segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Cabide com Ganchos para a Entrada



Este post foi apoiado pela BLACK+DECKER, que me ofereceu uma das ferramentas utilizadas. A ideia do projecto e as opiniões são 100% minhas.

A nossa entrada estava a precisar de uma solução melhor para resolver o problema dos casacos espalhados por todo o lado ao fim do dia. Um ganchinho de cada lado do espelho decidamente não chegava (ultimamente sobrava apenas um porque o outro estava partido...)

Queria algo bonito, funcional e que não ocupasse demasiado espaço, e por isso desenhei eu própria um cabide com ganchinhos com as dimensões e cores que eu queria.

Usámos uma placa de MDF que já tínhamos e cortámo-la com serra tico-tico. A espessura da placa é 10 mm, e as peças têm 9 x 65 cm, e 8 x 65 cm. Usei também uma ripa de madeira para o rebordo superior com 14 mm de altura e 8 de espessura.




Depois de cortadas, as arestas das placas foram lixadas com a lixadora Mouse da BLACK+DECKER. A lixadora tem um depósito com microfiltro que retém a poeira e permite fazer um trabalho limpo dentro de casa. Esta funcionalidade revelou-se muito útil neste tempo chuvoso que não permitiu fazer esta operação na rua, e será muito prático para quem não tem uma garagem ou varanda para fazer reciclagens simples sem fazer uma grande poeirada. Verifiquei que esta ferramenta não colecta 100% de todo o pó produzido, mas faz uma enorme diferença quando comparada com uma lixadora mouse regular sem depósito, ou mesmo lixar à mão.

Usámos uma das lixas finas incluídas na embalagem, que traz um prático saco com fecho e alças para guardar a ferramenta.



As duas peças de MDF são unidas com cola de madeira e pressionadas durante umas horas com a ajuda de grampos. Antes de a cola secar aplicam-se alguns pregos finos para garantir a fixação. Para fixar a ripa de madeira que vai fazer de rebordo na prateleira aplica-se um fio de cola de madeira e procede-se à sua fixação com grampos como anteriormente. Convém fazer estas operações de união das diferentes peças em separado.







Como acabamento, foram aplicadas duas demãos de tapa poros. Depois de finamente lixada e limpa, a superfície foi pintada com tinta acrílica acetinada.



O passo seguinte é marcar os furos para os ganchos e para a fixação na parede. Sempre que é possível, e para um melhor acabamento, ocultam-se os furos de fixação do cabide debaixo dos ganchos. Os ganchos utilizados são da H&M Home.



E o resultado final:





O poster Copenhagen foi adquirido via Etsy.

Boa semana!


20 comentários

  1. tenho um de ganchos assim, atrás da porta de entrada e ajuda muito nos casacos volumosos desta época, mas é do ikea e não tem a prateleira charmosa, no entanto, nada que o meu homem, não consiga fazer adaptando à peça que já temos. Grata pelas dicas. às vezes pergunto-me, porque não pensei eu nisto antes, mas depois lembro-me cada um de nós tem o seu talento, você é mesmo única.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, esta estrutura é mesmo fácil de fazer ou adaptar de uma já existente. Eu fiz questão na prateleira porque achei que ficava bem com uma decoração simples. Grata pelas palavras!

      Eliminar
  2. Olá Carla.
    No ano passado mudei de casa e ando a decora-la aos poucos. Neste momento estou mesmo a decorar o hall de entrada e estou com duvidas se escolho um cabide de pé, ou algo deste género ;)

    Como o meu hall não tem luz natural, estou a pensar em pintar os rodapés e portas de branco, mas para isso preciso comprar uma lixadora. Acha que esta que usou, é boa para esse efeito?

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O branco poderá ajudar muito a aclarar uma divisão mais sombria. Quando os objectos a tratar não podem ser removidos, o pó é uma questão muito chata... Eu achei esta ferramenta óptima para trabalhar dentro de casa: permite um trabalho bastante limpo e o depósito é fácil de despejar. Não mencionei o facto de ter uma ponta que estende e que permite lixar pormenores ou espaços estreitos, o que pode dar imenso jeito para alguns trabalhos. O link do post direcciona para a página do produto onde encontra um vídeo exemplificativo das várias funcionalidades do mouse. Pode ser que a ajude a tomar uma decisão.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta.
      Depois de escrever o comentário fui procurar informação sobre a lixadora e vi esse pormenor da ponta. Que no meu caso dará muito jeito.
      Já vi que há uma imensidão de modelos no mercado. Terei mesmo de debruçar sobre o assunto para ver qual a melhor opção.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Está bonito, luminoso e prático ! E o bebé aproxima-se o fim , uma bem pequenina .Bjinho Borboletas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, está quase! Acho que este foi o último projecto em que me meti antes de o bebé nascer... Beijinhos

      Eliminar
  4. Na minha entrada, por baixo do vão das escadas, meti dois cabides do Ikea, com 5 ganchinhos cada, um por baixo do outro com uma distância de cerca de 60cm. O de cima é para pendurarmos os casacos e o de baixo as malas e mochilas. Ainda quero arranjar uma banqueta com prateleira para guardar os nossos chinelos ou pantufas, para nos trocarmos ao chegar a casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz exactamente o mesmo o nosso mais alto serve para os nossos casacos e o mais baixo para o das crianças. Pintámos os ganchos pretos de branco e colocámos ao lado sa sapateira alta da hemnes. Para a sapateira compramos puxadores brancos e um espelho no gato preto. Só falta mesmo restaurar o canapé e tenho o hall pronto.

      Eliminar
  5. Que lindo resultado saiu deste projecto! Parabéns Carla.
    Aproveito para lhe desejar uma hora bem pequenina e que corra tudo muito bem!
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  6. Muito gira esta peça...ainda tem mais valor quando é feito assim...
    Uma hora pequenina!

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo! kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Carla :)
    Adorei a prateleira/ cabide, digno de revista !!
    Engraçado sempre quis ter um mouse desses e se aconselhas é porque é mesmo bom .
    Boa sorte para a tua horinha e que seja pequenina ;)
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  9. Olá Carla,
    Parabéns pelo projeto, simples mas cheio de glamour!
    E esse bebé, está quase a vir iluminar a família, não é? Boa sorte e que corra tudo bem.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  10. Ficou muito bonito e um projecto relativamente simples de fazer. O branco dá sempre um ar tão luminoso. Adorei.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Tudo tão Clean, amiga! Eu adoro seus projetos!

    ResponderEliminar
  12. Simples, elegante, funcional e... chique!
    Gostei muito Carlinha! Beijinhos, Manuela

    ResponderEliminar
  13. Com tão pouco pode-se fazer muito basta haver criatividade!
    Coisa que por aí não falta!,
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. A muito tempo não vinha por aqui, continua tudo lindo com ideias e sugestões muito boas e agora um anjinho à caminho :)

    Desejo que tenha uma hora pequenina e que corra tudo bem.

    Bjs
    Patricia
    http://wheartandsoul.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Adorei o resultado final :)

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig