segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Soalho Flutuante :: Decisões, Decisões...

Já falta pouco para termos a casa pronta. As pinturas já estão terminadas e só falta o soalho.

Para a cozinha/lavandaria, optámos (eu é que optei, porque até agora não entrámos em consenso com nenhum dos acabamentos) por um mosaico de 44 cm de lado, num tom bege mate.

Para a sala/escritório, estou muito indecisa.
Marido prefere o soalho flutuante na cor carvalho, clássico, intemporal, seguro. Eu estou mais inclinada para o soalho imitação de tábuas claras, mais leve, de inspiração escandinava. Não é assim tão claro como isso, acho que nós portugueses é que estamos demasiado habituados a ter muita madeira escura nas nossas habitações: aduelas, portas, rodapés, soalhos, mobiliário...
A divisão tem (muito) pouca luz natural e eu estou a tentar aclará-la o mais possível através das escolhas do mobiliário, pinturas e soalho. Existem outros soalhos com tonalidades intermédias, mas não gostamos de nenhum deles (normalmente têm tons de cinzento ou de rosa que não nos agradam).


Ambos os soalhos têm 20 anos de garantia, óptima qualidade, categorias AC5 (embora não seja necessário um pavimento próprio para uma utilização intensa, é bom verificar se têm resistência a riscos, e estes têm um desempenho muito bom nesse aspecto), ambos hidrófugos (muito importante para estas divisões), e com uma diferença de apenas 1€ no preço por metro.
O espaço em questão é este (mais o corredor até à entrada):



Preciso mesmo de uma opinião. Devo optar pela escolha mais segura, o carvalho, ou escolho o mais claro para um visual mais leve?
O carvalho é muito bonito, não tenho dúvidas, mas por um lado tenho receio que fique tudo muito tom sobre tom (com as portas das divisões e as portas do roupeiro do corredor), por outro, tenho receio que a longo prazo me arrependa de usar uma cor clara no chão, ou que deixe de se usar...


44 comentários

  1. Claro, claro, claro!! :)) ADORO esse chão, Carla!! Na minha casa ideal teria esse chão, um banco de janela e uma cozinha/sala com uma ilha. :) Se te cansares dele, podes sempre pintar mais tarde ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dá para pintar estes flutuantes Ana, são laminados. No piso dos quartos temos soalho flutuante em madeira maciça e digo-te (em inglês soa melhor): It's a pain in the ass. Risca e ganha mossas com uma facilidade incrível. Junto às janelas, descolora por causa dos raios solares.
      É possível lixá-lo todo e envernizá-lo de novo, mas é uma tarefa muito difícil e dispendiosa, e a madeira parece tão macia que uma afagadora poderia arrancar uma faneca maior do que a conta! :)

      Eliminar
    2. Sim, os meus pais têm soalho antigo e dá uma trabalheira e também não é isento de riscos. Estes laminados atuais também não te durarão uma vida (acho que isso só mesmo cerâmica e mesmo assim partem ou racham). Já passei por duas casas com flutuante de qualidade de diferente e mesmo a que tinha o de nível AC5 apresentava riscos em algumas zonas de maior uso... Não é uma decisão fácil pelo investimento, mas também nunca terás uma solução perfeito, por isso porque não arriscar pelo que mais gostas!? :)

      Eliminar
    3. A questão é que eu gosto dos dois, mas estava mais inclinada para arrojar e escolher uma coisa diferente do que estou habituada. Claro que não posso escolher com base numa durabilidade para uma vida inteira, mas quero fazer uma escolha e comprometer-me com ela durante largos anos, para não ser mais uma daquelas decisões decorativas que nos arrependemos. Os meus azulejos cor de laranja são épicos, e eu gostava de pensar que não volto a cometer erros desses :)

      Eliminar
  2. O soalho claro é sem dúvida a melhor opção. Apesar do de cor carvalho se uma opção muito segura, a verdade é que com pouca luz a divisão ficará triste e pesada..

    ResponderEliminar
  3. O escandinavo por favoooorrr!!! :D:D Adoro!! Se um dia fizer uma casa ou se tiver que mudar o chão da minha, nem que venha o PAPA, o chão vai ser claro! Nós TUGAS temos a péssima mania de ficarmos agarrados estilo "pega monstro" às ideias dos nossos antepassados (pais e avós) quando existe um mundo de opções "lá fora" que ninguém explora :) Força no chão escandinavo heheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos demasiado habituados às madeiras escuras, é verdade. Deve ser o nosso lado "fado".

      Eliminar
  4. ola carla =)
    olha eu ca gosto mais da mais clara =) tambem ando com o dilema.. mas eu vou mesmo optar pela mais escura quase preta .... mas na tua casa acho que ficava mesmo melhor a mais clara... carla 1 - marido da carla 0 XD beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla,

    Eu escolhia o mais claro, tipo escandinavo. Se optar pelo clássico vai continuar a ter um espaço escuro, em vez de o tornar luminoso como queria.

    Beijinhos,

    Cristina

    ResponderEliminar
  6. Aqui no Brasil, o carvalho nunca sai de moda... Já o tom claro, que foi muito usado, caiu de uso rapidinho... o claro é muito bonito, mas a longo prazo, fica em desuso...
    Como será que essa cor vai se comportar aí em Portugal? :)
    Beijo brasileiro
    www.maosdapati.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertou em cheio, Patrícia. Ando a pensar exactamente nisso.
      Por cá vejo os decoradores a usar muito soalhos claros e com tons de cinza. Prevejo que não agradem a todos nem permaneçam na moda por muito tempo...

      Eliminar
  7. Olá Carla, aqui vai a minha opinião que vale pelo que vale :)
    Eu adoro branco e tons claros, já se deve ter percebido, mas também gosto muito do contraste entre a madeira natural e tons brancos no resto da casa... ou seja, chão madeira carvalho e depois aduelas e tudo o resto pintado de branco... mas para manter as aduelas na cor se calhar optava pelo cão mais claro...
    Um bom trabalho :) :) Tá quase...
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito do contraste do branco com as madeiras nobres. Estou a tentar imaginar o geral, mas ao contrário da zona de escritório em que está tudo estudadinho, a sala de estar ainda não está totalmente planeada.
      Tá quase! Beijinho para a Teresa.

      Eliminar
  8. Olá Carla!

    É uma decisão difícil. Compreendo as tuas dúvidas, mas, na minha opinião, o soalho imitação de tábuas claras será a melhor aposta! Tal como dizes ganharás uma maior luminosidade e leveza na divisão!

    Boa Sorte e mais um bocadinho de paciência até asobras ficarem prontas!

    ResponderEliminar
  9. Olá Carla. Pessoalmente gosto mais do tom mais escuro, do carvalho. Fica a minha opinião. Fico à espera do resultado, estou a gostar das remodelações. Beijo

    ResponderEliminar
  10. O chão com o tom Carvalho não ficará assim tão escuro, especialmente se o mobiliário e cortinados forem brancos. Gosto também do chão brando sendo o meu receio é que com o tempo vá ganhando um ar encardido nos sítios onde é mais pisado. Pessoalmente não conheço ninguém com soalho flutuante branco, mas sei de quem tenha chão de tijoleira branco e não páre de praguejar porque se nota o lixo todo. Boa escolha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A limpeza é um grande senão dos soalhos claros, especialmente se for liso porque nota-se tuditudo!
      E o carvalho é um tom médio, também não é muito escuro de facto... Ai, ai...

      Eliminar
  11. Olá Carla,
    Vou tentar ajudar... quando colocou as 2 opções a minha opinião foi logo o carvalho... ou então a cor cerejeira (que tenho na minha casa) mas que não tem aí na sua foto, e que quase todos os portugueses optam! Mas depois de referir que a divisão tem pouca luz, concordo que realmente um chão mais claro é uma grande vantagem. Se pensar em mobiliário tb em tom claro, pode sempre tirar partido da decoração/cortinados/apontamentos com bastante cor, para dar destaque. Quanto ao deixar de se usar penso que não se coloca, pois devemos arriscar e cada vez mais existe essa liberdade. Percebo perfeitamente a sua dúvida, e espero que opte por aquela que depois com o tempo não a "canse" muito. Mas esta é somente a minha opinião, claro!
    Boa sorte
    Andreia Neto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha inclinação para o chão clarinho prende-se essencialmente com a falta de luz natural no espaço em questão. Arriscar e arrojar um pouco mais do que estou habituada é uma hipótese que estou a considerar, mas também quero ponderar bem para não fazer uma escolha por impulso e daqui por dois anos pensar "Mas onde é que eu estava com a cabeça?" :)
      Obrigada pela sua opinião!

      Eliminar
  12. Olá Carla.
    Eu optaria pelo soalho claro! Usei na minha casa e estou muito, mas muito contente com o efeito visual e a nível de limpeza! No meu quarto tenho móveis em castanho escuros e fazem um excelente contraste com o chão. Este fica também lindo nos outros quartos, onde tenho móveis brancos e beges! Nota-se muito menos alguns riscos que possam ocorrer.
    Na tua foto parece mesmo madeira natural sem proteção, mas está protegido, né?
    Se quiseres mando-te fotos do meu.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chão mais claro tem a vantagem de não se notarem tanto os riscos. Estes dois soalhos comportam-se lindamente a esse nível (testei as amostras e fiquei muito satisfeita).
      Os soalhos flutuantes que mostrei são laminados, são portanto imitação de madeira/tábuas. O mais claro tem até uma leve textura que faz lembrar as tábuas serradas (mas não é demasiado aparente).
      Obrigado pelo teu testemunho, isso ajuda-me muito. Um beijinho.

      Eliminar
  13. Olá, Carla! Tendo em conta as características de ambos os soalhos e o espaço em que vai ser colocado ter pouca luz eu acho que o mais claro é a melhor opção, por indiscutivelmente reflectir melhor a luz e assim o espaço ganhar mais luz, e se realmente usarem o espaço com frequência, acho que num escritório quanto mais luz natural tivermos, melhor!
    Além de ser mais bonito e actual, mas esse já é um pormenor de gosto pessoal. :)



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, eu penso que são os dois actuais. Talvez o mais claro seja mais "trend", e é isso que me faz pensar se daqui a pouco tempo não me terei arrependido... Ainda é um investimento avultado e não é o tipo de coisa que se possa trocar; tenho de me comprometer com a minha escolha.
      Beijinhos!

      Eliminar
  14. Sem dúvida o branco ;) Sofia Costa

    ResponderEliminar
  15. Estás aí com uma decisão difícil. Mais dia, menos dia, também vamos ter de fazer essa escolha porque o nosso chão está a ficar danificado. Por aqui temos em conta alguns factores antes de tomar a decisão. A cor das paredes (se faz algum contraste), a luz da divisão, o nosso estilo e decoração que pretendemos. Ajuda muito visualizar o aspecto final, com fotos realistas (não de capa de revista).

    Por exemplo, embora cá em casa estejamos a tentar suavizar o ambiente (branco, muito branco, com apontamentos de cor) e eu adore o estilo escandinavo não sei se optaria por um chão tão claro porque provavelmente iria acabar por me cansar a longo prazo. O tom em que temos consenso é este http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Tapetes/Laminas-vinilicas/14572460.aspx

    Um tom cinza, porque queremos fugir de tons mais para o castanho e alaranjado. Penso que nos permite uma decoração mais versátil. Como vês, gostos e opiniões há muitos. O importante é que a escolha vos faça sentir bem e que não se arrependam com o tempo.

    O deixar de se usar só interessa realmente, se pensarem vender a casa. Se se sentem bem com a casa que têm, não é importante se se usa muito ou não. Quanto ao aspecto clássico também tem que se lhe diga. Lembro-me de teres feito um comentário qualquer acerca da tua cozinha. Que se fosse hoje tinha feito outras opções. E ela é clássica, pelo menos é o que me parece.

    É uma escolha difícil e o meu comentário não sei se ajudou grande coisa ou se ainda te deixou mais confusa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O «problema» de existir tanta variedade é mesmo este: dificuldade nas escolhas.
      Tenho de tentar visualizar a sala não só no momento presente como com as possíveis variações que possa sofrer a longo prazo, e tentar perceber que género se adequará melhor ao nosso estilo de vida e gostos pessoais.
      Falaste na nossa cozinha. Ela é de facto clássica, mas os azulejos cor de laranja que coloquei há uns anos é que me fazem pensar onde é que eu estava com a cabeça... de resto está tudo óptimo para mim. É esse sentimento que eu não quero ter em relação a esta escolha. Mas vá, temos de aprender de alguma forma, e em algumas vezes é com os erros.

      Deixaste-me confusa se queres saber! :) Estou a brincar. Já li tantas opiniões e visualizei tantos cenários que tenho de pensar com calma. Na altura também achei que os azulejos eram uma boa ideia...

      Eliminar
  16. Olá Carla!
    Eu pessoalmente prefiro o soalho de tom mais claro. Creio que tornará as divisões maiores e mais leves.
    Um beijinho,
    Margarida

    ResponderEliminar
  17. Quem me dera ter assim um chão clarinho!! Um dia que construa a minha casa vou por flutuante branco ou cinza! E o resto da carpintaria toda branca! Por isso o meu voto já sabes para qual vai! ;)

    ResponderEliminar
  18. eu optei por um de cerejeira. nem muito claro nem muito escuro. e ficou brutal:)

    ResponderEliminar
  19. Olá carla achei a cor mais escura muito chique ,aqui em casa tenho piso parecido com essa cor e gosto porque se demora a ver quando está sujo . Ao contrário do branco que logo se nota qualquer poeira no chão . meu voto é na cor mais escura bjs e até mais .

    ResponderEliminar
  20. Olá Carla.Eu sinceramente optaria pelo claro,mas equacionava pintar as portas de branco.Não sei se ficara bem o chão claro com as portas escuras.No entanto,tenho a certeza de que o resultado final ficará lindíssimo,como já nos habituaste :) beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Carla,
    Desculpa se vou por «achas na fogueira», mas concordo com os dois...
    Passo a explicar:
    Concordo contigo porque realmente vais aclarar e ampliar o espaço tornando-o mais luminoso e maior.
    Mas também concordo com o teu marido, porque se deitaram paredes abaixo também ficaram com divisões maiores (pelo que me parece...) e, aí o pavimento em carvalho poderá dar um pouco mais de conforto.
    Têm acesso pela porta da rua e pelo quintal... crianças... com um pavimento claro... Inverno... a sujidade vai notar-se com mais facilidade. As pegadas dos pés molhados... Implica que vais limpar com mais frequência...
    Têm uma boa exposição solar? A casa é quentinha? Podes sempre pôr tapetes coloridos e almofadas e mantas para dar conforto e de Verão retiras para ficar fresquinha...
    Acho que não fui grande ajuda, mas podes pensar da seguinte maneira... daqui a quinze anos qual será a obra que estarás disposta a fazer novamente... chão ou pintura?
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, ambos têm as sua vantagens e desvantagens em relação ao outro.
      Para limpar, penso que no chão claro notam-se mais os cabelos e no escuro, pó e cotão...
      Esta zona tem acesso ao exterior mas não é a saída que usamos mais frequentemente. É bom pensar a longo prazo e imaginar como é a decoração vai crescer... mas é difícil às vezes decidir o que quero fazer agora, quanto mais daqui a 10 anos :)

      Um beijinho e obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  22. Acabei de aproveitar o meu sotão e tive exactamente a mesma dúvida....com medo de me arrepender posteriormente optei pelo carvalho...mas agora no fim de aplicado acho que errei!
    Agora optava pelo claro..opções LOL!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  23. No que toca ao chão eu prefiro o meio termo, nem muito claro nem muito escuro, por isso gosto mais do carvalho. Já em relação a paredes e móveis sou fã do branco :) E talvez o branco no rc se note mais a sujidade quando se vem da rua/quintal.

    Bj*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto. Algumas peças são brancas, outras vão ser pintadas. Já tinha pensado no facto de não se ver nenhum contraste, ou de parecer muito diferente do resto da casa... Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  24. ai Carla que decisão dificil... o branco é lindo, mas será que não vai ser difícil mantê-lo? Os riscos não se vão notar mais em relação ao carvalho? O que quero dizer é que acho que com o carvalho vais ter um chão mais bonito durante mais tempo.

    Olha eu se mudasse em minha casa ia para os cinzas, uma cor intermédia, apesar de gostar muito do branco não o arriscava no chão...

    Mas acredito que qualquer que seja a tua escolha vai ficar lindamente :)

    Beijo
    Sónia
    Bricolar e Poupar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que em relação aos riscos, o soalho mais escuro perde pontos. E quanto mais escuro pior.
      Esta é uma decisão difícil porque é das poucas coisas numa casa que não admite renovações num curto espaço de tempo, nem por motivos fúteis "Ah, já não sei se gosto". Obrigada pelo teu comentário Sónia, beijinho.

      Eliminar
  25. Olá Carla. Os dois são giros, mas eu optava por o carvalho, também é claro, intemporal e torna o espaço muito acolhedor, conjugado com portas e aduelas brancas ainda melhor. Eu trataria das portas também, foi o que acabei de fazer ás minhas e adoro. Bjs. Ana M.

    ResponderEliminar
  26. Olá Paula, estes soalhos são ambos laminados e comportam-se do mesmo modo em relação às manchas.
    Eu sei que o carvalho é conservador e seguro e monótono... Em relação às aduelas e portas (e ao roupeiro do corredor) ficava melhor o branco. As madeiras em questão não são escuras, têm um tom médio semelhante ao carvalho e o contraste com o chão mais claro ficaria melhor.
    Também sei que quanto mais escuro o chão, mais se vêem os pós e sujidades porque eu passava pelo mesmo com os mosaicos escuros que se podem ver nas imagens.

    Por outro lado, a casa é fria no piso térreo (e fresca no Verão, valha-nos isso), e penso que o carvalho se tornaria muito mais acolhedor. Também estou a tentar incorporar mobiliário mais claro para não parecer a toca do urso, ou o bunker como alguém carinhosamente o descreveu...

    Obrigada por contares as tuas experiências e obrigadinha por tornares tudo mais confuso agora que estava quase decidida :)

    ResponderEliminar
  27. Claro que todas as opiniões são importantes!
    Deixe dizer-lhe:siga a sua escolha.Vai ver que não se vai arrepender!
    E já agora eu tenho carvalho,quando vejo o claro digo:Que lindo!Mas depois que abro a porta de casa,sai-me sem querer:nem pensar,eu gosto mesmo,é do meu.E,depois podemos sempre mudar mais facilmente tudo o resto!Mas,compreendo-a muito bem!
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Maria, é muito fácil dar a nossa opinião em relação a um dilema dos outros :) Eu própria saberia muito bem o que dizer se este fosse o dilema de outra pessoa. E muitas vezes achamos bonitas certas cores, revestimentos, etc mas também sabemos que não são para nós.
      Um beijinho!

      Eliminar
  28. Oi Carla, tudo bem?
    Não é a toa que seu blog é um sucesso, não tem como não se inspirar..rs Muito lindo.
    Já sou uma seguidora..
    Olha, nos mulheres temos, na maioria das vezes, uma opinião diferente dos homens, porque eu também achava que ficaria mais bonito com uma cor mais clara, ficaria mais leve mesmo o ambiente. Em casa desde piso até pintura eu deixei tudo clarinho..rs
    Espero que tome a melhor decisão.

    beijos
    feitoamaobyleticia.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig