quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A nossa Sala

A nossa sala foi evoluindo ao longo dos anos: peças que entram, peças que saem, peças que são renovadas... Está em constante mutação.

Normalmente troco os cortinados, as capas das almofadas e os objectos decorativos quando quero mudar os tons predominantes. Quando vejo capas de almofada bonitas, compro e depois conjugo o resto das coisas. Não tenho receio de misturar épocas nem cores. Como diz Nate Berkus, Se gosta de uma peça, de certeza que vai ficar bem conjugada com o resto dos objectos que você já tem. Mas é preciso sensatez, como em tudo. Penso que se pode saber muito das pessoas pela sua sala de estar.



















Temos este vitral, que já deve ter muitos anos. Não sabemos se foi o antigo dono que o fez ele próprio. Sabemos sim, que não gostamos dele, os tons estão errados e não condiz com a nossa casa.
Há vários anos que penso numa alternativa criativa para aquele rectângulo. Quer dar a sua ideia?

30 comentários

  1. Olá Carla,

    Será que não se consegue com tinta de vitral, pinta-lo de uma única cor?

    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  2. Mi piace molto la vostra casa, è ordinata, pulita, luminosa e, sopratutto, è una casa "vera" con oggetti vecchi e nuovi che, grazie al vostro buon gusto, creano una piacevole armonia. Seguo il tuo blog da qualche mese, ma questo è il mio primo commento, quindi ti mando un saluto speciale.
    Anche io sono Carla (bellissimo nome eh? ), ma dall' Italia.

    ResponderEliminar
  3. É muito gira a tua sala, acho que tens um dom especial para saber conjugar as diferentes peças, cores e estilos que acabam por resultar muito bem... percebe-se que existem peças com história e que não segues uma "linha" mas consegues imprimir o teu gosto de forma inteligente sem grandes limitações.
    O vitral, podes ocultá-lo com uma cortina ou uma "japonesa", um painel, e em última análise podes sempre mandar substituir o dito por um vidro fosco por exemplo.

    ResponderEliminar
  4. Parabens !!! tens uma sala linda , tão acolhedora..adorei..bjs

    ResponderEliminar
  5. Maria João, já tentei limpar, mas a cor é muito velha e já não sai. Cobrir também não, senão fica uma mistura feia... e eu consigo fazer uma coisa melhor ;)

    Anónimo, Ciao Carla, mia cara!
    Sarai mio ospite fedele della Sardegna?

    Grazie per il tuo commento. Baci e sempre ritorna!

    Rita, obrigada pela tua sugestão, já pensei nisso também. Só que as medidas não coincidem e os tijolos de vidro não se podem cortar...

    Bricolar, obrigada, de facto, limito-me a decorar com objectos que gosto. Depois penso que tudo se funde num todo.
    Não queria cobrir com nada, porque tira-me a luminisidade para a escada. Já pensei pôr só um vidro (há tantos géneros), ou até, fazer outro vitral. Só que queria algo especial ;)

    Eu, obrigada, eu também gosto muito dela hehe!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito de sua sala, de muito bom gosto.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá Carla,

    Muito bonita a tua sala. Gostei dos pormenores das letras, do móvel branco, das cadeiras em verga misturadas com o preto. Tens muito gosto, sim senhora!

    A minha ainda não está acabada, porque está sempre em renovação...:))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. libelinha, os sofás parecem pretos, mas são castanhos. Se fosse hoje trazia do Ikea outro modelo e não aquele.
    O móvel branco era pinho mel (da cor das cadeiras de verga). Estava muito desactualizado (tem mais de 20 anos) e nós íamos deitá-lo fora. Depois convenci o meu marido a pintá-lo de branco (casca de ovo), e o resultado é aquele. Já não chegámos a gastar dinheiro hehe.
    E ainda tinha um terceiro módulo, que eu removi há uns anos, para servir de roupeiro no quarto do meu filho. Pintei-o de cores garridas e ainda serve o mesmo propósito. Isto é o que se chama literalmente: Reciclar (e poupar!).

    ResponderEliminar
  9. Olá Carla!

    A tua sala é linda!!! Tu tens cá um jeitinho para a decoração.:)

    A minha sala ainda não está toda mobiliada, falta a parte de jantar - vai-se comprando aos poucos.
    Gostaria de ter alguém como tu que me ajudasse na decoração é que simplesmente adoro tudo na tua sala.

    Parabéns!

    As fotos estão todas muito bem tiradas mas a primeira é digna de uma revista de decoração - está perfeita.:)

    Até nisso eu sou "má" ou a máquina porque raramente consigo tirar uma foto que fique bem, como se vê na minha Casinha, enfim...

    Quanto ao vitral visto das fotos até que não é mau de todo, talvez possas optar por colocar aquele tijolo de vidro ou então outro vitral mas a preto-e-branco já vi em algumas casas e ficam muito bem. (No Natal colocam luzes e fica um espectáculo)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  10. Formiguinha, minha querida, obrigada pelas tuas palavras!
    Em relação á sala, já há tanto tempo que tenho a fotografia do cabeçalho, e não me ocorreu mostrar o resto... Acho que era o diabo do vitral que eu não queria mostrar hihi, garanto-te: é muito mais feio do que parece :) Estou a pensar ainda na melhor alternativa. Um vitral «como deve ser» feito por mim, seria o meu orgulho.

    Quanto às fotografias, obrigada pelo elogio, reparaste no meu esforço e eu fico toda babada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Amiga a tua sala é linda linda linda com cada promenor mais lindo que o outro.parabens.
    olha tenho um selo no meu blog para ti se quizeres claro. beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Olá, Carla. A tua sala é muito bonita. Imagino-a perfeitamente como sendo a minha sala. Por isso encara as minhas palavras como um rasgado elogio. Gosto muito do facto de conjugares diferentes estilos e diferentes móveis.Essa intecionalidade que imprimes às coisas torna-as mais bonitas e realçadas. Porque quando é tudo igual não há peça que acabe por se destacar no meio de outras iguais. Os meus sinceros parabéns.
    Em relação ao teu vitral, ele de facto não deve nada à beleza. A minha sugestão passaria por trocá-lo por outro mais ao teu gosto. Porque não mandares fazer numa vidraceira um vidro temperado e fosco e depois pintares em casa? Seria um desafio e tanto. Ou então mais simples, pôr uma janela aos quadrados, que vai buscar tanto de antigo, como de moderno. E caso não quisesses em madeira, há hoje em dia excelentes réplicas noutros materiais.
    Outra sugestão seriam os tais tijolos de vidro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Carla,
    Mas olha que ninguém diz que era pinho mel. Está perfeito! Pois... Tenho tanta coisa a fazer e reciclar que nem sei por onde começar! E a mesa que encontraste? Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá.
    Gostei da tua sala,eu tb tinha um vitral horroroso ainda com mais cores q o teu e era na vertical.Optei por fazer o q se falou aqui...pus tijolos brancos foscos,fiquei com mais claridade dentro de casa e mais bonito.
    beijos pituxasilva

    ResponderEliminar
  15. Independentemente do vitral, a tua sala está muito gira. Quem me dera ter o teu talento para a decoração!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Carla...o vitral não é assim tão feio!!

    Se tu não falasses mal dele, eu até dizia que era engraçado, mas ok..não gostas e acabou...

    Já te deram tantas soluções... agora é só escolher :)

    Bj e vou ficar á espera da solução !

    ResponderEliminar
  17. Eu já conheço a sala eo vitral, eheheh.
    Realmente não deve mesmo nada à beleza e a minha faria um iagualzinho.

    Dizias que te inspiravas comigo, agora sou eu que me inspiro contigo!

    Um vidro fosco seria a minha opção, com uma moldura diferente (tenho a certeza que o meu sogro a faria na perfeição), não gosto de vitrais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que sala tão linda e tão bem arrumada! Eu nunca consigo que a minha esteja assim, também com 3 homens em casa!!!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Casa Encantada, as aparências iludem... a parte central não está má de todo, mas aquela moldura ás cores, parece que foi feita por um miúdo.

    Silva, na verdade, a sala não está sempre impecável hihi. Mas eu não ia fotografar a minha sala com a mesa cheia de Bakugans e de peças dos Bionicle pelo chão ;)
    Tento mantê-la assim, mas também tenho que entender que numa casa com dois filhos não pode estar tudo perfeito e ao mesmo tempo né?

    Obrigada pelos vossos comentários.
    Os meus neurónios (o Tico e o Teco) já estão a trabalhar :)

    ResponderEliminar
  20. Olá Carla, sua sala é muito linda! Parece de revista! Revela toda delicadeza e carinho que vc tem dentro de si e que reflete no cuidado com sua família e seu lar. Parabéns. Gostei muito do piso da sala, é muito convidativo para deitar e relaxar, ainda mais no calor que faz aqui no Rio de Janeiro rsrs!
    bjs e parabéns pela linda casa que tens!

    ResponderEliminar
  21. Si si, sono io che ti seguo dalla Sardegna.... ti auguro una serena giornata e.... a presto. Carla.

    ResponderEliminar
  22. É sempre bom vir a este cantinho. Que tal se colocares um vidro daqueles como se diz...não sei..baço e normal, com desenhos a teu gosto, nas vidraceiras há. eu sei o que quero dizer mas não sei explicar..lol (não percebeste nada..lol).

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  23. Fernanda, obrigada! E acredito que este chão é muito mais confortável num país de quente do que em Portugal quando está Inverno :)

    Carla, ;)

    Pinta Roxa, obrigada pelo teu comentário (é o 1º não é?).
    Haha, eu acho que até sei do que falas, tipo vidro translúcido e vidro fosco, em que um dos dois produz um desenho? Deve é ser caaaro €€!
    Era isso que querias dizer não era? Lol
    Beijinho e volta sempre

    ResponderEliminar
  24. Olá,

    é a 1ª vez que visito o "Arte & Manha", e gostei do que vi e li, por isso vou ficar seguidora :)

    Quanto ao vitral, já aqui foram dadas muitas dicas, por isso não vou dizer nada de novo...
    Reparei que o dito cujo dá, de um lado para a sala e do outro para a escada...Olhando para ele do lado da sala, sem dúvida que pintava a moldura de banco (casca d'ovo)e o vidro, esse não sei...talvez substituísse por um vidro martelado (tapa a visibilidade mas não a luz).

    bjs
    e boas energias!!

    ResponderEliminar
  25. Rosa Araújo, obrigada pelo teu comentário e bem vinda!
    Obrigada pela tua sugestão, de facto, as madeiras já estavam todas pintadas desta cor quando viemos morar cá. Temos imensa coisa que fazer ainda nesta casa, o vitral foi sendo adiado por falta de consenso de ideias.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. boa noite. parabéns! fiquei fã deste blog! a sala é linda demais, a mistura de vários tons de madeira, conjugada com o resto da decoração ficou simplesmente linda! beijinhos e mais uma vez paraéns!
    ideiascomsabores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Susana Qlmeidamarço 01, 2011

    Boa tarde!
    Carla,
    Sou uma recente seguidora do teu blog.
    Estou a fazer comentário neste post, por causa da mesa de cabeceira que tens como mesa de apoio ao lado do sofá.
    Acontece que a minha sogra tem lá duas quase idênticas a essa, mas estão no canto de ir para o lixo... Eu queria aproveita-las para fazer de mesa de cabeceira para meu quarto, mas queria lixar e pintar, mas não sei como o material vai reagir, gostava de dar um toque moderno, se possível gostaria daquele acabamento em lacado a alto brilho, mas ser feito caseiramente. Podias-me dar uma ajudinha? :)
    Eu tenho foto e gostava de enviar, mas não vejo o email para te poder enviar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Ideias com sabores, obrigada! Esta sala é realmente um pouco eclética :)

    ResponderEliminar
  29. Carla ,e eu que ainda não tinha visto a tua sala ,é tão acolhedora e tem o teu cunho pessoal.Está muito giro (Sintra com essa lareira acesa lindo)lol
    bjs
    Gosto mt do teu blog,
    Já sabes quando quiseres faz uma visitinha á casinha do Funchal
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  30. Olá Lulu!
    Fiz este post há bastante tempo... A maioria dos objectos foi alterada. Se quiseres ver umas imagens mais actualizadas espreita a página "A nossa Casa" ou a sugestão feita no final do post com o título "Sim, eu também já me candidatei ao Querido Mudei a Casa".

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig