segunda-feira, 13 de maio de 2013

Branquear Roupa

Há bastante tempo que procuro formas de branquear eficazmente a roupa, especialmente as toalhas de banho, que com o uso e as lavagens deixam de ter aquela brancura de origem.
Nenhuma das soluções caseiras e/ou ecológicas me convenceu ou trouxe os resultados esperados. Queria um produto que funcionasse e de preferência, a usar na máquina de lavar.

Nem de propósito, um conhecido nosso deu-nos um produto muito utilizado por pessoal médico, que deve envergar sempre batas brancas imaculadas: Perborato de Sódio. É um produto que eu desconhecia e que existe à venda em drogarias.


Corri a experimentar nas toalhas. Coloquei-as a lavar normalmente no programa específico a 60º, e juntei umas 4 colheres de sopa de perborato. A embalagem não referia quantidades, e como me falaram em utilizar uma quantidade de 2 colheres, achei que devia aumentar a dose devido à capacidade da máquina.


A verdade é que não notei uma diferença relevante depois da primeira lavagem. Suponho que seja necessário usar sempre este produto, especialmente desde o início, quando as roupas ou atoalhados ainda são novos (e algumas das minhas toalhas já têm a bem dizer uns bons aninhos...). Vou continuar a usar o perborato nas lavagens das toalhas para ver se funciona a médio prazo. Talvez estivesse a ser demasiado optimista ao contar com resultados logo na primeira utilização.

Usa este método com bons resultados? Conhece alguma outra forma de branquear a roupa, especialmente toalhas de mesa e de banho?


60 comentários

  1. Vou fazer lixívia de cinzas em breve exactamente para o mesmo fim. Assim que tiver resultados digo-te. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa não conhecia! Estou curiosa para ler o teu testemunho.

      Eliminar
  2. Eu não conheço esse produto, mas desde que me mudei definitivamente para o SKIP Active em pó a minha roupa branca fica efetivamente branca, mesmo a baixas temperaturas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo em roupas antigas? Eu sei que muitos detergentes em pó contêm branqueadores ópticos que efectivamente deixam uma sensação de brancura nas roupas.

      O meu dilema é perceber se existe solução para estas toalhas de banho e de mesa mais antigas.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Não sei como o detergente se comporta com roupa assim tão antiga. Mas sinceramente pelo poder de lavagem que tem, acho que vale a pena experimentar. Nunca será dinheiro deitado ao lixo, porque é um detergente para a roupa e aproveitando certas promoções até nem fica nada caro.
      Outra coisa, eu lavo sempre toda a roupa a 30º ou 40º. Se experimentares fazer as lavagens com uma temperatura mais elevada, talvez os resultados ainda possam ser melhores para esse tipo de tecidos com vários anos.
      Eu acho que já experimentei quase todos os detergentes à venda no mercado e este é definitivamente aquele em que sinto que a roupa fica mesmo lavada como eu gosto.
      Beijinho

      Eliminar
    3. Para a roupa em geral fico muito satisfeita com o Formil concentrado do Lidl, e tem uma óptima relação qualidade/preço.

      Em relação ao resto das peças é que fico decepcionada, e provavelmente não haverá remédio para a roupa branca antiga.

      Mas obrigada por me falares nesse Skip. Hei-de estar atenta a promoções!

      Eliminar
  3. Eu usei o perborato e desisti , no meu caso nao funciona (nem em lavagem à mão). Pois as toalhas já estavam "escuras" do uso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É esse o meu receio Ana Paula. Temo que não haja nada que ressuscite a brancura de peças mais usadas :)
      De qualquer modo, hei-de usar o produto nas próximas lavagens até chegar a uma conclusão.

      Eliminar
    2. Eu costumo ensaboar bem a roupa com sabão azul e branco e depois pôr a corar. Foi assim que tratei das toalhas de linho, herdadas da minha mãe.
      Claro que, ao corar a roupa não pode secar, tem que se ir molhando sempre.
      Depois, lavar normalmente. Até as manchas amarelas saem.

      Eliminar
  4. Olá Carla
    Já usei perborato nas camisas do marido e não vi nenhum resultado milagroso. depois deixei de usar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que entendo, o perborato pode funcionar se for para manter roupa branca nova.
      Obrigada pelo testemunho.

      Eliminar
    2. Gente também me aconteceu até que me deram a dica que: a roupa em perborato não pode estar mais de 1/2h , ele actua logo e liberta a sugidade, especialmente com água quente.Mas se se deixa a roupa mais tempo ela absorve de novo e fica até manchada, repetindo o processo vai ficando cada vez mais branca.

      Eliminar
  5. Eu uso limão. Deixo ficar a roupa branca de molho durante a noite.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que cada dona de casa tem o seu truque de eleição! E o limão funciona melhor do que a lixívia, por exemplo?

      Eliminar
    2. Também branqueia mas demora mais (por isso é que fica de noite).
      Beijo

      Eliminar
  6. Água oxigenada.

    ResponderEliminar
  7. A verdade é que se lave como se lave e seja com o detergente que for aqui em casa esse problema acontece (também já me disseram que sou manienta) ora não há nada que me dê mais prazer que uma bela toalha branca quando saio do banho, mas ao fim de um ano já estão com aquela cor amarelada que lembra o encardido e então não há outro remédio que transformar em rodilhas; lembro-me no entanto que na casa da minha avó não havia esse problema e também me recordo que a colaboradora doméstica de todas as horas não confiava nessas modernices de maquinas de lavar roupa e que quando a coisa começava a ficar para o amarelo ela utilizavas as cinzas da lareira mas eu parvalhona nunca aprendi o processo por isso se alguém souber e lhe contar partilhe que é muito útil. Ele há lá coisa pior que uma toalha encardida e não me venham dizer que é o sol da aldeia que corava a roupa porque a minha avó vivia no centro de Lisboa.

    Maria do Rosário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe, sol também eu tenho aqui para estender a roupinha e as toalhas não ficam como eu quero por mais produtos que eu use :)
      Leu o primeiro comentário sobre a lixívia de cinzas? Agora fiquei curiosa para saber se esse método funciona e se era o mesmo utilizado na casa da sua avó.
      Estamos sempre a aprender!

      Eliminar
  8. Tive uma colega de trabalho que usava o perborato para branquear as camisas de linho branco, mas não o fazia na máquina, deixava de molho e lavava à mão! A minha experiencia com os turcos brancos diz-me que, quanto mais a quente se lavar, pior! Eu lavo sempre a 40º e volta e meia, antes de os por na máquina, faço uma barrela com omo e líxivia, funciona :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? E eu que pensava que era melhor lavar a 60º...
      Parece que tenho de experimentar deixar a roupa de molho como a minha avó fazia. Obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  9. Não tenho muita roupa branca, um ou dois pares de lençois e já esta, e não conhecia este produto só mesmo a lexivia..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois quase todas as minhas toalhas são brancas... e só com a lixívia parece que não vai lá.

      Eliminar

  10. Ei flooor..
    Que legal seu blog, adorei essa dica.. vou ver se consigo achar aqui na minha cidade!
    Vim conhecer seu cantinho e aproveito para convidá-la para visitar meu blog de casamento, já me casei mas ainda sou apaixonada pelo assunto! Além de casamento, falo sobre viagens, beleza e de tudo um pouco.. Espero que goste!
    Além disso estão rolando dois super sorteios de aniversário no blog, as casadas tambem podem participar!
    http://www.umalindapromessa.com/2013/04/sorteios-de-aniversario-pata-noivas-e.html

    Beijo
    ;)

    ResponderEliminar
  11. boa noite, eu uso o perburato, realmente nas lavagens da maquina não se nota diferenças, vejo o resultado quando aplico em barrela após as peças já lavadas...

    em uma bacia ou balde colocar agua bem quente, juntar o perburato (+ou- duas colheres de sopa) podem também juntar um pouco de detergente manual, deixar por umas horas ou então de um dia para o outro e aí analisem o resultado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou capaz de experimentar dessa forma. Muito obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  12. Eu tive bons resultados em turcos brancos com barrela de lixívia e bicarbonato de sódio. Pus de molho com a água muito quente da torneira e deixei ficar de uma tarde para o dia seguinte. Depois lavei normalmente na máquina, a 40º, como habitualmente. Nem queria acreditar na diferença!

    Também estou curiosa com o método das cinzas... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sónia, e podes dizer-me as quantidades aproximadas que usas?

      Eliminar
    2. Carla,
      eu usei o "olhómetro". Diria que a quantidade a usar vai depender muito do tipo e quantidade de roupa a tratar.

      E vi agora que me esqueci de referir o OMO, que também juntei à barrela.

      Foi com base no vídeo abaixo, que tratei das minhas toalhas. Mas não deixei só os 30 minutos que ela refere e usei a água bem quente para pôr de molho. De vez em quando também mexi a roupa.

      http://www.youtube.com/watch?v=ePaRlGPPKHA


      Eliminar
    3. Obrigada Sónia, vou espreitar!

      Eliminar
  13. Olá Paula.
    Bem, já valeu a pena perguntar como outras leitoras lidam com este problema porque já retive alguns conselhos e métodos a experimentar no futuro.Como a lixívia nunca resolveu os problemas dos meus turcos, pensei que me estava a escapar algo nesta matéria.
    Obrigada pelas tuas dicas! O carbonato de sódio deve existir à venda em drogarias, sim. Do que uma dona de casa se tem de munir...:)
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá. Li no blog da Dona de Casa Perfeita que ela mete numa panela roupa branca a ferver com limão. Podem ler aqui: http://www.organizaracasa.com/limpeza-roupa-branca-mais-branca/ Ainda não experimentei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nicas. Tantos truques que aprendi por estes dias, algum há-de resultar!

      Eliminar
  15. Olá,
    Uso o perborato de sódio há anos.
    O resultado não podia ser melhor.
    Lavo a roupa a 40 graus, raramente ultrapasso essa temperatura.
    Acho 4 colheres de sopa demasiada quantidade.
    Eu daria mais algumas oportunidades ao perborato.
    Com o uso continuado é capaz de resultar.
    Baixava a temperatura e usava-o num programa com pré-lavagem.
    Para quem tiver espaçoexterior há também o velho método de coradouro que consiste molhar e ensaboar a roupa branca, deixa-la aberta ao sol e ir borrifando com água s sabão.

    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu usei 4 colheres porque a minha máquina leva praticamente o dobro da roupa que é habitual.
      Eu via a minha avó a corar a roupa nas fragas perto do tanque colectivo, mas sinceramente não me estou a ver fazer isso a um monte enorme de toalhas... :)

      Eu não vou desistir ainda, vou dar uma hipótese ao perborato porque pode ser que melhore o aspecto mesmo que não fiquem alvas como eu gostaria. Obrigada!

      Eliminar
  16. Olá Carla,
    Sou leitora do seu blog já algum tempo, quando o vi não resisti e li-o todo. Parabens gosto muito. Já estive várias vezes para fazer comentários, mas hoje não resisti. Tenho muitas toalhas brancas e já estão a ficar velhotas pois ja têm 14 anos e continuam brancas. Lavo os turcos e as tolhas de mesa da cozinha e panos da louça da cozinha sempre a 90º. Tem de ser é com detergente em pó. Estou a usar da marca continente. As toalhas ficam brancas como novas e as nodoas dos panos da cozinha e toalhas de mesa saem todas. É muito raro usar lixívia.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu primeiro comentário e pela dica que me deixou.
      Eu não disse, mas tenho 2 jogos de toalhas com 20 anos, e os outros também já não são assim tão recentes... Usava lixívia na esperança de branquear anos de uso e de resíduo acumulado (detergentes, amaciadores...) mas de facto não funciona.
      Acho que nunca lavei nada a 90º, costumo lavar estas peças a 60º no programa específico da minha máquina. Também uso detergente em pó para estes artigos. Tenho umas toalhas de mesa brancas com nódoas de gordura que não desaparecem. Acha que consigo eliminá-las dessa forma? Obrigada!

      Eliminar
    2. Olá Carla,
      Normalmente saem as nódoas à primeira lavagem. Já me aconteceu não sair totalmente (o que é raro),mas saem na 2ª lavagem.
      (não tinha percebido como funcionava os comentários, daí eu ter enviado 2).
      Bjs.

      Eliminar
  17. Olá Carla,
    Eu já conhecia o Perborato à anos.
    É bem mais barato comprar numa drogaria (perto de mim custa 2,75€), o saco de 1 Kg. No Bricomarché o saco de 0,5 Kg é mais caro e o Vanish ainda mais caro é.
    Eu não uso sempre, uso com frequencia, e normalmente a temperaturas de 30º ou 40º. Mas acho que tem de ser com a continuação... não é de um dia para o outro...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa, vou continuar a usar na lavagem da roupa branca para avaliar eu mesma os resultados. Era bom se fosse logo na primeira lavagem Plim! :)

      Eliminar
  18. Anilina. Compra-se nas drogarias, é um produto mais velho que sei lá...não me perguntem como se usa que eu não sei. Só sei que tenho de lá ir comprar hoje sem falta porque senão a minha mãe dá-me nas orelhas lol Temos para lá várias peças de roupa branca encardidas e sempre quero ver se resulta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostava de saber se resulta! :)

      Eliminar
    2. Anilina. Tenho uns pacotinhos, mas não sei usar. Pode explicar como usou?

      Eliminar
  19. Eu uso o perborato à anos, mas faço assim; coloco perborato e detergente em pó para a roupa numa bacia, encho a bacia de água muito quente até ser suficiente para cobrir a roupa que quero branquear, deixo a roupa de molho cerca de 3 a 4 horas. Depois coloco na máquina e lavo a 60 graus. As nódoas de vinho tinto desaparecem por completo, de vez em quando faço na roupa branca de cama. Deixei de usar detergente em gel na roupa branca, uso skip efervescente (passo a publicidade), o detergente em gel não possui agentes branqueadores o que faz com que a roupa fique amarelada com o tempo. adoro ter a roupa sempre impecável e o perborato é uma boa arma. Beijinhos e espero ter ajudado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajudou imenso Mónica! Para a próxima vou fazer assim, muito obrigada.

      Eliminar
  20. Olá
    Como referiu a Mónica Cardoso, eu também utilizo o perborato sempre que as roupas brancas deixam de ter "aquela brancura" e resulta muito bem.
    As quantidades que utilizo variam da quantidade de peças que quero branquear, mas utilizo o perborato sempre numa bacia e não na máquina de lavar. Deixo a roupa de molho em água quente com perborato umas horas e depois lavo normalmente na máquina. As roupas ficam novamente com aquele branco.
    Provavelmente já experimentou, espero que tenha resultado. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão Kika. De facto, tenho experimentado colocar a roupa de molho como indicou, e realmente começo a notar resultados com este método. Bom fim de semana!

      Eliminar
  21. Olá
    Andava a pesquisar o "perborato" e encontrei o seu blog. Este produto é um branqueador e é usado "à séculos" para a roupa em geral mas sobretudo para as nódoas amarelas da roupa branca de linho e algodão. Como já alguém disse deve ser usado com água mtº quente mas como barrela. Uma bacia grande, 3/4 c/sopa de perborato e água mtº quente. Deixe de um dia para o outro. Depois lave normalmente na máquina mas sem + aditivos. Caso tenha mtª roupa faça por etapas de forma a que a roupa não fique mtº apertada. Dado que a água deve ser mtº quente, a temperatura da que saí do esquentador não é suficiente, utilize esta mas acrescente uma panela de água a ferver. Utilize o cabo da vassoura, por ex., para mexer a roupa. As suas toalhas brancas "velhinhas" vão ficar brancas mas não esqueça que não as deve passar a ferro se as for guardar de novo, passe-as só quando for para as utilizar. A passagem a ferro amarelece este tipo de roupa, bem como o uso de lexívia líquida, a em pó não tem este inconveniente porque a sua composição principal é o perborato. E neste caso quanto + barata for (marcas brancas) mais perborato tem. O perborato não vai eliminar para sempre as manchas amarelas, mesmo que não utilize as peças elas vão reaparecer com o tempo. Daí, no tempo das nossas avós, se fazer estas barrelas anualmente à roupa branca guardada nas arcas. Se houver uma utilização mais frequente basta que quando lavar a roupa junte um pouco de lixívia em pó ao detergente. Aliás eu faço isto sempre que lavo a roupa na máquina (utilizo detergente em pó de marca branca), mesmo em roupa que não exija tratamento especial. Detergente em pó + uma medida de lexívia em pó e com um dedo misturo os dois pós. E voilá os brancos + brancos e as cores sempre mais "vivas". E os colarinhos e punhos das camisas limpos! Alguém disse que ía fazer "lexívia de cinzas". É outro método de branqueamento. Mas está incorreto dizer "lexívia de cinzas". A cinza que se deve utilizar é a cinza branca ou cinza do borralho. As peças colocadas em água não mtº quente cobrem-se com a cinza e deixa-se de um dia para o outro ou até mais tempo caso de amarelecimento ser mtº forte. Mas hoje em dia não é nem utilizado nas aldeias, até porque as lareiras tradicionais caíram em desuso e já não se consegue a tal cinza do borralho. Não foi falado mas na roupa branca de linho, sobretudo, aparecem muitas vezes umas manchas pequenas amarelo acastanhado, isso é ferrugem do linho. O seu tratamento atualmente é fácil de eliminar usando um produto especifíco para a ferrugem na roupa, que se vende em alguns supermercados ou em drogarias. Umas gotas sobre o local e adeus ferrugem.
    Desculpe se escrevi mtº. Mas só quis ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, obrigada por este comentário!

      Eu não costumo passar as toalhas de banho a ferro, o meu problema é mesmo o branco perder a sua alvura e ficar acinzentado com o tempo.
      Não conhecia a lixívia em pó !? Nunca reparei nesse produto à venda!
      Por acaso costumava lavar as minhas toalhas com lixívia e detergente, mas agora uso o perborato e coloco-as de molho. Tenho é que arranjar um alguidar maior para me facilitar a tarefa :)

      Obrigada pelas dicas!

      Eliminar
    2. Agradeço a este Anónimo pela mensagem porque realmente deu para aprender umas coisas. Já tenho o Perborato de Sódio e vou fazer a experiência!

      Eliminar
  22. Ola
    Nao notou diferença porque nao é a melhor forma de usar o perborato

    Eu uso pras nodoas das toalhas da cozinha e pras do coco do meu bebé e funciona sempre

    Primeiro molho a peça, coloco um pouco de líquido da louça na nodoa e esfrego, coloco numa bacia ponho uma colher de sopa de perborato e despejo em cima agua a ferver (tem mesmo de ser mt mt quente ou nao resulta.... eu coloco a ferver e vejo a nodoa desaparecer instantaneamente)
    Deixo na bacia um pouco, normalmente ate a agua arrefecer
    Funciona sempre sempre
    1 colher para 4 a 5 litros de agua a ferver

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, as toalhas de cozinha são uma dificuldade cá em casa, algumas perdem mesmo a «decência» :)
      Será que o programa de 90º da máquina produz os mesmos resultados de deixar a roupa de molho em água a ferver? Por outro lado tenho receio de estar a massacrar demasiado os têxteis... Obrigada pelo comentário.

      Eliminar
    2. A mim na drograria disseram-me que tanto se pode usar diretamente na roupa como a PrincesSu explicou como na máquina, mas sempre a temperaturas altas, porque senão o pó não derrete. ;)

      Eliminar
  23. Lixívia de cinzas

    Cinzas vegetais (cinza peneirada)
    Água destilada ou da chuva (não dá água com cloro, pois reage)


    Para 1 parte de cinzas 4 partes de água. Juntar a quantidade de cinza desejada com a quantidade de água equivalente, levar ao lume até ferver, mexer
    durante 3 minutos. Desligar o lume e deixar repousar entree 24 horas.
    Com uma concha retirar o líquido (lixívia) e engarrafar. Este processo deve ser feito com cuidado para não tocar nas cinzas que ficam no fundo.

    serve para branquear roupa e lavar qualquer tipo de superfície.

    Dá mesmo muito trabalho... o melhor é o perborato com detergente de molho em água a ferver...juntar um pacote de bicarbonato de sódio tb não é má ideia... fica branco mesmo.

    ResponderEliminar
  24. Olá a todas, muito interessante vossa página,aqui minha dica,eu fazo sabão líquido o em pó para lavar a roupa,biologico,e um processo que demora 1 mês até se poder usar,mais vale a pena,em todos os sentidos,porque poupamos dinheiro,reciclamos,não usamos lixivia e o mais importante cuidamos nosso meio Ambiente,o sabão leva,aceite o óleo de uso diário de ali a reciclagem,mais nunca misturar os dois,leva soda cáustica que é um produto tóxico há que ter cuidado quando se usa,este produto faz com que o óleo e aceite se unam,perborato de sódio que se compra nas farmácias, custa uma média de 3€,este produto e o responsável de tirar as nodeas mais difíceis,e de manter a cor viva da roupa,por último sabonete de Marselha líquido,eu gosto da marca dia do minipreco,já faz mais de un ano que não compro detergentes para lavar a roupa,enquanto a lixivia fue a ração que me fez investigar porque a minha filha e alérgica,outra coisa,também não usei mais amaciados,lavo a roupa sempre a máquina em frio coloco o detergente no tambor junto com a roupa,abraços a todas e quem estiver interessado-a em saber a receita e o processo enviem ao meu e-mail. luzrevilla.cruz@gmail.com. Lembrem-se é importante Cuidar o nosso meio Ambiente

    ResponderEliminar
  25. olá! eu já procurei Perborato de sódio em várias drogarias (Lisboa) e nada :( alguém me pode ajudar? O que me venderam foi Percarbonato de sódio... que não é bem a mesma coisa mas diz tambem ser para alvejar roupa.. alguém experimentou este último? Percarbonato de sodio?
    E emncontrar Perborato de sódio em Lisboa, alguém me sabe dizer onde vendem?
    Obgda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Drogaria Umbelino em Bicesse

      Eliminar
    2. Selva Urbana comprei um pacote de 1kg numa loja estilo drogaria em frente ao mercado da Encarnação Norte(Olivais) é uma emb amarelada custou 2€ e pouco

      Eliminar
  26. E já passaram 8 anos! Qual foi a conclusão definitiva da Carla? :)
    Bem, a questão que se debateram aqui da temperatura era bem importante. Na verdade, o que a drogaria disse e muito bem à Carla deve-se ao facto da solubilidade do perborato se compreender entre os 40 e 60º.

    Parece-me que deixar de molho umas horas será mesmo a melhor opção... mesmo como solução para o meu interesse de remover não manchas, mas sim os impressionantes cheiros os ultra-activos das lavandarias. Acredito que a marca deste perborato até esteja a fornecer mais informações e dicas do que há 8 anos atrás. No entanto, ainda não encontro resposta para a minha dúvida: Penso que quanto maior for a sujidade da roupa, a temperatura das lavagens terá de aumentar proporcionalmente. Mas se a lã encolhe com lavagens a alta temperatura, como conciliar estes 2 mundos?
    Pensei: dilui-se previamente o perborato em água a ferver e depois usa-se a solução na gaveta da máquina. Mas que gaveta? Fará sentido que entre no ciclo do detergente. Estarei a pensar bem? Ao mesmo tempo, já li uma referência à possibilidade do produto (que era o percarbonato) deixar de ficar activo em modo-solução, com a passagem do tempo (umas 5 horas?)...

    Encontrei aqui um blog com dicas e métodos muito interessantes... mas estas dúvidas talvez devessem ser colocadas num blog de Química, não?

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig