terça-feira, 5 de abril de 2016

Prateleira de Madeira e Metal



Este post foi apoiado pela BLACK+DECKER, que me ofereceu uma das ferramentas utilizadas. A ideia do projecto e as opiniões são 100% minhas.
......

Idealizei uma prateleira de design simples para o nosso quarto, para dispôr alguns elementos decorativos neste cantinho dedicado ao Martim.

Os materiais principais são contraplacado marítimo e uma vareta de latão.
Ao comprar a madeira, pedi para cortar duas placas com as medidas: 80 x 7 cm, e 80 x 10 cm. A espessura da madeira é 15 mm.
A vareta em latão tem 6 mm de diâmetro (normalmente vendem-se com a medida de 1 metro em lojas de bricolage).


Usámos um alicate próprio para curvar o tubo. Se não tiver esta ferramenta, pode servir-se de um torno para fazer a curvatura. Cortámos as pontas excedentes com um serrote para metais.



 Passei um esfregão na vareta de latão para a polir (não usei limpa-metais para não deixar resíduos de gordura). Em seguida, pulverizei a vareta com verniz em spray para não perder o brilho. Esta operação deve ser feita de preferência no exterior.



Lixei os topos das peças de madeira usando a lixadora Mouse BLACK+DECKER com uma lixa de grão fino. Uma das grandes vantagens deste modelo com depósito é que pude fazer esta operação dentro de casa sem problemas de sujar ou respirar o pó.



No outro post em que também usei esta lixadora mouse, não referi o facto de ser fácil de manusear por mãos pequenas (como as minhas). Também gostei do facto de passar pouca vibração para a mão e braço quando em funcionamento.


Para fixar a vareta de latão, furámos a placa de base usando um berbequim com uma broca de 6 mm, apenas cerca de 7 mm de profundidade. Usámos um pouco de fita de pintor na broca para servir como guia. A vareta de latão foi encaixada nestes orifícios com um pingo de cola quente para adicionar firmeza.


As duas partes da prateleira foram unidas usando cola de madeira. Mantivemo-la prensada enquanto secava. Para maior resistência foram aplicados uns pregos ao longo do painel posterior (que vai ficar virado para a parede).



Pintei com uma velatura acrílica para deixar transparecer os veios da madeira, mas acho o resultado demasiado rosado. Talvez ainda a repinte de branco opaco no futuro.


 Para fixar a prateleira à parede foram feitos dois furos no painel posterior com a medida dos parafusos escolhidos.

O resultado final: 






Obrigada BLACK+DECKER!

7 comentários


  1. Execução simples e resultado final perfeito. Não é preciso gastar fortunas em decoração, basta gosto, vontade de colocar a mão na massa e um blog para ensinar :)

    Bjs e muitas felicidades para a família.

    ResponderEliminar
  2. Ficou maravilhosa!! Simples e super elegante!!
    Parabéns pelo vosso trabalho e por partilharem detalhadamente como o fizeram.
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  3. Lindo e muito delicado.
    Parabéns pela revista.
    Bjus. Rose.

    ResponderEliminar
  4. Tudo parece fácil feito por ti ..... Lindo é uma parteleira bonita muito bem enquadrada na decoração . Bjs

    ResponderEliminar
  5. Um doce cantinho para um lindo bebezinho, um verdadeiro princepezinho! Maravilhoso! Parabéns! Beijinho e minhas felicitações!

    ResponderEliminar
  6. Ficou perfeito, mesmo muito bonita! Tenho um pouco de medo de usar máquinas assim, mas talvez para a próxima tente, não parece muito complicado! kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Carlinha, ficou perfeito!! Mas o que gostei mesmo foi da última imagem: a personificação da ternura:) O seu bébé é lindo demais:):)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig