quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Escritório :: Antes e Depois


A divisão onde agora é o escritório, era uma espécie de cozinha onde eu tratava da roupa e que também servia de despensa. Depois construímos o anexo no lado exterior e fizemos uma lavandaria mais organizada e totalmente pensada de raiz.


Durante as obras efectuadas, demos conta que alguns problemas eram ainda mais severos do que antecipávamos. As imagens falam por si.




O cano da água estava completamente podre e teve de ser substituído numa boa extensão. Também colocámos tomadas de electricidade porque estas casas antigas não têm praticamente nenhumas. Isto implicou escavacar as paredes quase todas...




Para obter a cor das paredes, usei uma mistura de 3 cores: cinza, azul e amarelo numa lata de 15 l de branco. Ia afinando, apontando as quantidades num papel, e experimentando na parede. Demorei 3 dias a obter o tom desejado mas consegui, e com isso poupei cerca de 200€ (em tintas afinadas numa loja especializada).



E ainda faltava o chão... Entretanto passava-se o Natal e o Ano Novo, e nós aproveitávamos todos os bocadinhos para ir adiantando qualquer coisa.


Usámos uma tela específica para zonas mais húmidas (que é o caso do nosso rés do chão) e um soalho AC5, também hidrófugo.



Fizemos tudo praticamente sozinhos. Durante as obras, o meu marido teve a colaboração de um amigo pedreiro, de resto fomos nós os dois que tratámos de todos os acabamentos.

Depois desta odisseia, temos o nosso escritório praticamente pronto. Faltam alguns pormenores como os rodapés ou o desenho para o quadro mais pequeno.
Em princípio também pintaremos a secretária de branco.
A servir de apoio à impressora está uma mesinha de cabeceira antiga. Também é muito escura, e pode ser que eu arroje numa cor divertida, mas ainda não sei bem qual (sugestões?).






Este porta-lápis em forma de concha não é comercializado para essa função... É um copo para escova de dentes da Zara Home, mas eu achei-o engraçado e diferente para ter na secretária. (Já não se encontra disponível no site.)


As estantes são da Ikea e são muito práticas e económicas. Têm apenas 29 cm de profundidade e escolhi-as por isso mesmo. O único senão (facilmente contornável), é o facto de os dossiers de lombada larga terem de ficar ligeiramente na diagonal para caberem. De resto, tem imensa arrumação e as estantes superiores permitem guardar livros e objectos decorativos sem apanharem pó (o piso térreo sofre mais com esse problema, daí termos adquirido estas portas que se vendem separadamente da gama Billy).




E agora já conhece o espaço de onde lhe escrevo.
Mais luz, mais conforto, mais organização. Este escritório é assumidamente mais feminino do que o outro lado da sala (sala multimédia), onde ainda faltam algumas coisas. Irei mostrando esses avanços e mais umas reciclagens à medida que forem sendo concretizadas. Ficam os links de alguns dos artigos:



41 comentários

  1. UAU! O escritório ficou realmente bonito :) e que grande trabalheira! Quem me dera ter um jeitão assim gigante para estas coisas como vocês!

    Concordo plenamente com a secretária branca. Para a mesa de cabeceira um amarelo torrado era capaz de ficar bem (existe no quadro e nas flores da decoração) e ficava bem divertido e fresco :)

    Beijinhos,
    Catarina.

    http://day-dreamer.pt/

    ResponderEliminar
  2. Carla, que lindo ficou!!Tudo de muito bom gosto e arrumadinho!!Amei a decoração!Deu trabalho, mas valeu apena!Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Que lindo Carla, adorei todos os pormenores!! :) Também já tive essa experiência com as tintas e vale sem dúvida fazer a cor em casa! Muito mais barato e podemos ir testando até estar perfeita. Quanto à mesinha...eu colocaria verde...acho que por causa da tela. O candeeiro puxa o coral, já tens o azul na cadeira, não sei porquê mas foi o que imaginei :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É neste tipo de coisas que se fazem grandes poupanças... mas podemos sem querer arruinar um balde de 15 l de tinta se nos precipitarmos ou a a coisa não correr muito bem e lá se vai a poupança :)
      O candeeiro parece coral mas é mais rosa, assim como o quadro. As cores fotografadas enganam imenso. Eu pensei logo em verde, mas será que depois não fica um arco-íris...?

      Eliminar
    2. Pois, isso é preciso ter cuidado e juntar grama a grama, quase :)
      Não sou grande especialista em decoração, desenrasco-me apenas. Mas quando vi as fotos panorâmicas achei que faltava a ligação do verde com o quadro, que no fundo o candeeiro também faz...No limite opta por fazer aquele efeito diluído (não sei o nome) em que se fica a ver a madeira na mesma. Tens uma sensação da cor no espaço e se não gostares e decidires por branco ou outra cor é mais fácil alterar a cor :) Vou ficar à espera do veredicto! :)

      Eliminar
    3. Foi por isso que usei uma seringa do Ben u ron dos miúdos :)
      Sim, talvez ficasse bem uma cor menos sólida, tipo velatura. Vou pensar! Beijinhos

      Eliminar
  4. E ficou muito lindo!! :) Quanto às sugestões para a côr da mesa de cabeceira, sou fã do branco mas gosto do coral do candeeiro que também dá com o quadro. Apenas temo que seja uma côr demasiado arrojada para a mesa. Será??
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adorei!
    Eu e os meus filhos também já fizemos de servente, pois restauramos todo o res de chão da casa onde nós habitamos, antigamente era uma padaria, agora é uma casa de habitação, onde moram os meus pais e eu habito nos altos! Mas não tiramos fotos

    ResponderEliminar
  6. Isto é que é trabalhar :)
    Parabéns. Feito por nós ganha outra dimensão. E se me permite uma sugestão para a mesinha da impressora.....aquele verde água que aparece no quadro (no canto inferior esquerdo) parece perfeito (diz alguém que gosta de decoração mas que não percebe grande coisa!).
    Beijinhos e continuação de boas remodelações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem graça que algumas das opiniões vão ao encontro do que eu tinha pensado para a mesinha: verde esmeralda ou azul turquesa :)

      Eliminar
  7. Incrível a transformação que fizeram... Não há comparação possível entre o antes e o depois, está tudo muito bonito.

    Acho que a secretária branca ficava um charme. :-)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, está um espaço muito agradável, pelo menos a nível estético. A nível de conforto só vocês poderão avaliar :)
    Para a mesa de cabeceira, eu sugeria aquele tom de verde que está no quadro. Apesar de estar próximo do candeeiro rosa, acho que iria ficar em harmonia, junto com a secretária em branco :)
    Beijinho e boas escritas no novo cantinho :)

    ResponderEliminar
  9. Perfeito...parabéns,ficou muito lindo.
    Bjinhuss

    ResponderEliminar
  10. muito airoso, e depois de tanto trabalho que tiveram estão de parabéns.

    ResponderEliminar
  11. Amarelo limão.
    Sim, a sério amarelo limão.

    ResponderEliminar
  12. E adorei o teu espaço, está mesmo zen, cheio de luz

    ResponderEliminar
  13. Oi Carla, que lindo que ficou o seu escritório, e que trabalheira que deu, mas valeu a pena, eu achei lindo,olha a minha sugestão da cor seria amarelo, porque o abajur tem rosa, o quadro tem rosa mas tem também o amarelo, como as flores do jarrinho estão rosa e amarelo, eu faria a cadeira branca com o estofado com um tecido com desenhos chevron amarelo, e a mesinha da impressora seria amarelo, veja que no armário tem um livro amarelo que fez um destaque no armário, depois pintaria a letra S que está no armário de amarelo também, e pronto seria tudo branco rosa e amarelo.Esta é a minha sugestão. Um bj e espero ter lhe ajudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ambiente ficou colorido e feminino mas não foi uma coisa pensada, ou seja, não foi feito para combinar. Parece que o quadro tem os tons todos replicados em volta mas eu pintei-o um pouco ao acaso, com as cores que me apeteceu na altura. Os objectos presentes e o candeeiro de pé são tudo coisas que eu fui buscar a outras divisões, e ainda não me tinha dado bem conta disso antes do seu comentário. Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  14. Muitos parabéns pelo trabalho!

    quem me dera ter o jeitinho também :)

    ResponderEliminar
  15. Carla do ceu, que lindo que ficou, muitoooo bom gosto mesmo, td combinando certinho, nossa arrasaram, e o mais importante uqe vcs dois fizeram juntos issoo é muito bom mesmo,,, parabéns,,, um bj e um ótimo fim de semana...

    http://realizandosonhovirtual.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio Marla! E nunca me tinham chamado Carla do céu :)

      Eliminar
  16. Gostei desse seu espaço realmente mais claro e organizado .Parabéns a você e a seu marido. Vocês fizeram um lindo trabalho, bjs.

    ResponderEliminar
  17. Ficou muito giro :)
    A minha sugestão de cor para a mesa da impressora é a mesma desta cadeira transformada: http://sonhoshabby.blogspot.pt/2012/07/cadeira-pintada.html

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito do escritório e imagino a trabalheira que deu, mas o resultado final foi maravilhoso.
    A cor eu escolhia o azul turquesa, mas é apenas uma sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Carla!
    Mas que diferença valeu a pena todo o esforço, adorei parabéns pelo excelente trabalho.
    Olha eu acho que ia ficar muito gira a tua mesinha na cor azul turquesa.
    Beijokas, bom ano e tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  20. Gente ficou show! Muito harmonioso... mas toda vez que vejo construção assim dentro de casa fico "aguniada"como dizem por aqui.

    bjs!!

    ResponderEliminar
  21. Olá Carla,
    O recanto ficou lindo!....
    Imaginando a mesa pintada de branco..... acho que a mesa auxiliar iria para a cor que já sugeriram... verde esmeralda.
    Verde esperança para um novo recanto que era feio e que com algumas ideias, empenho e algum trabalho, se transformou num espaço de esperança que pode ser disfrutado por toda a família.
    Aproveitem bem!....
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  22. Carla que tal é a sensação de trabalhar agora no novo espaço? :)
    Está tão bonito e agradável! Deve dar um gosto imenso estar aí!
    É uma boa ideia escolher uma cor diferente para a mesinha da impressora. Eu acho que optava por uma das cores presentes na decoração, como um azul ou rosa muito "soft".

    Beijinhos
    --
    http://framesandhighheels.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Olá Carlinha
    Um pouco tarde mas estou aqui ;)
    O teu escritório está lindo .Funcional ,com um ar tão clean e tão original .
    Adorei as junção de todas as peças ,que a meu ver vão buscar um pouco da tua personalidade .
    Acho que deixaria a secretária dessa mesma cor ,é que conjuga se muito bem com o resto do mobiliário .
    A pequena mesa que tem a impressora ,pintaria de coral ;)
    Achei engraçado o facto de teres usado o medidor do ben u ron para encontrares o tom de tinta ,pelo menos é o que parece daqui .
    Ficava muito bem com esse escritório é bem a minha cara ,organizado ,clean e com muita personalidade
    Adorei a rena e...................vou ficar por aqui ........
    Muitos parabéns por um mais lindo trabalho
    Bom fim de semana ,com sol ;)
    Lulu


    ResponderEliminar
  24. Olá Carla.Antes de mais os meus Parabéns pelo espaço.Imagino a trabalho que tenha dado,mas sem duvida de que compensou e o teu bom gosto está mais do que visível.Eu que sou fã do branco quase total,adorei ver a secretária no espaço assim em mogno.Ponderaria manter a cor original e mudar os puxadores por uns mais leves,talvez brancos ou cristal.Nesse caso a mesinha de apoio (que é linda) pintaria de branco tal como a cadeira. Na opção de pintares a secretaria de branco,então a mesinha ficaria perfeita num turquesa. Embora goste do candeeiro,colocaria um abajur branco com um ar mais leve,talvez linho :) beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Que maravilha Carla,
    O trabalho que tiveram não poderia ter sido compensado de outra forma. Ficou magnifico.
    boa semana,
    MJ

    ResponderEliminar
  26. Se pintar a secretária de branco, a mesinha de apoio ficaria bonita talvez com uma das cores que usou no seu quadro aguarela (que é muito bonito!). Eu gosto muito de turquesa e acho que é uma cor que fica bem quando usada no "upcycle" de mobília com formato antigo.

    MRosa

    ResponderEliminar
  27. Parabéns Carla! Ficou excelente.
    Uma das coisas que gosto mais no seu blog, é ver a família envolvida nestes projetos.
    O construírem, melhorarem um espaço, dá, parece-me, uma união familiar muito forte: trabalharem para um objetivo comum é muito bonito.
    Mais uma vez parabéns e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  28. Ficou muito bonito e suave. O chão resultou muito bem. A mesa de apoio pintaria de turquesa clarinho ou verde esmeralda.

    Beijinhos,
    Anabela

    ResponderEliminar
  29. Bem que mudança!!!!! Ficou lindo, digno de uma revista!!!
    O teu blog é uma inspiração para mim!
    quanto ao que perguntas, também pintaria a secretaria de branco, e a mesinha de apoio talvez salmao? uma cor mais arrojada como falas, e vai de encontro com a actual decoraçao. :) :)
    (AMO a cabeça de veado)

    『♥』Desabafos e Coisas - Blog『♥』
    『♥』Desabafos e Coisas - Facebook『♥』

    ResponderEliminar
  30. Para a secretária a cor que sugiro é branca, azul turquesa ou coral.

    ResponderEliminar
  31. Carlinha.. Estava eu a passar o teu blog, à procura do nome do tal moodboard.... e surgiu-me uma questão: o soalho que colocaste na zona de escritório é flutuante....? Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim Marta. E mostrei algumas imagens da sua colocação no post "Projecto quase pronto".
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Pois... perguntei porque tinha ficado com a ideia de não ser flutuante (não me lembro o nome do outro - madeira só?). Agora estava em dúvida: se não era flutuante como foi aplicado por encaixe?!! :)

      Eliminar
  32. FICOU LINDO, REALMENTE QUANDO VAMOS REFORMAR NOS DEPARAMOS COM ALGUNS SUSTOS...AF. A CONCHA REALMENTE DEU UM TOQUE ESPECIAL A MESA DO ESCRITÓRIO.L..BJ

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig