segunda-feira, 25 de julho de 2016

Renovação da Cozinha // Azulejos Pintados Parte II


A nossa cozinha sofreu grandes alterações ao longo dos anos. Devido ao facto de não ter sido feita uma grande renovação de uma vez só, acabou por ficar com elementos não muito consistentes entre si a nível de design. Pelo caminho cometeram-se também alguns erros épicos, como a colocação de azulejos cor de laranja vivo na zona dos balcões... Uma solução que se revelou muito promissora foi a pintura dos mesmos com tinta apropriada para azulejos.

Mas a pintura tinha ficado por metade da cozinha, e hoje mostro como ficou a cozinha completa, com os azulejos da parte do lava loiça tratados, assim como as paredes envolventes que eram/são em mármore. Usámos novamente o esmalte para azulejos da Titan. Para ver como eram os azulejos assim como a primeira parte da renovação, pode espreitar aqui.

Também posso dar agora a minha opinião em relação à performance de uso e a facilidade de manutenção, assim como a resistência da tinta. Já passaram vários meses desde a pintura da zona mais problemática da cozinha (lava loiça e fogão) e tenho a dizer que a tinta não se alterou nem um pouquinho, continua acetinada, o tom branco manteve-se e não descascou em parte alguma. Lava-se muito bem ou ainda melhor do que antes, uma vez que as juntas ficam completamente lisas e suaves.
Suponho que se deva ter o cuidado de limpar com brevidade certas nódoas como as de tomate para evitar tingimento da cor, mas uma simples passagem com spray multiusos elimina esse risco.




Os canos são muito antigos e as ligações da torneira problemáticas, pelo que optámos por isolar com fita de pintor para pintar em redor.

Nas paredes de mármore, foi necessário preencher muitas fissuras e lixar bem para que não se notassem quaisquer sulcos ou imperfeições. Fora da zona de bancadas, as paredes são em mármore, e foram todas pintadas com a mesma tinta para azulejo. O resultado é fantástico pois a superfície fica super lavável e o acabamento muito liso (em todo o caso usámos rolo de pintura específico para lacagem).
 As conexões para o esquentador foram disfarçadas o melhor possível (agora temos um termoacumulador noutra área da casa) e a torneira do gás foi removida. Como se ficou sempre a ver que havia ali qualquer coisa, resolvi essa questão de uma forma decorativa e útil (que mostro mais à frente).


O tecto também tinha muitas imperfeições, e como a iluminação era pobre, resolvemos os dois problemas com a colocação de um tecto falso. É o terceiro tecto falso que montamos sozinhos cá em casa.
As imagens seguintes mostram um resumo das várias etapas da colocação do tecto falso, da iluminação e posterior pintura. A cor da cozinha ficou uniformizada na cor branco acetinado e parece maior, agora sem a distinção da zona de refeições que estava pintada de azul.

O resultado final mereceu o esforço. Agora a cozinha parece maior, mais luminosa e com menor confusão visual. Optei por usar um esquema restrito de cores porque a área é pequena e assim parece-me mais organizada e agradável de se usar.

Quando aplicámos os azulejos na cor laranja, a nossa cozinha era assim: muito colorida, e excessivamente carregada de objetos. Atualmente, gosto de ver menos objetos nas bancadas e prefiro espaços onde dominem as cores e texturas dos materiais naturais como as madeiras e metais, assim como uma seleção mais restrita de cor.

Antes:



Agora:


 Como é uma casa um pouco antiga, tem alguns elementos como a chaminé que ganhavam em ser remodelados para actualizar a divisão e facilitar a limpeza. Para isso, colocámos uma chapa de inox na parede do fogão e forrámos também a inox a pedra mármore da chaminé.


Para disfarçar a zona onde antes estava o esquentador, coloquei um quadro de grandes dimensões (o pano da H&M emoldurado) e um cesto metálico muito giro que encontrei no Gato Preto e que me permite guardar os meus panos de forma prática e decorativa.









Boa semana!

15 comentários

  1. Boa, está luminosa e moderna a vossa cozinha. Parabéns pelo talento nas remodelações ;) bj
    Cátia

    ResponderEliminar
  2. Mariana Grandejulho 25, 2016

    Adoro tudo, tudo! A combinação das madeiras, metais e branco é perfeita e muito inspiradora, acho que vou copiar um bocadinho! Mas o que me enche mesmo as medidas é aquele tabuleiro em mármore. Se não for muito abuso posso perguntar onde o compraste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Mariana! A combinação que referiste é uma das minhas preferidas e poderia replicá-la pela casa toda se tivesse possibilidade de fazer isso.
      Olha, o tabuleiro fui eu que fiz. Podes encontrar o post aqui.

      Eliminar
  3. Carlota P. Castrojulho 25, 2016

    Estou a adorar o teu blog que descobri recentemente através de uma pesquisa de bolo de chocolate. Fiquei viciada no bolo e nas tuas ideias, adoro espreitar os posts mais antigos (tens tantas publicações que estou sempre a descobrir coisas novas).
    Um beijinho e felicidades para o Martim!

    ResponderEliminar
  4. Oi Carla,

    fazia tempo que não via atualização de seus posts, porque na minha lista de blogs ainda aparecia o Arte&Manha...Já estou a seguir o Helloyou agora, porque gosto muito de acompanhar as suas criações.

    Beijo Brasileiro

    ResponderEliminar
  5. Oi Carla,

    fazia tempo que não via atualização de seus posts, porque na minha lista de blogs ainda aparecia o Arte&Manha...Já estou a seguir o Helloyou agora, porque gosto muito de acompanhar as suas criações.

    Beijo Brasileiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia, obrigada por me acompanhar! Tive alguns problemas com o direcionamento para o domínio novo e por isso é natural que ainda não tivesse visitado o blog novo. Beijinhos!

      Eliminar
  6. Sempre gostei muito da sua cozinha. Já sigo o seu blog praticamente desde que começou com ele. O seu bom gosto tem vindo a aumentar cada vez mais Carla, muitos parabéns :)

    ResponderEliminar
  7. Ficaram lindos! A cozinha ganhou logo outro ar! parabéns pelo trabalho, kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Carla as tuas reciclagens e pinturas merecem sempre um elogio. Está fantástico, e o teto tambem.
    Pinta

    ResponderEliminar
  9. Está tão harmoniosa, adorei e parabéns pelo empenho e perfeição no trabalho. Cá por casa eu bem tenho ideias mas o marido não adere muito a renovações ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Cá em casa também sucede isso muitas vezes, não fiques desmoralizada! Nessas alturas, começo por coisas que consigo fazer sozinha no sentido da decoração final que pretendo. Para o marido visualizar (maridos costumam ter dificuldade em acompanhar a nossa magnífica visão de um projeto), mostro-lhe imagens semelhantes ao que procuro fazer no Pinterest, ou até moodboards, que também me ajudam a perceber se estou na direção correta.

      Eliminar
  10. Gira que se farta essa cozinha nova! E luminosa! :)

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig