidez da minha filha tinha vontade (e muitas vezes desejos) de coisas salgadas.




De resto, tenho-me mantido activa (ainda consigo subir e descer ao sótão, embora com muito mais dificuldade para passar), faço tudo como habitualmente, e sinto-me bem e feliz com esta nova etapa. Os miúdos estão desejosos de conhecer o mano e confessam que não esperavam que passasse num instante. Eu também sinto que passou tudo muito rápido e nem acredito que já faltam poucas semanas para o nascimento. Não sinto especial ansiedade, mas sim entusiasmo e estou a tentar gozar o máximo desta fase especial que é a gravidez. É quase como um presente que se desembrulha devagar para apreciar melhor a surpresa. Penso que a maturidade tem um peso relevante neste sentimento.

O bebé está a desenvolver-se bem e está na média do percentil. Parece-me ser tranquilo, mas posso estar enganada! Já está na posição cefálica há várias semanas e a médica que fez a última ecografia mostrou-me que deve ter bastante cabelo. A sabedoria popular diz que é daí que vem a azia, mas os meus dois filhos também tinham bastante cabelo e eu nunca tive esse sintoma nem os malfadados refluxos.


Tenho também tudo pronto e organizado para a chegada do bebé. No próximo post falarei um pouco sobre isso: o que considero necessário e como me organizei para a chegada de mais um membro na família.

⭐Boa semana e Boas Festas⭐


18 comentários

  1. Espero que corra tudo pelo melhor e que tenhas uma hora pequenina :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa! Mas estou a contar aí com 15 minutinhos apenas :)

      Eliminar
  2. Obrigada pelas notícias, fico feliz por estar tudo! Como o tempo voa, estás quase a conhecer o teu bebé! Já tem nome?
    Beijos e umas Boas Festas para ti e para os teus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Estou sempre a imaginar como ele será e às vezes nem acredito que está mesmo quase a acontecer. Vamos decidir o nome quando ele nascer. Obrigada e beijinhos!

      Eliminar
  3. Por acaso não fui das que perguntei, porque por vezes acho que há coisas que não nos dizem respeito, apesar da curiosidade que nos assola, mas ainda bem que partilhou. Gostei de saber que está bem consigo e com o bebé. Tudo de bom e tenha um Feliz Natal. beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João. Foi bom sentir que há pessoas que mesmo não nos conhecendo pessoalmente, se importam e mostram o seu carinho perguntando se está tudo bem. Não levei nada a mal, muito pelo contrário, apreciei o gesto. Mas também compreendo que há pessoas que preferem esperar que sejamos nós a dizer alguma coisa, e foi por isso que falei um bocadinho sobre mim: para responder às duas equipas :) Beijinhos e Feliz Natal!

      Eliminar
  4. Que delícia saber destas novidades tão boas.

    Beijinho grande e continuação de uma excelente gravidez.
    Anabela

    ResponderEliminar
  5. os meus parabéns!
    a continuação de tudo a correr muito bem!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá querida Carla que alegria em vê-la bem.
    Acho que você esta linda grávida e não vejo a hora de conhecer este bebê já tão amado.
    Boas festas bjs.

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que está tudo bem, eu por vezes tenho medo de perguntar devido à minha história, fico muito feliz, tudo de bom e imagino a ansiedade aí por casa. Feliz Natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa, lamento que possam ter havido coisas a correr menos bem consigo. Senti que devia dizer algumas palavras sobre o meu estado, uma vez que se passaram uns meses desde o anúncio da minha gravidez, e nunca mais falei sobre o assunto. Obrigada e um Feliz Natal também para si.

      Eliminar
  8. Nossa, quanto tempo se passou?!!! A barriga tá linda! Nunca engravidei mas azia é o Ó
    Felicidade e que continue tudo bem.

    Beijinhos,

    http://issoeoqueamo.blogspot.com.br/
    @myla.barbosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Milla, é mesmo o tempo passou a voar. Daqui a pouco terei um bebé nos braços :) Beijinho

      Eliminar
  9. Que bom Carlinha, tudo acorrer pelo melhor .
    Tu estas muito bonita e apesar dos 16 kg estás muito elegante .
    Bom Natal para todos ai em casa
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lulu! Eu sinto-me obviamente mais gorda (especialmente na cara), mas se não visse as pesagens nunca acreditaria que o aumento já era tão grande.
      E ninguém acredita que já estou no final do tempo. Às vezes ainda me perguntam: "Está grávida?" Duh!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Querida Carlinha! Que bom que está tudo a correr bem consigo e com o bébé!
    Um Santo Natal para si e para a sua familia!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Olá Carla,
    quando estava grávida da minha filha também sofri muito com azia. A minha médica de família aconselhou-me a comer uma maçã quando estivesse com azia para neutralizar os ácidos do estômago e comigo resultou. Espero ter ajudado. Parabéns pelo blog fantástico e pela coragem de ter uma terceira gravidez.
    Manuela Correia

    ResponderEliminar
  12. Olá Carla!!!
    Que bom que estás bem! O jeito que você relata me faz lembrar das minhas épocas de grávida, sendo que no lugar da azia eu enjoava.
    Vai dar tudo certo pra você e em breve estarás com seu bebezinho nos braços e nem irá se lembrar dos pequenos transtornos
    Feliz 2016 pra todos!
    Bjus
    Estael

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig