quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sugestões para a Mesa achada no Lixo

Peço a ajuda dos leitores deste blog para me ajudar a transformar uma mesinha que encontrei na rua há algum tempo.

Tenho pesquisado bastante, e juntei algumas ideias, mas pode ser que da sua parte surja alguma ideia brilhante (e económica!) para reciclar este patinho feio.

A mesa em questão é esta:


Foi encontrada á chuva, e o tampo que era feito em aglomerado de madeira ficou totalmente desfeito.
Arranquei-o todo e deixei o que se vê na imagem. O corpo da mesa é todo em madeira maciça e não tem vestígios de caruncho (como se suspeitou na altura).
Tem um bonito pé de galo, que é a única parte que á partida pretendo manter.

Agora, o que eu já pensei foi:

*Retirar o resto do tampo hexagonal e colocar um simples tampo redondo de madeira (solução um bocadinho sem graça).

*Estofar o tampo com um tecido bonito e obter uma espécie de otomano, ou repousa pés. (Mas acho que o tipo de pé não ajuda muito)

*Fazer um tampo com um espelho redondo do Ikea (custa pelo menos 15€). Talvez fique mais barato do que encomendar um á medida no vidraceiro. Um espelho hexagonal talvez fique um pouco fora do meu orçamento.

Martha Stewart

*Também pensei em fazer um stencil, ou um motivo decorativo no tampo. Foi a minha primeira ideia, mas já não estou muito inclinada para isso.

Tem alguma sugestão ou ideia para a minha triste mesa? Todas as ideias são bem vindas: uma cor, um estilo, um pormenor que faça a diferença. Obrigada!




48 comentários

  1. Oh Carla... a mesa é LINDA!! Eu colocaria simplesmente um vidro para ver o pé que realmente é muito bonito. Na foto não consigo ver bem a madeira, mas ficaria na dúvida entre manter o tom da madeira natural ou pintar de branco...mas acho que tenderia para pintar de branco. Eu adoro o formato do tampo acho que lhe da originalidade. Quanto ao vidraceiro, as minhas experiencias tem sido muito positivas. Procura aqueles bem antigos que tem pre;os surpreendentes. Espero ter ajudado e fico a espera do resultado final!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoraria ter esta mesa branquinha, acho que lhe assenta muito bem.

      Obrigada pela tua sugestão, se escolher um vidro ou um espelho terei que pedir orçamentos primeiro. Acho que os senhores vão ficar um bocadinho chateados é com o formato hexagonal :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Aqui vai a minha sugestão:
    Compras madeira para fazer um tampo, nem que seja em MDF, forras com tecido giro, e colocas um tampo de vidro por cima.

    Pintadinha de branco, um tecido giro a condizer, acho que ficava um mimo* :)

    Carina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, um tampo seria sempre em mdf, não uma madeira nobre, já que a ideia é pintar, cobrir ou forrar. A tua ideia é muito boa, e de baixo custo!

      Obrigada, beijinho.

      Eliminar
  3. Penso que ficaria mais gira com o tampo de vidro hexagonal, mantendo a madeira que tens e pintando tudo de branco mas o teu gosto e o sítio onde a vais colocar é que mandam. Depois mostra-nos o resultado, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, o sítio ainda não está bem definido, em todo o caso, quero que esta mesa se conjugue com o estilo geral da nossa casa.
      Sugeres um vidro transparente apenas? Não parecerá que está a faltar alguma coisa?...
      A cor vai ser definitivamente clara.

      Claro que mostro o resultado! Beijinho

      Eliminar
  4. Gosto da ideia do espelho por cima de um tampo redondo em madeira quanto ás cores tudo vai depender do local onde pretendes por a mesa. Eu ia pelo branco mas pela blogosfera têm aparecido umas cores fantásticas como o azul turquesa e o amarelo (mas aqui utilizava a ideia da Carina.

    Um abraço (tenho-te visitado com regularidade mas o tempo não me tem permitido comentar :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, existem cores maravilhosas que apetecem usar como essas que indicaste. No entanto, não tenho ainda um sítio destinado, pelo que talvez vá optar por tons neutros. Se a ideia for usar uns tecidos já me inclino mais para esses tons gulosos.
      Obrigada, beijinho.

      Eliminar
  5. Adorei a mesa!! Gosto do pé e da forma hexagonal que lhe dá um ar diferente. O que faria..... para a cor: branco (sem dúvida), aproveitava a profundidade do tampo e colocaria um tampo e MDF juntinho da trave da madeira que tem, forrado com um tecido de cores suaves e com um padrão muito simples (riscas, por exemplo). Por cima deste tampo colocaria fotos "artísticas" da família com as cores ligeiramente alteradas condizendo com os tons do tecido (para não gerar um contraste assim tão grande) e por fim um tampo de vidro (quanto menos espesso mais barato sai, mas é preciso ter sempre cuidado com a segurança!). Ou seja transformaria a mesa num quadro horizontal, com pé, que pouco precisaria para completar a sua própria decoração. Bastaria um candeeiro (para à noite, iluminar com suavidade os teus "amores"!! Fiz o mesmo com a secretária do meu escritório, mas em tons escuros e fotografias a sépia. Ficou o máximo! Ideia muito louca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível fazer uma coisa dessas, muito boa ideia.

      A mesa tem aquele aro hexagonal que deveria ser aproveitado (mas que nesse caso vai dar bastante trabalho). No centro pode levar um tampo mais baixinho coberto com um vidro, obrigada pela sugestão! Beijinho

      Eliminar
  6. Olá Carla :)

    Eu posso deixar-te a sugestão que ando danadinha para fazer no tampo de uma mesa pequena meia-lua que tenho aqui em casa.
    O tampo em chevron, mais ou menos como está neste blog:
    http://www.chicandlovely.com/2011/01/chevron-table.html

    Beijinho e por aqui ando desejosa de ver o desenrolar desta história :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chevron ainda dá um bocadinho de trabalho, mas o efeito final vale a pena. Já fiz esse padrão no quadro de cortiça do quarto do meu filho, não em cinza mas azul claro, espreita ;)
      A mesa do link ficou muito bonita, é uma boa sugestão para a minha, sim senhora!

      Depois vou mostrando os desenvolvimentos, beijinho.

      Eliminar
    2. Olá Carla :)

      Lembro-me perfeitamente do quadro do teu filhote e do sistema de "cruzamento" de fitas que fizeste :)

      Vi pela net, alguém que fez um molde em cartão de um zigue zague e achei uma excelente ideia para um chevron rápido e eficaz :)

      Beijinho*

      Eliminar
  7. Pensei na mesma ideia da Carina Pimentel: um tampo em MDF, só que depois poderia pintar tudo na mesma cor, mesa e tampo.

    Tenho umas fotos de passo a passo que peguei na internet, onde a mesa de centro foi pintada toda de cinza bem clarinho e com o molde vazado, foram feitos uns arabescos em branco e detalhes nas quinas com pasta dourada, ficou linda. O bom é que acredito que assim gasta-se menos, pois os cortes especiais em vidro ou espelho costumam ser mais caros, pelo menos aqui no Brasil.

    Já estou esperando para ver o resultado, um abraço

    Maria Clara

    Esta é o segundo comentário que postei, não sei o que aconteceu com o primeiro, se ele apareceu aí desconsidere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, os cortes é que saem mais caros nas encomendas ao vidraceiro.
      Também gosto muito do cinza clarinho em combinação com o branco. Obrigada por comentares mais uma vez, o 1º não ficou gravado. Beijinho

      Eliminar
  8. Olá Carla,

    Sempre com "um olho no preço final", eu faria:

    - tampo em MDF, forrado a tecido + vidro redondo ou quadrado (mais económico que o hexagonal, de certeza)

    ou

    - tampo em MDF mas um pouco mais baixo que o rebordo interior da mesa, para ser decorado com pedras, conchas, fotos, whatever. Por cima o vidro redondo.
    ou
    - o espelho do IKEA que referiste; é capaz de ficar mais em conta que o tecido + o vidro.

    - pintura em branco, efeito decapado, acho que um certo ar rústico tornava a mesa mais leve. Se não quiseres investir muito em tintas e caso tenhas algum resto de tinta de interiores, provavelmente agarrará bem. Já fiz a experiência e resultou.

    Pela minha experiência, desde que a madeira não tenha tratamento (verniz, cera, etc) fica bem qualquer tipo de tinta.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por tantas ideias!
      As tintas não são problema, tenho restos de trabalhos anteriores, e chegam perfeitamente. A madeira está seca e limpa, é só começar com o primário e pintar, até já lhe dei uma lixadela. O tampo é que pode ser concebido de mil maneiras diferentes... e eu estou tão indecisa! Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  9. A mesa é um achado :) Parabéns!!!!
    Eu acho que branquinha com um tampo de espelho ficava muito bonita. Mas como pela forma poderá ficar "puxadito", que tal com mosaico? Mesmo mosaico com espelho acho que ficaria muito bonito. De qualquer forma sei que irá sair daí algo muito bonito e estou ansiosa para ver o resultado final.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Branquinha com um espelho hexagonal ia ficar linda! O pior é o preço... para uma peça achada no lixo imponho a mim mesma valores muito contidos.

      Estou a gostar das sugestões, e começo a imaginar a mesa de formas diferentes. Vamos ver ;) Beijinho

      Eliminar
  10. Olá Carla,
    é a 1ª vez que escrevo, eu super fã do teu cantinho! és uma inspiração. Cá em casa tenho tesourinhos deprimentes como os que encontras no lixo e que eu não valorizava. Acho que na casa dos meus pais tem uma mesinha mt parecida com essa, se é que ainda não foi para lenha do fogão... Não tenho jeito nenhum para bricolages mas adoraria ter. Passo mt tempo a olhar para as divisões da minha casa e ver o que posso modificar, mas as ideias não surgem. Decorei de início o quartos dos meus filhos e passado pouco tempo, acho que me arrenpendi de algumas coisas, gostava tanto de ter um olhar como o teu, a tua casa respira serenidade. Assim como tu, a minha casa foi herdada e tenho tanto para fazer e com tantos moveis antigos que contigo aprendi a valorizar. Obrigada e boa sorte para este projeto, estou ansiosa pelo resultado final. bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não penses que é fácil para mim chegar a uma divisão e puff! :)
      Também cometi e cometo muitos erros. Muitas vezes as coisas não me saem como eu pensei ou gostaria, e quando isso acontece faço questão de mostrar o meu desapontamento aqui no blog.

      A nossa casa é um projecto constante, está sempre a evoluir connosco.
      Se precisares de alguma ajuda podes enviar-me um email, ás vezes pode ser que um olhar diferente das coisas te dê ideias que sempre estiveram á tua frente e nunca te lembraste. Isso acontece-me imenso :)
      Beijinho

      Eliminar
  11. Olá Carla, a mesa é muito gira e assim que a vi lembrei-me que ficaria muito gira mantendo a sua forma hexagonal. Eu poria uma madeira baratinha, por cima um vidro e entre a madeira e o vidro várias fotos, por exemplo, das várias fases dos miúdos. Não sei se ajudei... Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito do formato hexagonal. Embora o aro esteja a «descambar», acho que valia o esforço de o restaurar, para manter aquela forma.

      Obrigada pelo contributo, beijinho.

      Eliminar
  12. eu faria ela em branco com um tampo em mosaico tem algumas sugestoes na internet voce mesmo pode fazer bjs.

    ResponderEliminar
  13. MINHA QUERIDA O QUE ACHA DE UM MOSAICO, BOAS IDEIAS DEPOIS QUERO VER O FINAL E ESTA MESA É MARAVILHOSA EM!BJSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  14. Ola Carla
    eu deixaria o formato exagonal,e como ja foi dito, colocaria um tampo em mdf revestido a tecido,com um tampo de vidro por cima. Apesar de gostar muito de moveis brancos, não a pintaria, envernizava-a com um verniz escuro para fazer contraste com o tecido em tons claros.
    Bjs
    http://rosa-chezmoi-rosa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. pOIS EUZINHA PINTAVA DE BRANCO E COLOCAVA UM VIDRO A FAZER DE TAMPO.
    A Tiara da tua princesa está quase quase a chegar... Trim... olha o carteiro, vai abrir a porta rápido.
    jocas

    ResponderEliminar
  16. Maria Joãomaio 03, 2012

    Olá Carla
    Gostei da ideia que alguem já deu de forrar com tecido e colocar vidro. Parece que estou a imaginar um tecido Tilda a combinar com a banqueta (ex-sapateira).
    mas tb gosto muito da ideia do espelho. Gosto daqueles espelhos redondos do Ikea que à volta têm várias filas de quadradinhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho esse espelho que falas. Tinha-o na entrada por cima da tal banqueta, e depois mudei-o para o escritório, quando restaurei aquele espelho que também achei no lixo hehe.
      Era uma ideia impecável e rápida, e ficaria muito bonito.
      Obrigada pela tua ideia, beijinho!

      Eliminar
  17. Eu sou da opinião da Guidinha , acho que branca e com o tampo de vidro espelhado ia ficar o máximo , o vidro para essa mesa não devia passar dos 8€ , acho que devias apostar :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas que ficaria por volta desse valor? Nesse caso vale a pena. Essa é uma das minhas ideias preferidas, e ficaria bem em qualquer parte da casa.

      Obrigada! Beijinho.

      Eliminar
  18. Olá
    A mesa foi uma grande descoberta.
    O meu avô tem uma mesa idêntica a essa e no tampo colou mosaicos. Não sei os preços mas é uma ideia. Espero ver o resultado final. Bjs

    ResponderEliminar
  19. É dificil dar opinião a alguém que tem sempre boas ideias para a decoração... se fosse na minha casa... pintava de branco e colocava um tampo mdf forrado com um tecido Tilda e usava como mesinha de cabeceira ou mesa de apoio num cantinho de leitura... ;)

    Mas vou dar aqui uma sugestão que vi uma vez num cafezinho e achei muita piada, uma base de mdf mais abaixo e um vidro em cima,ficaria tipo uma caixa onde podes por o que quiseres e até alterar consoante a época festiva ou estação do ano!!

    Seja qual for a escolha sei que vai ficar lindissimo no final.. ;) depois mostra-nos o resultado final!! ;)

    beijinho e mão à obra!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o quarto da minha filha tivesse um bocadinho mais de espaço, acho que faria um cantinho de leitura fofinho com esta mesa forrada da forma que dizes.

      O meu marido agora perguntou-me onde é que eu estou a pensar pôr a mesa, e eu respondi que ainda não sei... torceu logo o nariz. Não gosta dela desde o dia em que eu a trouxe para casa :) Vai ter de se aguentar.

      Beijinho

      Eliminar
  20. Bem Carla tantas ideias que já aqui tens :)
    Olha assim de repente eu optava pelo vidro feito à medida (pede orçamentos, pode ser que não fique muito caro). Aquela ideia que já li aqui de poder decorar o interior entre dois tampos horizontais sendo que o de cima seria vidro pareceu-me muito boa ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas ideias boas sem dúvida!
      Só espero depois não desiludir ninguém com o resultado. De qualquer forma, todos os contributos são úteis, até para projectos futuros das leitoras.
      Beijinho

      Eliminar
  21. Olá Carla,
    Que mesa linda.
    Eu pintaria de branco.
    O tampo pode ser vidro redondo simples pois ela já é linda.
    Se quiser algo diferente faz um mosaico no tampo.

    Beijo Grande
    Andréa Cabral

    ResponderEliminar
  22. Maria Joãomaio 03, 2012

    Olha Carla,
    Vai ver se arranjas outra mesa no lixo! Fazes uma com tecido e vidro em cima, e outra com espelho... LOL

    É que às vezes com tantas ideias, dá-me vontade de pôr em prática mais que uma!
    o quarto da minha filha já está cheio de borboletas por todo o lado. A minha mãe diz que já são borboletas a mais!

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O olhar está sempre atento lol!
      Tantas ideias e eu não me consigo decidir.

      Hehe, borboletas bonitas nunca são demais! :)
      Beijinho

      Eliminar
  23. descobri este cantinho à dias ..
    o que tenho andado a perder..(mas já recuperei pq acho que li todos os post) eheheh

    a mesa de facto foi um achado "daqueles"..
    eu pintaria de branco/beje muito clarinho.
    O tampo mantinha a forma original, fazendo como já alguem mencionou "uma caixa" que depois poderias encher com flores secas, ramos/folhas secas e já a imagino no Natal..provavelmente uma opção mais carota.
    Mais acessivel seria fazer o tampo redondo pintar toda a mesa da mesma cor e aplicar um stencil simples em toda a volta do tampo, o vidro seria aí uma opção..
    Espero pra ver o resultado final.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então bem vinda!
      Tenho que ter em conta o preço final, porque imponho a mim mesma um orçamento justo para este tipo de peças reaproveitadas.
      Ainda ando a pensar, mas já ouvi muito boas dicas. Obrigada e beijinho.

      Eliminar
  24. Já vi aqui boas sugestões nas quais tb tinha pensado mas não sei se esta já foi sugerida ou não. Fica a ideia na mesma:

    - fazer o tampo em mdf.
    pintar toda a mesa da mesma coisa e dp decorar o tampo com a tecnica do falso mosaico ( http://lovato.com.br/2011/03/aprenda-a-fazer-o-falso-mosaico-em-mdf/ ) ou então usar mesmo pecinhas coloridas para o fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia esta técnica nem nunca tinha ouvido falar. Faz um efeito giríssimo, e o vídeo explica perfeitamente como fazer. Obrigada por esta partilha!

      Eliminar
    2. Não tens de agradecer, ora essa:) Só agora me dei conta que em vez de "cor" escrevi "coisa" lololol ai esta minha cabecinha:P
      Fico ansiosa por ver o resultado!!!

      Eliminar
  25. Olá Carla!

    Eu faria como a Belinha... e se tiveres loiça em porcelana que não queiras, a técnica do falso mosaico fica espectacular! Não te preocupes que a massa é muito fácil de colocar:)

    Já pensaste em fazer um mini-tapete de trapilho e colocar entre o mdf e o vidro, acho que faria um efeito engraçado:)

    Beijinhos e um bom domingo!

    ResponderEliminar
  26. e eu a pensar que já encontrava a mesa pintada...
    bom resto de dia da mãe

    ResponderEliminar
  27. Também quero imenso ver o resultado desta mesa ! sou um novo seguidor cumprimentos

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig