segunda-feira, 11 de julho de 2016

Lavagem Capa Sofá Kivik (Ikea)


O sofá da gama Kivik que adquirimos para a nossa sala multimédia, é provavelmente, o sofá mais confortável que já tivemos.
Todos gostam de dormir lá as sestas, de tão espaçoso e confortável que é. Após 2 anos de uso, estava na hora de o lavar pela primeira vez. Qual não é o meu espanto quando verifico a etiqueta que indica que não pode ser lavado, apenas admite limpeza a seco! Ora um dos critérios para a compra deste sofá foi precisamente a facilidade com que as capas saem e se lavam. Poderia jurar que aquando da compra, me tinha certificado de que poderiam ser lavadas na máquina.

No site da Ikea, verifiquei agora que dos vários tecidos disponibilizados para este modelo, o Isunda Cinza é um dos que não permite lavagem na máquina. Fiquei aborrecida com isto, pois não contava com esta despesa adicional de cada vez que me apetecer lavar o sofá.


Como é um tecido muito vendido da Ikea, pesquisei um pouco para tentar perceber se alguém no mundo inteiro tinha tentado lavar as capas e qual tinha sido o resultado. Felizmente consegui encontrar alguns relatos, todos eles positivos: as capas Isunda Cinza mantinham a cor e a forma após lavagem em ciclo delicado.

Serve o presente para informar que experimentei lavá-las (não sem antes fazer algumas orações) e saíram impecáveis! Usei um programa de roupa delicada, a baixa temperatura e rotação. As capas foram viradas do avesso e secas ao ar no estendal do quintal.




As capas mantiveram a forma e a cor, e os fechos também não sofreram alterações. Ficaram perfeitas como quando eram novas, o que se traduz num sofá novo e cheiroso outra vez, pelo preço de duas lavagens na máquina (duas cargas para o sofá completo).

Boa semana!

33 comentários

  1. Olá Carla. Tinha vontade de trocar o meu sofá por um Kivik e o que ainda me tinha impedido era mesmo a questão das forras.
    Excelente dica. Muito obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback Patrícia! A intenção deste post é mesmo mostrar que afinal o tratamento do tecido deste sofá pode ser uma tarefa fácil e económica. Beijinho

      Eliminar
  2. Olá Carla,
    E se fosse lavado a frio? Se calhar também resultava ou não?
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa. Lavar a frio ou a 20º, penso que seja indiferente para o tecido, visto que são temperaturas muito próximas, especialmente no verão. Eu é que tenho a mania que o detergente não atua tão bem a frio... Beijinhos

      Eliminar
  3. Olha ficou mesmo a parecer um sofá novito em folha. Por acaso também já devia fazer o mesmo ao meu...
    Beijinho.
    http://mariasemlimites.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ola! E é facil tirar e voltar a colocar as capas? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu achei muito fácil, especialmente as almofadas.

      Eliminar
  5. Olá Carla,

    e que feedback tem do sofá em si? Nota deformações? Confortável? Aconselharia a comprar este modelo? Obrigada.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu falo um bocadinho da nossa experiência no início deste post, mas posso afirmar que é o sofá mais confortável que já tivemos. Muito espaçoso sem ocupar demasiado espaço e fácil de cuidar. As almofadas devem ser viradas de vez em quando para manter a forma, e penso que é o único cuidado. Lavar as capas como descrevi também é muito fácil (a forra do corpo do sofá é um bocadinho mais morosa para voltar a vestir, mas nada de extraordinário). O tom do tecido é dos pontos mais fortes: disfarça muito bem o desgaste do uso diário, é confortável tanto no verão como no inverno... A estrutura é leve mas resistente e as molas são de boa qualidade.
      Enfim, eu ainda não encontrei um ponto fraco neste sofá!

      Eliminar
    2. Obrigada! :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Muito obrigado por este post. Comprei um no olx com muito pouco tempo de uso. No entanto seria incapaz de o usar sem o lavar. Comprei principalmente porque dá para "despir" o sofá por completo. Fiquei aflita quando vi que afinal não dava para lavar na maquina e teria que gastar mais uns quantos tostões. Muito obrigado pela sua ajuda!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada! A minha partilha surgiu no seguimento da minha experiência de compra e constatação de que afinal as instruções de lavagem recomendadas eram diferentes do que eu tinha em mente. Como é um sofá (e tecido) tão popular, achei que este post poderia dar jeito a mais alguém.

      Eliminar
  7. Andava à procura de opiniões sobre este sofá e vim cá parar! Desde já, obrigada pela (grande) ajuda. No entanto, precisava de mais uma informação... penso que o sofá vem desmontado em 6 volumes, é muito difícil de fazer esse transporte? Obrigada e parabéns pelo bolg!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa. O nosso sofá de 3 lugares veio em 3 volumes, sendo que um deles é a embalagem com todas as capas. No site da Ikea consegue ver o número de volumes (que poderá variar consoante o número de lugares, se tem ou não chaise longue...) e as medidas em cm de cada uma das embalagens. Encontra esta informação nas informações sobre o produto, onde se faz referência às medidas e peso da embalagem. Para este sofá de 3 lugares, a embalagem maior tem 184 cm de comprimento e pesa quase 50 kg. Havendo espaço de bagageira, não é difícil duas pessoas colocarem estes volumes num veículo (eu e o meu marido fizemos isso sem problemas). Obrigada e boa semana!

      Eliminar
    2. Obrigada Carla, já estive a consultar no site os volumes e as medidas. Tenho uma carrinha comercial e em breve vou aventurar-me no transporte. Mais uma vez, obrigada pelas informações e disponibilidade! Boa semana :D

      Eliminar
  8. Andava à procura de opiniões sobre este sofá e vim cá parar! Desde já, obrigada pela ajuda. No entanto, precisava de mais uma informação... é necessario desmontar o sofá para colocar ou retirar as capas? Dá mt trabalho? Obrigada e parabéns pelo bolg!

    ResponderEliminar
  9. Andava à procura de opiniões sobre este sofá e tambem vim cá parar! Desde já, obrigada pela ajuda. No entanto, precisava de mais uma informação... as capas, para retirar e voltar a colocar ė necessario desmontar o sofa? Obrigada e parabéns pelo bolg!

    ResponderEliminar
  10. Olá! Este post deu-me coragem de fazer o mesmo à minha capa tullinge castanha acinzentada, também com indicação de limpeza a seco. Fiquei com um sofá que parece novo :) Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Excelente dica. Arrisquei lavar todas as capas do meu sofá cujas etiquetas indicam limpeza a seco e ficaram impecáveis. Obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Obrigadaaaaa =) já estava a desesperar só de pensar que teria mesmo de recorrer à limpeza a seco.

    ResponderEliminar
  13. Pena nao ser sofa cama.

    ResponderEliminar
  14. Queria dar-lhe os Parabéns pelo post e agradecer por ter partilhado a sua experiência.

    ResponderEliminar
  15. Obrigada Carla pela partilha ! Tenho exactamente o mesmo sofa e antes de os por na maquina, decidi fazer uma pesquisa rapida ! Muito obrigada !

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelo seu post Carla. Graças a si arrisquei a lavagem do meu kivik (já estava a preparar-me para levar as capas à lavandaria) e correu lindamente! Também estou muito satisfeita com o meu sofá e recomendo!

    ResponderEliminar
  17. Bom dia Carla, muito obrigada pela partilha, comprei um kivik e lavo habitualmente as capas das almofadas na máquina, tal como sugeriu, pois tenho um gato e por vezes ha "acidentes"... no entanto aconteceu-me um acidente num dos braços do Kivik, é facil de retirar a capa do braço?? Obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
  18. Olá.
    Pois eu tenho um Kivik também. É de facto muito bom sofá. Já é de 2013 e tirando as capas está igual. As minhas são pretas e na altura a etiqueta permitia a lavagem normal na máquina. A medo lá experimentei lavar as almofadas. O resultado foi desastroso ficaram todas manchadas. Estou a pensar comprar o cinza, por ser mais claro. E pelo que vejo de facto não mancha.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia, essa é uma cor que se suja com facilidade? Queria investir no kivik mas tenho receio que seja frágil e/ou a cor seja muito clara.
    Outra questão: o tecido é confortável?
    Obrigado
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, João. Este cinza médio será das cores mais perfeitas para uso diário.
      O tecido é macio e muito confortável, aliás poderá constatar isso na loja, num modelo de exposição e verificar como fica com um uso muito intenso.

      Eliminar
    2. Olá Carla, obrigado pelo feedback. Eu fui ver o sofá e estava muito encardido. Provavelmente por ser um artigo de exposição. Queria um sofá claro mas ao mesmo tempo um sofá que não se sujasse com facilidade.
      Obrigado

      Eliminar
    3. Penso que o tecido em questão é perfeito para um uso regular, eu pelo menos continuo muito satisfeita e já lá vão uns aninhos, 3 crianças e um cão :)

      Eliminar
  20. E secar na máquina de secar? Máquina é bomba de calor? Alguém tem experiência???
    Obrigada a todas???

    ResponderEliminar
  21. Olá
    Será que alguém me consegue explicar como tiro o tecido do corpo do sofá? É que no apoio dos braços o meu está completamente preso e tenho a sensacao que preciso de o desmontar. Será que foi algum lapso na montagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, é necessário proceder à desmontagem dos braços para conseguir remover todas as capas desse sofá. Já não tenho esse modelo, mas recordo-me que o meu trazia uma espécie de bolsa que estava fixa a uma parte da estrutura e que continha uma chavinha que permitia remover com facilidade os módulos dos braços.

      Eliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig