domingo, 31 de outubro de 2010

Limpeza de metais

Tenho andado a ver que produtos existem no mercado para limpar pratas e outros metais.
Na Leroy Merlin encontrei quase um produto para cada tipo de metal, enquanto na drogaria me venderam um já bem antigo, feito em Portugal, e que toda a gente se lembra de ver nas casas das nossas mães: Limpa Metais Coração. 
Promete limpar os metais em geral, mas já me disseram que não é o melhor para as pratas.


Resolvi experimentar num castiçal de latão, e descobri que é mais simples do que eu julgava de início (mas convém calçar umas luvas, porque vai fazer porcaria...).
Depois de polido com um pano macio embebido em produto e lavado com um pouco de água e detergente da loiça, seca-se e fica assim:


Nunca tinha reparado que já estavam tão feios.
Em seguida limpei o outro e agora já não me fazem passar vergonhas.


13 comentários

  1. Olá :) para as pratas não há melhor do que pasta de dentes... Unta-se bem a peça, deixa-se actuar uns momentos e depois limpa-se debaixo de água corrente e seca-se bem. Ficam a brilhar!

    ResponderEliminar
  2. Olá Sabi, não sabia dessa, senão experimentava primeiro antes de comprar um limpa pratas específico...

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se passa por água. Depois de passar pelo líquido e deixar actuar uns minutos, deve usar jornal e esfregar bem, como se fosse um pano. Vai ver a diferença. Se pesquisar vai ver que era assim que se usava o limpa metais e pratas Coração. Mesmo, mesmo à moda antiga e durava imenso.

      Eliminar
  3. Esta da pasta de dentes também não sabia.
    Essa latinha já conhecia porque a minha mãe era assim que limpava os dela.

    Beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Também ia dizer pasta dos dentes.

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla! Como posso comprar este produto pela internet? Ele está facilmente disponível em lojas de importados no interior do Brasil? Grata! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal podemos encontrar este produto nas chamadas drogarias, lojas de ferragens, armazéns de bricolage. Penso que no Brasil também encontrará no mesmo tipo de comércio.

      Eliminar
  6. Há um produto da mesma marca específico para pratas. POderá ver mais informação aqui: http://www.loja.avidaportuguesa.com/pt/catalogo/vidaportuguesa/drogaria/limpa-pratas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, não conhecia! Para as pratas uso um produto específico que comprei na Leroy Merlin, e já mostrei os resultados em posts como o aproveitamento de bugigangas de metal para usar como vasinhos de suculentas.

      Eliminar
  7. Viva. Muito Obrigado pela dica. Mas aproveito para informar que fui propositadamente ao "Leroy Merlin" à procura, perguntei a vários funcionários se vendiam este produto, mostrando-lhe uma lata velha e vazia que consegui arranjar, até que um me disse que não vendem. para tentar numa drogaria. No entanto, encontrei este side, do próprio fabricante, que vende directamente ao publico, e não é caro: http://solarinecoracao.com/pt/3-limpa-metais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Leroy Merlin não vende de facto este produto, mas pode-se encontrar em todas as drogarias e lojas de ferragens no comércio tradicional, que muitas vezes já é um pouco difícil de encontrar perto de nós...

      Eliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig